14327
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Reprodução nos animais vertebrados e sua relação com a conquista do ambiente terrestre

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre as características que permitiram a reprodução dos animais vertebrados no ambiente terrestre.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que está contemplada em sua totalidade ao longo da sequência de aulas da unidade, logo esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_06VE01 e CIE8_06VE02.

Materiais necessários para a aula: Computador e projetor (data show), se disponíveis em sua escola ou imagens para a etapa “Contexto”, cartões dos animais para a etapa “Mão na massa”, materiais diversos para confecção de lapbook (folha sulfite, papel cartão, papéis coloridos, post-its, canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte etc.), imagens ilustrativas diversas dos animais escolhidos para que os alunos construam o lapbook, caderno/bloco de papel e lápis/caneta, materiais para pesquisa (acesso à internet, livros e revistas sobre o assunto abordado na aula) e papelão ou cartolina 40 quilos para a etapa “Sistematização”, previamente preparado no formato de lapbook.

Para a etapa “Mão na massa” você poderá levar um modelo de lapbook para ilustrar aos alunos ou compartilhar sugestões como as destes vídeos, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM e https://www.youtube.com/watch?v=W5nm69FWgj4 (estão em inglês e espanhol, mas são bem ilustrativos).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem as características que auxiliam os animais a se manterem no ambiente terrestre, enfatizando as características reprodutivas. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos três imagens de animais em seus habitats e peça que analisem as suas principais características. Em seguida você começará a fazer questionamentos para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos. Seguem abaixo algumas sugestões:

  • É possível encontrar semelhanças nestes animais? Quais?
  • Quais características corporais (externas ou internas) diferenciam estes animais?
  • É possível que estas características estejam relacionadas ao habitat em que estes animais se encontram?
  • O nicho ecológico (condições ambientais, recursos e interações que permitem a sobrevivência de uma espécie) desses animais também se altera em relação à cada um dos ambientes?
  • Com relação ao ciclo de vida, é possível identificar diferenças? Quais?

Materiais necessários: Se necessário, imagens impressas de diferentes animais vertebrados em diferentes habitats ou computador e projetor (data show).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de materiais complementares referentes ao conteúdo abordado e a metodologia utilizada para ampliar o seu conhecimento:

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

A - Sugestão de tempo para esse momento: 20 minutos. Você apresentará aos alunos 7 cartões com representantes de animais vertebrados, de forma que possibilite no mínimo dois exemplos para cada diferente ciclo de vida:

  • Animais com ciclo de vida exclusivamente aquático (exemplos de peixes);
  • Animais com ciclo de vida dividido em duas fases: aquática e terrestre (exemplos de anfíbios) – transição para a vida terrestre;
  • Animais com ciclo de vida exclusivamente terrestre (exemplos de répteis, aves e mamíferos).

Disponibilizamos um material complementar com sugestões de https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V8TV8twdwsVWW6EHcVjBJYkCPswYhY4vWVVDFT897ysqz8nUYZXad3v65kSN/cie8-06ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf das seguintes espécies: Peixe Dourado, Arraia de água doce, Perereca medusa, Salamandra-de-fogo, Serpente Jararaca, Arara Vermelha e Onça Pintada.

Atenção: Você poderá aumentar a quantidade ou trocar os animais sugeridos dependendo da turma e caso tenha um tempo maior disponível.

Com a turma dividida em grupos os cartões serão sorteados. Os alunos, por sua vez terão que pesquisar as principais característica deste animal e montar um lapbook dele. É importante que o professor auxilie com os principais tópicos que este lapbook deverá conter: Reprodução; Nicho ecológico (condições ambientais, recursos e interações que permitem a sobrevivência de uma espécie); Habitat; Curiosidades.

Você poderá levar um modelo de lapbook para ilustrar aos alunos ou compartilhar sugestões como as deste vídeo, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM (está em inglês, mas é bem ilustrativo).

B - Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Cada grupo deverá compartilhar seu lapbook com os demais alunos e fazer o registro das principais informações em seu caderno. Ao final, você deverá debater com os alunos alguns pontos da pesquisa, como:

  • Quais características diferenciam e permitem a sobrevivência de algumas espécies no ambiente terrestre? E quais não permitem? Por quê? (Nesse momento, você poderá listar todas elas no quadro)
  • Por que as mudanças reprodutivas foram tão importantes para a conquista do ambiente terrestre pelos animais? (Nesse momento espera-se que os alunos listem pontos específicos na forma reprodutiva desses grupos de animais que desvincularam-se da presença obrigatória da água, como: fecundação externa para uma fecundação interna; a mudança na formação de ovos – passando a ter uma casca resistente à perda de água; surgimento do desenvolvimento embrionário no interior do corpo da fêmea – animais vivíparos)

Materiais necessários: Cartões impressos dos animais, materiais diversos para confecção do lapbook (folha sulfite, papel cartão, papéis coloridos, post-its, canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte…), imagens ilustrativas diversas dos animais escolhidos para que os alunos construam o lapbook, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para pesquisa (acesso à internet, livros e revistas sobre o assunto abordado na aula).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a ajuda de todos, você irá montar um grande lapbook coletivo (de preferência esse material deverá ser confeccionado em papelão ou cartolina 40 quilos). Com uma base de lapbook pré dividida em três partes, relacionadas ao habitat (aquático, transição e terrestre) os alunos serão convidados a colar os cartões entregues aos grupos no início da aula na parte correspondente a característica do animal. Enquanto colam, cada grupo poderá justificar os motivos de suas escolhas.

Ao final, os alunos deverão debater sobre a posição desses animais no lapbook coletivo e alunos voluntários deverão escrever as características reprodutivas que evidencia a conquista do ambiente terrestre por parte de alguns indivíduos exemplificados na aula. Depois, todos os alunos deverão registrar essas características no caderno e todos os lapbooks poderão ficar expostos na sala de aula para possíveis consultas posteriores.

(Atenção: dependendo do contexto de sua turma, este momento pode necessitar de mais tempo, então recomenda-se utilizar mais de uma aula.)

Materiais necessários: Cartões dos animais da etapa “Mão na massa”, materiais diversos para confecção do lapbook coletivo, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e papelão ou cartolina 40 quilos previamente preparado no formato de lapbook.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que está contemplada em sua totalidade ao longo da sequência de aulas da unidade, logo esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_06VE01 e CIE8_06VE02.

Materiais necessários para a aula: Computador e projetor (data show), se disponíveis em sua escola ou imagens para a etapa “Contexto”, cartões dos animais para a etapa “Mão na massa”, materiais diversos para confecção de lapbook (folha sulfite, papel cartão, papéis coloridos, post-its, canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte etc.), imagens ilustrativas diversas dos animais escolhidos para que os alunos construam o lapbook, caderno/bloco de papel e lápis/caneta, materiais para pesquisa (acesso à internet, livros e revistas sobre o assunto abordado na aula) e papelão ou cartolina 40 quilos para a etapa “Sistematização”, previamente preparado no formato de lapbook.

Para a etapa “Mão na massa” você poderá levar um modelo de lapbook para ilustrar aos alunos ou compartilhar sugestões como as destes vídeos, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM e https://www.youtube.com/watch?v=W5nm69FWgj4 (estão em inglês e espanhol, mas são bem ilustrativos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem as características que auxiliam os animais a se manterem no ambiente terrestre, enfatizando as características reprodutivas. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos três imagens de animais em seus habitats e peça que analisem as suas principais características. Em seguida você começará a fazer questionamentos para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos. Seguem abaixo algumas sugestões:

  • É possível encontrar semelhanças nestes animais? Quais?
  • Quais características corporais (externas ou internas) diferenciam estes animais?
  • É possível que estas características estejam relacionadas ao habitat em que estes animais se encontram?
  • O nicho ecológico (condições ambientais, recursos e interações que permitem a sobrevivência de uma espécie) desses animais também se altera em relação à cada um dos ambientes?
  • Com relação ao ciclo de vida, é possível identificar diferenças? Quais?

Materiais necessários: Se necessário, imagens impressas de diferentes animais vertebrados em diferentes habitats ou computador e projetor (data show).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de materiais complementares referentes ao conteúdo abordado e a metodologia utilizada para ampliar o seu conhecimento:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

A - Sugestão de tempo para esse momento: 20 minutos. Você apresentará aos alunos 7 cartões com representantes de animais vertebrados, de forma que possibilite no mínimo dois exemplos para cada diferente ciclo de vida:

  • Animais com ciclo de vida exclusivamente aquático (exemplos de peixes);
  • Animais com ciclo de vida dividido em duas fases: aquática e terrestre (exemplos de anfíbios) – transição para a vida terrestre;
  • Animais com ciclo de vida exclusivamente terrestre (exemplos de répteis, aves e mamíferos).

Disponibilizamos um material complementar com sugestões de https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V8TV8twdwsVWW6EHcVjBJYkCPswYhY4vWVVDFT897ysqz8nUYZXad3v65kSN/cie8-06ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf das seguintes espécies: Peixe Dourado, Arraia de água doce, Perereca medusa, Salamandra-de-fogo, Serpente Jararaca, Arara Vermelha e Onça Pintada.

Atenção: Você poderá aumentar a quantidade ou trocar os animais sugeridos dependendo da turma e caso tenha um tempo maior disponível.

Com a turma dividida em grupos os cartões serão sorteados. Os alunos, por sua vez terão que pesquisar as principais característica deste animal e montar um lapbook dele. É importante que o professor auxilie com os principais tópicos que este lapbook deverá conter: Reprodução; Nicho ecológico (condições ambientais, recursos e interações que permitem a sobrevivência de uma espécie); Habitat; Curiosidades.

Você poderá levar um modelo de lapbook para ilustrar aos alunos ou compartilhar sugestões como as deste vídeo, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM (está em inglês, mas é bem ilustrativo).

B - Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Cada grupo deverá compartilhar seu lapbook com os demais alunos e fazer o registro das principais informações em seu caderno. Ao final, você deverá debater com os alunos alguns pontos da pesquisa, como:

  • Quais características diferenciam e permitem a sobrevivência de algumas espécies no ambiente terrestre? E quais não permitem? Por quê? (Nesse momento, você poderá listar todas elas no quadro)
  • Por que as mudanças reprodutivas foram tão importantes para a conquista do ambiente terrestre pelos animais? (Nesse momento espera-se que os alunos listem pontos específicos na forma reprodutiva desses grupos de animais que desvincularam-se da presença obrigatória da água, como: fecundação externa para uma fecundação interna; a mudança na formação de ovos – passando a ter uma casca resistente à perda de água; surgimento do desenvolvimento embrionário no interior do corpo da fêmea – animais vivíparos)

Materiais necessários: Cartões impressos dos animais, materiais diversos para confecção do lapbook (folha sulfite, papel cartão, papéis coloridos, post-its, canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte…), imagens ilustrativas diversas dos animais escolhidos para que os alunos construam o lapbook, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para pesquisa (acesso à internet, livros e revistas sobre o assunto abordado na aula).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a ajuda de todos, você irá montar um grande lapbook coletivo (de preferência esse material deverá ser confeccionado em papelão ou cartolina 40 quilos). Com uma base de lapbook pré dividida em três partes, relacionadas ao habitat (aquático, transição e terrestre) os alunos serão convidados a colar os cartões entregues aos grupos no início da aula na parte correspondente a característica do animal. Enquanto colam, cada grupo poderá justificar os motivos de suas escolhas.

Ao final, os alunos deverão debater sobre a posição desses animais no lapbook coletivo e alunos voluntários deverão escrever as características reprodutivas que evidencia a conquista do ambiente terrestre por parte de alguns indivíduos exemplificados na aula. Depois, todos os alunos deverão registrar essas características no caderno e todos os lapbooks poderão ficar expostos na sala de aula para possíveis consultas posteriores.

(Atenção: dependendo do contexto de sua turma, este momento pode necessitar de mais tempo, então recomenda-se utilizar mais de uma aula.)

Materiais necessários: Cartões dos animais da etapa “Mão na massa”, materiais diversos para confecção do lapbook coletivo, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e papelão ou cartolina 40 quilos previamente preparado no formato de lapbook.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano