Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não será contemplada em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após a aula CIE8_06VE01 e CIE8_06VE02. Outros planos que abordam alguns assuntos importantes para esta aula: CIE9_09VE04 e CIE9_09VE05 (sobre mitose) e CIE9_09VE06 (sobre meiose).
Materiais necessários para a aula: Texto impresso para o “Contexto” (se necessário), acesso à internet, livros didáticos para pesquisas, figuras do ciclo reprodutivo dos quatro grupos de plantas, árvores filogenéticas impressas, caderno/bloco de papel e lápis/caneta.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem as principais características dos grupos existentes no Reino das Plantas, enfatizando a forma reprodutiva de cada um e como este fator está relacionado à evolução do reino. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia junto com os alunos uma adaptação do primeiro parágrafo da página 5 do material de estudo do Laboratório de Estudos de Plantas sob Estresse e Neurofisiologia Vegetal (LEPSE) da Esalq - USP (disponível em: http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/Evolu--o-das-plantas-o-come-o-de-tudo--parte-1.pdf).
Diante disto, você estimulará a participação dos alunos através de questionamentos como:
- Você conseguiria identificar qual substância, fundamental para todo ser vivo, influenciou nas modificações? O que levou você a citar esta substância?
- Você já viu ou tocou em alguma alga? Qual é o seu aspecto? Você acha que essa alga sobreviveria fora da água? Justifique.
- O texto cita que as plantas passaram por profundas mudanças vegetativas e reprodutivas. Compare o que você conhece das algas e das plantas e cite uma diferença que você consegue identificar.
- Reconhece a importância dessas modificações citadas no texto para o Reino das Plantas? Qual?
Espera-se que os alunos percebam como a água foi um fator importante na evolução das plantas e por consequência em sua conquista do ambiente terrestre. Permitindo mudanças vegetativas desses seres, como uma resistência anatômica maior a ambientes secos; e o surgimento de estruturas reprodutivas que permitem a dispersão da espécie sem a presença direta da água (ex: sementes, esporos etc). Sinta-se à vontade para direcionar seus alunos caso ache necessário, mas tenha cuidado para não responder por eles. Valorize a fala dos alunos e seus argumentos.
Materiais necessários: Texto impresso, se necessário.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Sugestões de leituras complementares referentes ao conteúdo abordado e a metodologia que foi usada de inspiração para a etapa “Mão na massa”:
Mão na massa
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações: A atividade deverá ser organizada em algumas fases:
A - Formação dos grupos-base – Sugestão de tempo para esse momento: 12 minutos. Divida a turma em grupos com 4 alunos. Cada grupo terá a tarefa de pesquisar, ler e compreender as principais características do Reino das Plantas e como conquistaram o ambiente terrestre.
B - Formação dos grupos de especialistas – Sugestão de tempo para esse momento: 12 minutos. Após o tempo de pesquisas e debate dos conhecimentos gerais sobre os filos, solicite que todos os alunos que possuem o mesmo filo juntem-se para formar um novo grupo (grupo dos especialista em cada filo).
C - Retorno aos grupos-base – Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Posteriormente, cada aluno deverá retornar ao grupo-base de origem e apresentar o que aprendeu sobre seu filo e organizarem uma árvore filogenética sobre as plantas.
Os detalhes e orientações complementares para a atividade estão disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rdWb8d2HKxNVMSWqZTdbNddUDvZNxrgyyde35U6sa3rC6SXhRHahgp9GyrX3/cie8-06ve03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bm6hdDaegPBqHFMMCZBgn6mX2HHC6S6aA47D5waDxjVGxRnGtYey2Hvpvd8U/cie8-06ve03--mao-na-massa--orientacoes-ao-professor.pdfque será utilizada nesta etapa.
Materiais necessários: Acesso à internet, livro didático, imagens dos ciclos reprodutivos, árvores filogenéticas impressas, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos uma árvore filogenética do Reino das Plantas e juntos terão que identificar a posição das novidades evolutivas relacionadas à reprodução (representadas por letras maiúsculas de A a D), trabalhadas na etapa “Mão na massa” e que justificam esta ordem evolutiva dos grupos vegetais. Irão também analisar como elas estão relacionadas à conquista do ambiente terrestre e à necessidade da água para a reprodução. Todos os momentos de sistematização deverão ser realizados de maneira coletiva, logo estimule a participação dos estudantes ao longo do processo e preenchimento da árvore filogenética. Estas anotações deverão ser feitas no quadro e depois registradas por todos os estudantes, comparando-as às ideias iniciais para a questão disparadora e ao que foi construído na etapa “Mão na massa”.
Segue abaixo uma possível identificação correta dos alunos:
A - Presença de embrião
B - Predominância da fase esporofítica
C - Presença de sementes
D - Presença de flores e frutos
Para continuar o assunto em aulas posteriores, caso você tenha tempo e sinta necessidade, é possível a apresentação de dois vídeos e discussão coletiva sobre eles:
https://www.youtube.com/watch?v=gB43QSdP9SI
https://www.youtube.com/watch?v=juI-Bpcn6OI
Outra sugestão, é o debate sobre as novas formas de classificação dos seres vivos, inclusive das algas, proposta por Baldauf (2003):
http://felix.ib.usp.br/Botanica_Cotidiano.pdf (Reconhecimento dos grandes grupos de plantas - p.19)
http://faculty.virginia.edu/bio202/baldauf%203003%20deep%20roots%20of%20eukaryotes.pdf (texto original em inglês)
Materiais necessários: Imagem da árvore filogenética do Reino das Plantas, caderno/bloco de papel e lápis/caneta.