Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os alunos lerem o texto presente nos slides "Contexto" e pensarem sobre quais são os fatores que atuam na adaptação de um ser vivo. Peça para que eles reflitam sobre a questão disparadora:
- Quais aspectos das reproduções das plantas influenciaram a conquista do ambiente terrestre?
Mão na massa
Divida a turma em 4 grupos.
Grupo 1 - Briófitas
Grupo 2 - Pteridófitas
Grupo 3 - Gimonspermas
Grupo 4 - Angiospermas
Os grupos deverão pesquisar sobre os filos e montar a árvore filogenética (disponível aqui).
Depois, devem elaborar um texto expositivo informativo, com as características e as representações de cada filo
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma videoconferência pelo Google Meet. Proponha uma conversa para que os alunos percebam como a água foi um fator importante na evolução das plantas e, por consequência, na conquista delas do ambiente terrestre.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_06V&E03
(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes