Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentadas formas de transformação da energia elétrica em outras formas de energia, temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.
A aula CIE8_03ME05 constitui-se em uma continuação da CIE08_03ME04. Entretanto, o plano pode ser aplicado isoladamente, com as devidas adaptações (apenas utilizando as cartas do “jogo da energia”, disponíveis dentre os materiais do “Mão na massa” da aula anterior).
Materiais necessários para a aula: Cartas extraídas do “Jogo da energia” (apenas aquelas que apresentem aparelhos eletrônicos) e uma imagem representativa do funcionamento de uma hidrelétrica (que pode ser compartilhada com os alunos através do uso do “Google Apresentações”, ou ainda pode ser projetada na lousa através do uso de projetores ou ser disponibilizada como material impresso).
Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte os links:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, assim como os demais exemplos de energia, a energia elétrica pode se transformar em outros tipos de energia, pois ela se converte, conservando-se sob diferentes formas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A aula será iniciada com a apresentação do vídeo “De onde vem a energia elétrica?” (link: https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc), cuja imagem está disponibilizada no slide de contexto. Em seguida, leia a pergunta contida no mesmo slide: “Quantos tipos de energia você conhece?”.
O professor deverá mediar um bate-papo, utilizando o quadro para tomar nota de todos os tipos de energia citados pelos alunos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O slide contém a consagrada frase do químico francês Antoine Laurent de Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde: tudo se transforma”.
Leia a frase e, em seguida, a questão: “Como a energia elétrica pode ser transformada a outros tipos de energia?”
Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros cada. Peça para que elejam um relator para a atividade e, em seguida, entregue o material.
Durante o Mão na massa, os alunos serão separados em grupos de 5 integrantes. Em seguida, cada grupo receberá 5 cartas do “Jogo da energia”, contendo imagens de equipamentos elétricos diversos. Os grupos também devem dispor de uma imagem representativa do funcionamento de uma hidrelétrica (que pode ser compartilhada com os alunos através do uso do “Google Apresentações”, ou ainda pode ser projetada no quadro através do uso de projetores ou ainda ser disponibilizada como material impresso). Os alunos devem representar setas e incluírem (montando um diagrama) a esquematização de como as transformações ocorrem para que os equipamentos demonstrados em suas cartas possam realizar um determinado trabalho. Peça que os alunos apresentem o máximo de detalhes que conseguirem, inserindo no diagrama suas percepções inerentes ao funcionamento de cada equipamento, bem como os seus conhecimentos prévios acerca do tema.
A atividade pode ser realizada de forma online (documento editável do Google), através do uso da imagem da hidrelétrica projetada sobre o quadro ou através de material impresso.
Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem da representação esquemática da hidrelétrica, explicando que a energia potencial gravitacional armazenada devido a elevação das águas contidas em um reservatório, que converte-se em energia mecânica durante a sua queda e movimentação de uma turbina, com posterior armazenamento em um gerador, na forma de energia elétrica.
Os alunos compartilharão seus diagramas com o restante da turma, unindo todos os equipamentos e transformações de energia esquematizados em um único diagrama, cuja imagem central é a imagem representativa do funcionamento da usina hidrelétrica.
Em seguida, permita que os alunos compartilhem as informações contidas em seus diagramas, classificando os equipamentos por tipo de energia apresentado. É importante que o professor realize a mediação, pedindo que cada grupo explique (com o máximo de detalhes que conseguir) o que poderia responder à pergunta contida em cada uma das setas, partilhando, assim, seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos observados.
Obs.: Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprerreferidas, consulte os links apresentados no slide direcionado ao professor.