Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os textos do slide "Contexto". Proponha que respondam se já viram um apagão e qual a sensação que tiveram. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Além das formas convencionalmente utilizadas no país, de que outros meios poderíamos gerar energia elétrica?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Envie a imagem abaixo, via Whatsapp. Peça para eles elaborem um texto expositivo informativo sobre as outras forma de energia.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de apoio:
Globo - Apagão atinge estados do nordeste e norte (disponível aqui).
CCEE - Fontes de Energia (disponível aqui).
EPE - formas de Energia (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada toda a turma. Proponha uma conversa e comente, partindo do princípio que “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Lavoisier), que existem diversas fontes de energia, que podem ser transformadas e utilizadas para a produção de energia elétrica.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_03M&E03
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes