14324
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Gerando Energia Elétrica

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre diferentes meios de obtenção de energia elétrica

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Vieira Miranda Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentadas formas de geração de energia elétrica. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a habilidade da BNCC EF08CI03.

Materiais necessários para a aula: Será necessário que cada grupo de alunos disponha de: 4 limões, 4 moedas de 5 centavos, 4 pregos galvanizados, 5 pedaços de fio com clipes jacarés presos em suas pontas, 1 lâmpada de 1.5 V ou um led (de preferência vermelho), roteiro para a atividade prática.

Link para acessar o roteiro para a atividade prática: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1yHch1B13HMZ9OR-fOodsyRnQVHxe2-Bo

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte os links:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia elétrica pode ser gerada através da conversão de outras formas de energia.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a imagem da notícia a respeito do apagão que atingiu estados do Norte e do Nordeste (fonte: https://oglobo.globo.com/economia/apagao-atinge-estados-do-nordeste-norte-22512506). Utilize o slide para esclarecer o conceito do termo “apagão”, caso haja dúvida por parte dos alunos. Após breve conversa com os alunos a respeito do tema, permita que compartilhem suas experiências, falando acerca da duração dos apagões presenciados, eventuais prejuízos e emoções relacionadas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas em estimulá-los a pensarem sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros. Peça para que elejam um leitor para o roteiro da atividade e, em seguida, entregue o material.

Cada grupo deve dispor de: 4 limões, 4 moedas de 5 centavos, 4 pregos galvanizados, 5 pedaços de fio com clipes jacarés presos em suas pontas, 1 lâmpada de 1.5 V ou um led (de preferência vermelho), roteiro para a atividade prática.

Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, disponibilize o roteiro para execução da atividade prática.

Link para o roteiro da atividade prática: https://drive.google.com/file/d/1QX9I-e_8aKI7nhPUr8oXrik-zAod59HG/view?usp=sharing.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Apresente a imagem e solicite que um aluno faça a leitura do quadro ao lado da imagem, esclarecendo eventuais dúvidas acerca do funcionamento de uma usina hidrelétrica.

Em seguida, faça a leitura da pergunta localizada no canto esquerdo do slide, permitindo que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Enfatize que, além das formas de energias usualmente utilizadas, existem outras formas para conversão de energia em energia elétrica.

Apresente aos alunos as imagens do slide, discorrendo brevemente acerca do funcionamento de cada forma de obtenção de energia demonstrada.

Comente que, partindo do princípio que “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Lavoisier), podemos dizer que a energia está em constante transformação de uma forma para outra. A energia elétrica é o tipo de energia mais utilizada no mundo. Entretanto, várias formas de energia podem gerar energia elétrica, além da energia potencial gravitacional acumulada pela água no interior dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Como podemos transformar outras fontes de energia a fim de obtermos energia elétrica?

A estrela mais pertinho da terra emite energia na forma de fótons que provêm da fissão nuclear de elementos químicos solares. Tal energia pode ser capturada através de painéis fotovoltaicos que a converte em uma corrente elétrica contínua. Desta forma, dizemos que a energia solar pode gerar energia elétrica.

A energia geotérmica (ou geotermal) é a energia proveniente do calor do solo: As usinas utilizam a energia calorífica para fazer girar as turbinas elétricas e produzir eletricidade. A energia maremotriz, por sua vez, é proveniente dos oceanos, e para ser transformada em energia elétrica, baseia-se no mesmo princípio da geotermal: usar a força da gravidade para fazer girar turbinas elétricas.

Assim como nas hidrelétricas, a energia eólica utiliza-se da força do vento (energia mecânica) para fazer girar uma turbina, que gera electricidade.

Retome o modelo produzido durante a atividade prática da etapa denominada “Mão na massa”, destacando que trata-se de uma forma de conversão de energia química em energia elétrica (no caso do experimento, uma reação de oxirredução). O mesmo processo acontece com a geração de energia elétrica a partir de biomassa (reação de combustão).

Espera-se que, através da atividade, os alunos possam ter compreendido que há diversas fontes de energia, podendo essas serem transformadas e utilizadas para a produção de energia elétrica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentadas formas de geração de energia elétrica. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a habilidade da BNCC EF08CI03.

Materiais necessários para a aula: Será necessário que cada grupo de alunos disponha de: 4 limões, 4 moedas de 5 centavos, 4 pregos galvanizados, 5 pedaços de fio com clipes jacarés presos em suas pontas, 1 lâmpada de 1.5 V ou um led (de preferência vermelho), roteiro para a atividade prática.

Link para acessar o roteiro para a atividade prática: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1yHch1B13HMZ9OR-fOodsyRnQVHxe2-Bo

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte os links:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia elétrica pode ser gerada através da conversão de outras formas de energia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a imagem da notícia a respeito do apagão que atingiu estados do Norte e do Nordeste (fonte: https://oglobo.globo.com/economia/apagao-atinge-estados-do-nordeste-norte-22512506). Utilize o slide para esclarecer o conceito do termo “apagão”, caso haja dúvida por parte dos alunos. Após breve conversa com os alunos a respeito do tema, permita que compartilhem suas experiências, falando acerca da duração dos apagões presenciados, eventuais prejuízos e emoções relacionadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas em estimulá-los a pensarem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros. Peça para que elejam um leitor para o roteiro da atividade e, em seguida, entregue o material.

Cada grupo deve dispor de: 4 limões, 4 moedas de 5 centavos, 4 pregos galvanizados, 5 pedaços de fio com clipes jacarés presos em suas pontas, 1 lâmpada de 1.5 V ou um led (de preferência vermelho), roteiro para a atividade prática.

Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, disponibilize o roteiro para execução da atividade prática.

Link para o roteiro da atividade prática: https://drive.google.com/file/d/1QX9I-e_8aKI7nhPUr8oXrik-zAod59HG/view?usp=sharing.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Apresente a imagem e solicite que um aluno faça a leitura do quadro ao lado da imagem, esclarecendo eventuais dúvidas acerca do funcionamento de uma usina hidrelétrica.

Em seguida, faça a leitura da pergunta localizada no canto esquerdo do slide, permitindo que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Enfatize que, além das formas de energias usualmente utilizadas, existem outras formas para conversão de energia em energia elétrica.

Apresente aos alunos as imagens do slide, discorrendo brevemente acerca do funcionamento de cada forma de obtenção de energia demonstrada.

Comente que, partindo do princípio que “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Lavoisier), podemos dizer que a energia está em constante transformação de uma forma para outra. A energia elétrica é o tipo de energia mais utilizada no mundo. Entretanto, várias formas de energia podem gerar energia elétrica, além da energia potencial gravitacional acumulada pela água no interior dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Como podemos transformar outras fontes de energia a fim de obtermos energia elétrica?

A estrela mais pertinho da terra emite energia na forma de fótons que provêm da fissão nuclear de elementos químicos solares. Tal energia pode ser capturada através de painéis fotovoltaicos que a converte em uma corrente elétrica contínua. Desta forma, dizemos que a energia solar pode gerar energia elétrica.

A energia geotérmica (ou geotermal) é a energia proveniente do calor do solo: As usinas utilizam a energia calorífica para fazer girar as turbinas elétricas e produzir eletricidade. A energia maremotriz, por sua vez, é proveniente dos oceanos, e para ser transformada em energia elétrica, baseia-se no mesmo princípio da geotermal: usar a força da gravidade para fazer girar turbinas elétricas.

Assim como nas hidrelétricas, a energia eólica utiliza-se da força do vento (energia mecânica) para fazer girar uma turbina, que gera electricidade.

Retome o modelo produzido durante a atividade prática da etapa denominada “Mão na massa”, destacando que trata-se de uma forma de conversão de energia química em energia elétrica (no caso do experimento, uma reação de oxirredução). O mesmo processo acontece com a geração de energia elétrica a partir de biomassa (reação de combustão).

Espera-se que, através da atividade, os alunos possam ter compreendido que há diversas fontes de energia, podendo essas serem transformadas e utilizadas para a produção de energia elétrica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano