Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE7_15TU01 e CIE7_15TU02.
Materiais necessários para a aula: itens de papelaria diversos (papel branco e colorido A4 ou similar, cartolina, papelão, papel Kraft, E.V.A, etc.), materiais diversos para desenho (grafite, lápis de cor, lápis cera, caneta hidrocor etc.), tesoura, cola, gel de cabelo, massa de modelar ou massa maleável similar (conhecida como geleca ou slime) e materiais reutilizáveis para a confecção de maquetes.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente o título e as imagens do slide aos alunos. Pergunte se eles conseguem identificar o que é mostrado nas imagens e se conhecem lugares onde podemos encontrar esses tipos de situações. As imagens apresentadas são de destroços de uma cidade após um evento sísmico, uma cadeia de montanhas, ilhas vulcânicas e um vulcão em erupção. Explique que essas imagens são exemplos de como o movimento das placas tectônicas gera interferências sobre a superfície do planeta. Explique também que algumas dessas interferências ocorrem de forma rápida e são facilmente percebidas (vulcões e terremotos, por exemplo), enquanto outras não são fáceis de perceber, pois duram bastante tempo (formação de ilhas vulcânicas e cadeias de montanhas, por exemplo). Essa etapa inicial serve como base para a atividade que será desenvolvida na etapa “Mão na massa” desse plano de aula. Explique aos alunos a dificuldade que ainda existe em presenciar de maneira detalhada os fenômenos que ocorrem no interior da Terra e o quanto é necessário criar representações de todos eles.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Explique aos alunos que eles irão desenvolver a atividade em grupos e que cada grupo será responsável por representar algum tipo de ação que o movimento das placas tectônicas causa sobre a superfície da Terra através da construção de modelos (maquetes). Organize a turma em quatro grupos ou em uma quantidade múltipla de quatro, de acordo com o perfil da turma. Entregue os objetivos de cada grupo. Eles devem ser impressos antes da realização da aula e podem ser acessados a partir do seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5eAs4t97PQT88byNwHA5MEjC4hScPhbE4YWpvP55ZgKNJdkbMxNHwgbBJrW/cie7-15tu03--atividade-para-impressao-objetivos.pdf
Busque organizar os grupos e explicar o funcionamento da atividade em até 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 20 minutos para fazer a leitura dos objetivos e confeccionar os modelos. Mantenha os alunos informados sobre o tempo restante e sempre se mostre disponível para orientações sobre questões conceituais ou sobre a construção dos modelos. Tente disponibilizar o máximo de materiais diferentes possíveis, para que os alunos tenham liberdade de desenvolver suas habilidades criativas. Exemplos de materiais que podem ser utilizados: itens de papelaria diversos (papel branco e colorido A4 ou similar, cartolina, papelão, papel Kraft, E.V.A. etc.), materiais diversos para desenho (grafite, lápis de cor, lápis cera, caneta hidrocor, etc.), tesoura, cola, gel de cabelo, massa de modelar ou massa maleável similar (conhecida como geleca ou slime) e materiais reaproveitáveis.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo apresente o que produziu a partir da atividade desenvolvida. Caso tenha sido formado mais de quatro grupos, peça que grupos que receberam o mesmo objetivo apresentem em conjunto os modelos que construíram. O slide apresenta algumas perguntas que podem ser respondidas pelos grupos como base para as apresentações. É recomendável que o grupo ou os grupos responsáveis por um mesmo objetivo apresentem sua produção em até 2 minutos, pois assim haverá 3 minutos restantes após as apresentações. Após as apresentações, retome a questão disparadora da aula: pergunte aos alunos se a construção de modelos é uma forma eficiente de demonstrar a influência das placas tectônicas sobre a superfície da Terra. Por fim, complemente o que foi apresentado pelos grupos através do esquema presente no slide sobre os tipos de movimentos que as placas podem exercer. O tempo sugerido para este slide em específico é de até 12 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.
Sistematização
Orientações: Por fim, apresente o mapa da distribuição das placas tectônicas ao longo da crosta terrestre, apresentado no slide. Certifique-se que os alunos identificam o conceito de placas tectônicas após o desenvolvimento da atividade e da sistematização da aula. O tempo sugerido para este slide em específico é de até 3 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.