Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Uma https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TxZ7ZG7m6F3FXWSfHGTZ38bUhDCQjaMeDSYTdedBJjSFgtaCgXWYnhUHCkG8/cie7-14tu03-c2a0mao-na-massa--atividade-para-impressao-fichas.pdf para cada grupo.
Uma folha com a estrutura da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bP7tSpHVuGSwvx2uqW65HtRHcnWTU37XSfkJEkckVjXCpvg8N23YSJjtBQpC/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03.pdf que eles deverão criar.
O https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHMmCGNXW69Jr46tbsUAzvPyEjKDfJs6wCpvWsBUErG4wfmndr5Y7SYTGsGf/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03-1.pdf que o professor deverá seguir para a montagem da página em uma cartolina.
Maiores informações sobre terremotos podem ser encontradas no seguinte artigo: https://bit.ly/2whXM5f.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de terremotos, inclusive no Brasil, que é um país considerado "imune" ao fenômeno, e que, entretanto, apresenta atividade sísmica.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Exiba o trecho de 0 a 0:50' do vídeo "Planeta Feroz - Terremotos Discovery", disponível no link https://bit.ly/2MYsuHG. Caso não haja conexão com a internet, baixe o vídeo em casa e leve-o para a escola em pen drive. O professor, alternativamente, poderá imprimir a reportagem da Revista Veja (disponível em https://abr.ai/2pYXZrE) e ler para os alunos. Pergunte aos alunos o que eles imaginam que ocorra num tremor de terra muito forte e anote as palavras no quadro. É esperado que eles falem sobre destruição, mortes, impossibilidade de determinar com precisão o evento etc.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Peça que os alunos considerem a atividade anterior e exponham suas ideias sobre a origem dos terremotos e as consequências de sua ocorrência. Anote no quadro as hipóteses dos alunos para utilizar na etapa da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida os alunos em cinco grupos. Entregue, para cada grupo, os seguintes materiais: uma das cinco https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TxZ7ZG7m6F3FXWSfHGTZ38bUhDCQjaMeDSYTdedBJjSFgtaCgXWYnhUHCkG8/cie7-14tu03-c2a0mao-na-massa--atividade-para-impressao-fichas.pdf; uma folha com a estrutura da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bP7tSpHVuGSwvx2uqW65HtRHcnWTU37XSfkJEkckVjXCpvg8N23YSJjtBQpC/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03.pdf que eles deverão criar. Peça que os alunos leiam as fichas, prestem atenção nas palavras grifadas e discutam entre si sobre o tema. Em seguida, peça que eles criem uma notícia fictícia com base nas informações fornecidas pelas fichas. Oriente-os a não deixar faltar em seus textos as palavras grifadas nas fichas lidas. Faça a gestão do tempo para que a leitura e a construção do texto não ultrapasse 15 minutos. Nos últimos 20 minutos do Mão na massa, peça que cada grupo escolha um representante para ler a notícia criada por seu grupo e cole-a na cartolina com formato de página de jornal. Cada grupo terá 4 minutos para ler a notícia e colar na cartolina. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHMmCGNXW69Jr46tbsUAzvPyEjKDfJs6wCpvWsBUErG4wfmndr5Y7SYTGsGf/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03-1.pdf é o formato que o professor deverá seguir para a montagem da página em uma folha de papel pardo ou cartolina.
ALTERNATIVAMENTE, os professores que dispõem de internet e computadores em sua escola poderão utilizar o site www.issuu.com (em inglês). Este é um recurso interessante que cria as notícias on line (story sharing), como a página de jornal em formato impresso indicada neste plano, porém, com a possibilidade de a atividade poder ser divulgada entre os pais por meio de um link. Para criar a página basta criar um login e senha. O próprio programa cria a página, a partir de um documento do seu computador, desde que esteja no formato PDF.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Após a construção das manchetes, apresente o slide acima ou copie-o no quadro. Peça que os alunos criem um diagrama no caderno e sugira o modelo acima como ponto de partida para que eles possam "puxar" diversas setas com os conhecimentos adquiridos nesta aula. Em seguida, sorteie alguns alunos para que falem as palavras escritas em seus cadernos. Como causas, espera-se que os alunos apontem o choque e o atrito entre Placas Tectônicas, e as consequências podem ser geológicas, como incremento de montanhas ou fendas, ou então danos materiais e financeiros, como destruição de estruturas em cidades, casas, asfalto ou mortes.