Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mural virtual: Padlet.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a matéria “Apesar de problemas, SUS é referência em saúde pública, dizem especialistas” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Como a política pública do SUS impacta na saúde dos brasileiros?
Peça a eles que reflitam sobre.
Mão na massa
Organize a turma em 5 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens.
Sorteie uma região brasileira para cada grupo e envie os textos correspondentes, disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Motive-os a desenvolver um projeto social de acordo com as orientações presentes no plano.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, reserve um tempo para que os grupos possam compartilhar os projetos elaborados e siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com as reflexões sobre as políticas públicas para saúde em nosso país, e sobre a elaboração de projetos sociais.