14320
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Impacto da poluição atmosférica na saúde

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre problemas de saúde provenientes da poluição atmosférica decorrente de práticas sociais.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esse plano faz parte de uma sequência didática, correspondente ao código CIE7_09VE.

Materiais necessários para a aula: Impressão de uma cópia dos seguintes materiais:

https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ - imprimir texto completo

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37479206 - imprimir somente os 6 primeiros parágrafos

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf - imprimir as páginas 22 e 23

http://revistapesquisa.fapesp.br/1997/06/01/a-poluicao-causa-doencas-e-mata/ - imprimir tópico “os principais poluentes”

Formulário 1:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYrZjhWNhP5K6EqpduGDpRUSThvATtJq2D5P9ZZdHjpnum7dzsdwYBBzAHAZ/cie7-09ve06--mao-na-massa-g1--atividade-para-impressao.pdf

Formulário 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JGMhQzqjUuPQXXVRGn7P2GQa4AKaHMxgjNygdzKHHD2psb7XjBkv2cMfcRsN/cie7-09ve06--mao-na-massa-g2--atividade-para-impressao.pdf

Formulário 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEfGPcsa7jb22kpQTnVXdpn2BPct68uYrnAp8FgbQuCQm3SgJwfxYDbz3cgf/cie7-09ve06--mao-na-massa-g3--atividade-para-impressao.pdf

Formulário 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kbrHSCxbN4Z2caRRCrTwRQXTh7wcVHVwJFWPngUvpnES7hKJAbhpgQfnXSFy/cie7-09ve06--mao-na-massa-g4--atividade-para-impressao.pdf

  • 4 folhas de sulfite
  • 1 folha de papel pardo ou duas cartolinas

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula aos alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para contextualizar o tema, relembre com os alunos a composição atual da atmosférica. Para isso, projete (ou desenhe) o gráfico de pizza demonstrando que, basicamente, podemos dividir em 3 partes, uma que concentra aproximadamente 78%, e as outras 21% e 1% dos gases da atmosfera.

Questione se eles sabem qual o gás que compõe os 78%, os 21% e o 1% e se esses números são sempre constantes em qualquer local. É provável que eles respondam que o oxigênio seja o gás em maior concentração, ou até mesmo o gás carbônico. Ao final da discussão, revele que o gás em maior concentração é o gás nitrogênio, seguido pelo oxigênio, e que dentro do 1% existem diversos gases, incluindo o carbônico. Em geral, a porcentagem desses gases são constantes, porém, a emissão de gases poluentes podem modificar a atmosfera e, consequentemente, a saúde humana. Questione se eles sabem como esses gases podem prejudicar o ser humano e o quanto isso é significante para problemas de saúde. Deixe que levantem hipóteses e as retome no momento pertinente.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e os encaminhe para a atividade.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Divida os alunos em 4 grupos. Passe um tema para cada grupo, conforme slide. Cada grupo receberá, além de um texto, um formulário para o desenvolvimento da atividade (23 minutos):

Grupo 1: OMS - Poluição atmosférica (https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/) - imprimir texto completo

Fomulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYrZjhWNhP5K6EqpduGDpRUSThvATtJq2D5P9ZZdHjpnum7dzsdwYBBzAHAZ/cie7-09ve06--mao-na-massa-g1--atividade-para-impressao.pdf

Grupo 2: Brasil tem menos mortes por poluição do ar que outros emergentes, mas 'tendência é de piora' (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37479206) - imprimir somente os 6 primeiros parágrafos.

Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JGMhQzqjUuPQXXVRGn7P2GQa4AKaHMxgjNygdzKHHD2psb7XjBkv2cMfcRsN/cie7-09ve06--mao-na-massa-g2--atividade-para-impressao.pdf

Grupo 3: Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2015 (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf) - imprimir as páginas 22 e 23.

Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEfGPcsa7jb22kpQTnVXdpn2BPct68uYrnAp8FgbQuCQm3SgJwfxYDbz3cgf/cie7-09ve06--mao-na-massa-g3--atividade-para-impressao.pdf

Grupo 4: A poluição causa doenças e mata (http://revistapesquisa.fapesp.br/1997/06/01/a-poluicao-causa-doencas-e-mata/) - imprimir tópico “os principais poluentes”.

Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kbrHSCxbN4Z2caRRCrTwRQXTh7wcVHVwJFWPngUvpnES7hKJAbhpgQfnXSFy/cie7-09ve06--mao-na-massa-g4--atividade-para-impressao.pdf

Juntamente ao material acima, distribua uma folha de sulfite a cada grupo. Peça para que sigam a atividade descrita no formulário que receberam. A atividade comum a todos os grupos será a construção de gráficos. Para isso, peça para que escolham o tipo de gráfico que acharem mais pertinente – barra, linha ou pizza. Auxilie os alunos conforme dúvidas forem aparecendo durante a escolha dos gráficos e na sequência do formulário. Tanto o gráfico de barras, quanto o de pizza, serão adequados aos dados trabalhados. Já o de linha não, pois não temos um fator crescente, por exemplo. Direcione para que percebam essa diferença na escolha dos gráficos. Peça para que façam gráficos grandes, utilizando escalas e legendas, na folha de sulfite. Oriente para que utilizem lápis de cor para facilitar a construção dos gráficos e das legendas.

Se a sala for muito numerosa, divida em 8 grupos. Porém, oriente para que os grupos que trabalharem o mesmo tema escolha tipos de gráficos diferentes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ao final da atividade em grupos, os alunos realizarão atividade colaborativa entre os grupos (10 minutos). Para isso, disponibilize uma folha grande (pode ser um pedaço de papel pardo ou duas cartolinas unidas). Cada grupo terá uma parte do papel para utilizar, oriente para que recortem o gráfico da folha de sulfite e colem nesse papel. O texto produzido no formulário de cada grupo também deverá ser transcrito nesta folha.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após finalizada a faixa, todos os alunos deverão entrar em contato com os dados levantados pelos grupos. Para isso, deixe a faixa exposta na região frontal da sala de aula. Comece comentando os dados pesquisados. Por exemplo, enfatize que a China é um país onde há alta taxa de poluição atmosférica e que o Brasil, apesar de mais baixa, possui uma taxa preocupante. Comente sobre os principais poluentes e de onde eles são originados, como a agropecuária e a produção de energia – atividades antrópicas. Ainda, utilize os dados de São Paulo para mostrar a gravidade da poluição por veículos automotores, e enfatize que essa cidade foi escolhida por ser a mais habitada do país, com alto índice de desenvolvimento e poluição.

Aponte que as doenças citadas no gráfico estão relacionadas com as maiores taxas de mortalidade mundial, mas que o ar poluído causa diversos outros males para a saúde, como alergias, asma e dificuldade respiratória, e que os principais afetados são crianças e idosos. Para melhor aproximação dos alunos com o tema, leia com eles alguns trechos retirados de artigos de divulgação (slide).

Retome as hipóteses levantadas por eles na contextualização e questione se continuam as mesmas ou se mudaram e deixe que comentem o que aprenderam na aula. Ao final, proponha que exponham a faixa em um mural para que o restante da escola possa entrar em contato com os dados levantados por eles.

Material complementar ao professor:

Indicadores de desenvolvimento sustentável: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf

Pesquisa de informações básicas municipais: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6063.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esse plano faz parte de uma sequência didática, correspondente ao código CIE7_09VE.

Materiais necessários para a aula: Impressão de uma cópia dos seguintes materiais:

https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ - imprimir texto completo

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37479206 - imprimir somente os 6 primeiros parágrafos

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf - imprimir as páginas 22 e 23

http://revistapesquisa.fapesp.br/1997/06/01/a-poluicao-causa-doencas-e-mata/ - imprimir tópico “os principais poluentes”

Formulário 1:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYrZjhWNhP5K6EqpduGDpRUSThvATtJq2D5P9ZZdHjpnum7dzsdwYBBzAHAZ/cie7-09ve06--mao-na-massa-g1--atividade-para-impressao.pdf

Formulário 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JGMhQzqjUuPQXXVRGn7P2GQa4AKaHMxgjNygdzKHHD2psb7XjBkv2cMfcRsN/cie7-09ve06--mao-na-massa-g2--atividade-para-impressao.pdf

Formulário 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEfGPcsa7jb22kpQTnVXdpn2BPct68uYrnAp8FgbQuCQm3SgJwfxYDbz3cgf/cie7-09ve06--mao-na-massa-g3--atividade-para-impressao.pdf

Formulário 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kbrHSCxbN4Z2caRRCrTwRQXTh7wcVHVwJFWPngUvpnES7hKJAbhpgQfnXSFy/cie7-09ve06--mao-na-massa-g4--atividade-para-impressao.pdf

  • 4 folhas de sulfite
  • 1 folha de papel pardo ou duas cartolinas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para contextualizar o tema, relembre com os alunos a composição atual da atmosférica. Para isso, projete (ou desenhe) o gráfico de pizza demonstrando que, basicamente, podemos dividir em 3 partes, uma que concentra aproximadamente 78%, e as outras 21% e 1% dos gases da atmosfera.

Questione se eles sabem qual o gás que compõe os 78%, os 21% e o 1% e se esses números são sempre constantes em qualquer local. É provável que eles respondam que o oxigênio seja o gás em maior concentração, ou até mesmo o gás carbônico. Ao final da discussão, revele que o gás em maior concentração é o gás nitrogênio, seguido pelo oxigênio, e que dentro do 1% existem diversos gases, incluindo o carbônico. Em geral, a porcentagem desses gases são constantes, porém, a emissão de gases poluentes podem modificar a atmosfera e, consequentemente, a saúde humana. Questione se eles sabem como esses gases podem prejudicar o ser humano e o quanto isso é significante para problemas de saúde. Deixe que levantem hipóteses e as retome no momento pertinente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e os encaminhe para a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Divida os alunos em 4 grupos. Passe um tema para cada grupo, conforme slide. Cada grupo receberá, além de um texto, um formulário para o desenvolvimento da atividade (23 minutos):

Grupo 1: OMS - Poluição atmosférica (https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/) - imprimir texto completo

Fomulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYrZjhWNhP5K6EqpduGDpRUSThvATtJq2D5P9ZZdHjpnum7dzsdwYBBzAHAZ/cie7-09ve06--mao-na-massa-g1--atividade-para-impressao.pdf

Grupo 2: Brasil tem menos mortes por poluição do ar que outros emergentes, mas 'tendência é de piora' (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37479206) - imprimir somente os 6 primeiros parágrafos.

Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JGMhQzqjUuPQXXVRGn7P2GQa4AKaHMxgjNygdzKHHD2psb7XjBkv2cMfcRsN/cie7-09ve06--mao-na-massa-g2--atividade-para-impressao.pdf

Grupo 3: Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2015 (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf) - imprimir as páginas 22 e 23.

Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEfGPcsa7jb22kpQTnVXdpn2BPct68uYrnAp8FgbQuCQm3SgJwfxYDbz3cgf/cie7-09ve06--mao-na-massa-g3--atividade-para-impressao.pdf

Grupo 4: A poluição causa doenças e mata (http://revistapesquisa.fapesp.br/1997/06/01/a-poluicao-causa-doencas-e-mata/) - imprimir tópico “os principais poluentes”.

Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kbrHSCxbN4Z2caRRCrTwRQXTh7wcVHVwJFWPngUvpnES7hKJAbhpgQfnXSFy/cie7-09ve06--mao-na-massa-g4--atividade-para-impressao.pdf

Juntamente ao material acima, distribua uma folha de sulfite a cada grupo. Peça para que sigam a atividade descrita no formulário que receberam. A atividade comum a todos os grupos será a construção de gráficos. Para isso, peça para que escolham o tipo de gráfico que acharem mais pertinente – barra, linha ou pizza. Auxilie os alunos conforme dúvidas forem aparecendo durante a escolha dos gráficos e na sequência do formulário. Tanto o gráfico de barras, quanto o de pizza, serão adequados aos dados trabalhados. Já o de linha não, pois não temos um fator crescente, por exemplo. Direcione para que percebam essa diferença na escolha dos gráficos. Peça para que façam gráficos grandes, utilizando escalas e legendas, na folha de sulfite. Oriente para que utilizem lápis de cor para facilitar a construção dos gráficos e das legendas.

Se a sala for muito numerosa, divida em 8 grupos. Porém, oriente para que os grupos que trabalharem o mesmo tema escolha tipos de gráficos diferentes.

Slide Plano Aula

Orientações: Ao final da atividade em grupos, os alunos realizarão atividade colaborativa entre os grupos (10 minutos). Para isso, disponibilize uma folha grande (pode ser um pedaço de papel pardo ou duas cartolinas unidas). Cada grupo terá uma parte do papel para utilizar, oriente para que recortem o gráfico da folha de sulfite e colem nesse papel. O texto produzido no formulário de cada grupo também deverá ser transcrito nesta folha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após finalizada a faixa, todos os alunos deverão entrar em contato com os dados levantados pelos grupos. Para isso, deixe a faixa exposta na região frontal da sala de aula. Comece comentando os dados pesquisados. Por exemplo, enfatize que a China é um país onde há alta taxa de poluição atmosférica e que o Brasil, apesar de mais baixa, possui uma taxa preocupante. Comente sobre os principais poluentes e de onde eles são originados, como a agropecuária e a produção de energia – atividades antrópicas. Ainda, utilize os dados de São Paulo para mostrar a gravidade da poluição por veículos automotores, e enfatize que essa cidade foi escolhida por ser a mais habitada do país, com alto índice de desenvolvimento e poluição.

Aponte que as doenças citadas no gráfico estão relacionadas com as maiores taxas de mortalidade mundial, mas que o ar poluído causa diversos outros males para a saúde, como alergias, asma e dificuldade respiratória, e que os principais afetados são crianças e idosos. Para melhor aproximação dos alunos com o tema, leia com eles alguns trechos retirados de artigos de divulgação (slide).

Retome as hipóteses levantadas por eles na contextualização e questione se continuam as mesmas ou se mudaram e deixe que comentem o que aprenderam na aula. Ao final, proponha que exponham a faixa em um mural para que o restante da escola possa entrar em contato com os dados levantados por eles.

Material complementar ao professor:

Indicadores de desenvolvimento sustentável: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf

Pesquisa de informações básicas municipais: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6063.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano