Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: É importante o professor ler os materiais previamente, pois há uma grande quantidade de material para fazer a interação dos alunos. Pode ser usado em algum momento da aplicação da sequência didática CEI7_09VE.
Materiais necessários para a aula:
Impressão de material de apoio para realização do Mão na massa (1 cópia pro grupo formado);
1 cola em bastão ou 1 cola branca;
Cronômetro (pode ser no celular).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos o que poderia ser uma doença negligenciada, reforçando com eles o conceito da palavra e como o governo do Brasil torna essas doenças não assistidas pelos seus projetos principais, e por quê.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e pergunte aos alunos se sabem que tipo de água pode trazer doenças, além das enchentes faladas no slide anterior. Leia o conceito: As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
Link para melhor entendimento: https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas
Mão na massa
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Convide os alunos para se dividir em grupos de 5 pessoas, e entregue a cada um dos alunos a história intitulada “MyCity”, um contexto geral que trará os estudantes para os problemas da cidade de Rio de Longe e possibilitará que eles encontrem soluções para os problemas. Regras e continuidade da história estão dispostos no material presente nos links:
Regras do jogo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BP3Xwx9pNnyMD9BsBPJPZEyCrcwyf8wy9tgFq2JQGgeFDNvZYWynnJjdAGhM/cie7-09ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao-regas-do-jogo.pdf
História - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ACrFUThTcvp7F2dC7m8XnANJBhq2atRCmtNCEvgk8dStdDYwqMR845QEzmnF/cie7-09ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao-mycity.pdf
Manual do Mestre - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vpm675s82rkURCTC6c5ZAkb7tzR9ywfc7BhAfW4gVQjmX9pxSjsFkTrMDJ2C/cie7-09ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao-ficha-de-pv.pdf.
Entregue a cada um dos grupos um guia que foi produzido pelo antigo Ministro da Saúde da cidade de Rio de Longe, o Sr. Carafeliz, que contém as doenças mais endêmicas da região, as ações que deveriam ser feitas e quais sintomas essas doenças podem vir a provocar. O material está no link:
Guia de Saúde - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zczmkk4qC8JbNA7bmW6d4PFtTBw2XRJ8UypAePjGyaRfx6ycUw9HRpzQvh7B/cie7-09ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao-mapa-epidemiologico.pdf.
Os alunos que conseguirem finalizar toda a história se tornarem ministros, assim como os narradores, devem receber um termo que os façam sentir-se valorizados pela conquista, semelhante ao apresentado no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/szvyf3auUMq9df3ADJsZp438ZUAGZaj6QTRxgdu7sNeutudTtwhSyuJCQpEx/cie7-09ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao-dado.pdf.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos e retome com eles a questão disparadora. Traga para discussão como eles poderiam diminuir os problemas de saúde, não só o que aconteceu com o Sr. Carafeliz, mas os que estão acontecendo com várias pessoas pelo Brasil, como os outros citados. Instigue neles a discussão sobre a importância do saneamento básico e como essa ação “simples” pode causar impactos importantíssimos para toda a vida em sociedade.