14319
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As doenças negligenciadas no Brasil

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre s políticas públicas para a prevenção de doenças negligenciadas decorrentes de descaso com o saneamento básico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora

Peça aos estudantes que leiam a reportagem “Relatório da OMS informa progressos sem precedentes contra doenças tropicais negligenciadas” (disponível aqui).

Apresente a questão disparadora:

- Como evitar o avanço de doenças negligenciadas em regiões tropicais?

Peça a eles que reflitam sobre.

Mão na massa
Marque uma videochamada com toda a turma e explique que a atividade do dia será um RPG virtual. Explique como funciona e organize a turma em grupos de 4 ou 5 estudantes. Envie aos grupos a história, as regras do jogo e as instruções ao mestre (estão todos disponíveis na aba “materiais e atividades”).

Se estiver realizando a videochamada pela plataforma Zoom, divida os grupos em salas. Se estiver utilizando outra plataforma, crie um novo link para cada grupo poder desenvolver o jogo de papéis.

Passe pelas salas para esclarecer possíveis dúvidas.

Sistematização
Retorne a videochamada com toda a turma. Peça aos grupos que compartilhem como resolveram o problema e siga as orientações do plano para sistematização.

Convite às famílias
As famílias podem contribuir com a interpretação da história e comunicação com os integrantes do grupo.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_09V&E05

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas