Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Esta aula prevê a utilização de celulares. Para tal, peça autorização para a direção da escola. Antes da aula, os alunos precisam baixar em casa um aplicativo para medida de sismos. Sugerimos que o professor recomende o "vibrometer", que pode ser baixado tanto na Play Store (para aparelhos Android), quanto na App Store (para aparelhos iOS). Entretanto, ao procurar por sismômetro ou "vibration meter", também aparecerão aplicativos para medidas de sismos. Escolha o que mais lhe agrada, pois, para esta aula, importa apenas que tenhamos instrumentos de medidas de sismos que gerem linhas gráficas (como num cardiograma). Você precisará também de quatro cópias (uma para cada grupo)https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRYTZMBNbGyh7VfjG6H6TvPd9URykTD4pjnNfgp7TaKFZAEKcwEQG23zZSFH/cie7-14tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf texto.
Para saber mais sobre o assunto, o professor poderá acessar os seguintes materiais: https://bit.ly/2MTfO8c e https://bit.ly/2whfF54.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos comentando que eles relacionarão a movimentação das placas tectônicas com a ocorrência de abalos sísmicos e conhecerão a escala Richter de medida de sismos.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Utilize o Sisbra (http://sisbra.unb.br/sisbra) para contextualizar a aula. Mostre aos alunos os números gerais de sismos ocorridos no Brasil e no mundo e explique que o site é mantido pela Universidade de Brasília, que mede em tempo real a ocorrência destes abalos, que podem ser sentidos ou não por nós. Caso não possua acesso à internet na escola, acesse o site em casa e imprima um print da imagem um dia antes da aula com os últimos tremores registrados.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora para os alunos e ouça as hipóteses levantadas por eles. Divida o quadro em 5 partes. Na primeira parte anote as hipóteses dos alunos. As outras quatro partes serão utilizadas na sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida os alunos em quatro grupos. Entregue para cada grupo uma cópia do texto (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRYTZMBNbGyh7VfjG6H6TvPd9URykTD4pjnNfgp7TaKFZAEKcwEQG23zZSFH/cie7-14tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf) e peça que leiam entre si. Em seguida, organize as atividades: distribua uma folha de registro com um quadro e linhas para a escrita do texto (disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NaJs6SnCPsc7bJySqTjjwfjN5AgKHqfzY6ZBGxdhBaQuHr342TFdcGcPgNy2/cie7-14tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao-a-medida-de-sismos.pdf). Peça que os alunos liguem o aplicativo solicitado para baixar em casa e, em seguida, escolham um representante que anotará e lerá as conclusões do grupo para a sala. Depois: 1) peça que, ao seu comando, batam com as mãos na carteira (com cuidado) e anotem no quadro como ficaram registradas as linhas no vibrômetro; 2) peça que ao seu comando, batam um pé no chão e anotem no quadro como ficaram registradas as linhas no vibrômetro e; 3) peça que todos pulem juntos, ao seu comando, observando e registrando no quadro como ficaram as linhas no aplicativo. Em seguida, na mesma folha entregue, oriente os alunos que eles devem escrever um texto relacionando o fato das linhas terem sido registradas no aplicativo de maneiras diferentes. Espera-se que os alunos sejam capazes de chegar aos seguintes resultados: quando batem-se as mãos na carteira provocam-se vibrações maiores no celular e, por isso, as linhas ficam grandes. As linhas registradas quando todos pulam juntos são as segundas maiores registradas, e as linhas registradas quando se batem apenas um pé no chão são as menores, pois produziram menor movimento de abalo na carteira.
Note que não é estritamente necessário que todos os alunos tenham celular, mas é importante ter ao menos um por grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida o restante do quadro em 4 partes. Peça que os alunos escolhidos como representantes desenhem as três linhas observadas nos experimentos de cada um e leiam para a sala as conclusões mostrando as linhas e os motivos pelos quais umas se tornaram maiores do que as outras. Ao concluir esta etapa, espera-se que os alunos comparem as hipóteses da questão disparadora com a experiência vivenciada durante o uso do aplicativo. Leia o slide para alunos e peça que eles respondam, oralmente, à questão disparadora: Qual é a importância de medir tremores de terra? utilizando os apontamentos do slide e os registros do quadro. Permita que, pelo menos, um aluno de cada grupo faça seu apontamento.