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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Incidência e causas de mortalidade infantil no Brasil

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre as principais causas de mortalidade infantil e seus índices em diferentes regiões do país

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esse plano faz parte de uma sequência didática, do código CIE7_09VE.

Materiais necessários para a aula:

  • Impressão de 5 cópias da página 54, e 5 cópias da página 55 deste artigo.
  • Impressão de partes do mapa por região: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html.
  • Impressão de um mapa do Brasil:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RAzXY4kdhHKRU9VfE8VQkw8mhHd5YJGeFMXRZkmUN5tHwemTm9kT7dYXNzrD/cie7-09ve07--mao-na-massa--atividade-para-impressao-mapa.pdf.
  • Folhas de sulfite.
  • Uma folha de EVA.
  • Dicionários.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula aos alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para contextualizar a atividade que será desenvolvida na aula, apresente aos alunos dados de mortalidade por doenças causadas pela transmissão do mosquito Aedes aegypti. Mostre o gráfico que aponta a Chikungunya como a principal causa de morte, com um índice muito maior que o de Zika. Questione se os alunos acham que os números de mortes podem aumentar ou diminuir de acordo com regiões do país. Levante a discussão de forma que percebam que esses números podem variar dependendo da localidade, uma vez que o desenvolvimento do mosquito depende de água e, por isso, locais com água parada e falta de higiene podem apresentar maior incidência de doenças e mortes por transmissão de vetores.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora aos alunos e deixe que levantem hipóteses antes de os encaminhar à atividade.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a sala em 5 grupos.

Cada um deles receberá uma folha de papel com uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), que poderão ser impressas diretamente do site do IBGE: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html.

Etapa 1: Encontrar os estados trabalhados pelo grupo (3 minutos).

Disponibilize a imagem do mapa do Brasil completo para que os alunos possam consultá-lo. O mapa pode ser projetado ou impresso pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RAzXY4kdhHKRU9VfE8VQkw8mhHd5YJGeFMXRZkmUN5tHwemTm9kT7dYXNzrD/cie7-09ve07--mao-na-massa--atividade-para-impressao-mapa.pdf

Deixe que encontrem, por meio das siglas marcadas no mapa disponibilizado, quais estados irão trabalhar dentro da região que receberam. Peça para que anotem os nomes dos estados dentro de suas respectivas imagens e pinte sua parte do mapa, conforme cor da sua região (demonstrada no mapa fornecido pelo professor).

Etapa 2: Pesquisando causas e índices por regiões (9 minutos).

Distribua a cada grupo, as páginas 54 e 55 impressas do artigo: “Principais causas da mortalidade na infância no Brasil, em 1990 e 2015: estimativas do estudo de Carga Global de Doença”, disponível no link: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00046.pdf

Com o nome dos estados que pesquisarão em mãos, oriente para que cada grupo foque nos dados da sua região, que constam no artigo recebido, e façam anotações. Disponibilize um dicionário para o caso de aparecer palavras que os alunos desconheçam.

Etapa 3: Construindo gráficos (15 minutos).

Direcione cada grupo para que monte um gráfico de barras com os índices de mortalidade por região e distribua uma folha de sulfite para que realizem a atividade. Se preferir e tiver acesso a computadores, pode utilizar o Google Planilhas para a montagem dos gráficos. Caso prefira o papel, distribua uma folha de papel cartão, cartolina ou papelão, para que possam fazer um “gráfico 3D”, utilizando barras sólidas. Para facilitar, oriente os grupos para que façam uma somatória dos estados da sua região, e utilizem os dados da página 54 do artigo para montarem um gráfico com 7 barras das principais causas da mortalidade. Portanto, o eixo y do gráfico deverá demonstrar os índices de mortalidade, e o eixo x as causas. Ao final, peça para que pintem as barras com a cor da sua região e para que escolham um título ao gráfico. É importante ressaltar que os alunos devem usar a mesma escala para que se possa fazer a comparação de gráficos entre regiões.

Exemplo de gráfico:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acM6cFnhaB8TF3KY6mjUDZM3kCqJRCEzq2m6sussVcKphMm7fnJcbeZFqmYS/cie7-09ve07--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Etapa 4: Montando um grande mapa (8 minutos).

Peça para que recortem as regiões que pintaram e disponibilize uma folha de EVA para que façam a colagem, montando o “quebra-cabeças”. Distribua uma taxinha para que cada grupo possa anexar seu gráfico a cada região do mapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Agora, exponha o mapa em algum local da sala onde toda a turma possa ver. (Observação: dados do mapa do slide são fictícios).

Peça para que grupos diferentes comentem outra região. Por exemplo, peça ao grupo que montou gráfico do Sul que comente sobre a região Norte. Questione qual o resultado apontado segundo o gráfico do grupo da região Norte e quais as diferenças encontradas por seu grupo. Faça isso com todos os grupos.

Utilizando a tabela da página 55 do artigo, peça para que os grupos apontem outras causas de mortalidade infantil. Discuta com eles quais as razões dessas mortes por regiões. Note que, em geral, as principais causas de mortalidade infantil não variam tanto entre as regiões. Comente sobre a falta de acompanhamento pré natal e os questione se eles sabem a importância desse acompanhamento. Porém, caso eles não percebam, aponte outras causas que têm diferença acentuada por regiões, como a desnutrição. Mostre que em regiões como Norte e Nordeste apresentam maior incidência de mortalidade por essa causa que na região Sudeste, por exemplo. Construa com os alunos ideias sobre as causas dessa diferença entre as regiões. Deixe que eles levantem hipóteses e vá direcionando-os para os fatores pobreza, falta de oportunidades e seca. Retome a questão disparadora e proponha que construam um parágrafo coletivo para respondê-la e anotem no caderno.

Caso queira ampliar a discussão sobre outras causas de mortalidade que não foram citadas no artigo trabalhado, leia com os alunos o texto “A trágica realidade da infância no Brasil e no mundo”, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/a-tragica-realidade-da-infancia-no-brasil-e-no-mundo-dino89080130131/

Material complementar ao professor:

http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00046.pdf

https://exame.abril.com.br/brasil/os-estados-onde-mais-familias-sofrem-com-falta-de-comida/

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esse plano faz parte de uma sequência didática, do código CIE7_09VE.

Materiais necessários para a aula:

  • Impressão de 5 cópias da página 54, e 5 cópias da página 55 deste artigo.
  • Impressão de partes do mapa por região: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html.
  • Impressão de um mapa do Brasil:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RAzXY4kdhHKRU9VfE8VQkw8mhHd5YJGeFMXRZkmUN5tHwemTm9kT7dYXNzrD/cie7-09ve07--mao-na-massa--atividade-para-impressao-mapa.pdf.
  • Folhas de sulfite.
  • Uma folha de EVA.
  • Dicionários.
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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula aos alunos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para contextualizar a atividade que será desenvolvida na aula, apresente aos alunos dados de mortalidade por doenças causadas pela transmissão do mosquito Aedes aegypti. Mostre o gráfico que aponta a Chikungunya como a principal causa de morte, com um índice muito maior que o de Zika. Questione se os alunos acham que os números de mortes podem aumentar ou diminuir de acordo com regiões do país. Levante a discussão de forma que percebam que esses números podem variar dependendo da localidade, uma vez que o desenvolvimento do mosquito depende de água e, por isso, locais com água parada e falta de higiene podem apresentar maior incidência de doenças e mortes por transmissão de vetores.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora aos alunos e deixe que levantem hipóteses antes de os encaminhar à atividade.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a sala em 5 grupos.

Cada um deles receberá uma folha de papel com uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), que poderão ser impressas diretamente do site do IBGE: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html.

Etapa 1: Encontrar os estados trabalhados pelo grupo (3 minutos).

Disponibilize a imagem do mapa do Brasil completo para que os alunos possam consultá-lo. O mapa pode ser projetado ou impresso pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RAzXY4kdhHKRU9VfE8VQkw8mhHd5YJGeFMXRZkmUN5tHwemTm9kT7dYXNzrD/cie7-09ve07--mao-na-massa--atividade-para-impressao-mapa.pdf

Deixe que encontrem, por meio das siglas marcadas no mapa disponibilizado, quais estados irão trabalhar dentro da região que receberam. Peça para que anotem os nomes dos estados dentro de suas respectivas imagens e pinte sua parte do mapa, conforme cor da sua região (demonstrada no mapa fornecido pelo professor).

Etapa 2: Pesquisando causas e índices por regiões (9 minutos).

Distribua a cada grupo, as páginas 54 e 55 impressas do artigo: “Principais causas da mortalidade na infância no Brasil, em 1990 e 2015: estimativas do estudo de Carga Global de Doença”, disponível no link: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00046.pdf

Com o nome dos estados que pesquisarão em mãos, oriente para que cada grupo foque nos dados da sua região, que constam no artigo recebido, e façam anotações. Disponibilize um dicionário para o caso de aparecer palavras que os alunos desconheçam.

Etapa 3: Construindo gráficos (15 minutos).

Direcione cada grupo para que monte um gráfico de barras com os índices de mortalidade por região e distribua uma folha de sulfite para que realizem a atividade. Se preferir e tiver acesso a computadores, pode utilizar o Google Planilhas para a montagem dos gráficos. Caso prefira o papel, distribua uma folha de papel cartão, cartolina ou papelão, para que possam fazer um “gráfico 3D”, utilizando barras sólidas. Para facilitar, oriente os grupos para que façam uma somatória dos estados da sua região, e utilizem os dados da página 54 do artigo para montarem um gráfico com 7 barras das principais causas da mortalidade. Portanto, o eixo y do gráfico deverá demonstrar os índices de mortalidade, e o eixo x as causas. Ao final, peça para que pintem as barras com a cor da sua região e para que escolham um título ao gráfico. É importante ressaltar que os alunos devem usar a mesma escala para que se possa fazer a comparação de gráficos entre regiões.

Exemplo de gráfico:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acM6cFnhaB8TF3KY6mjUDZM3kCqJRCEzq2m6sussVcKphMm7fnJcbeZFqmYS/cie7-09ve07--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Etapa 4: Montando um grande mapa (8 minutos).

Peça para que recortem as regiões que pintaram e disponibilize uma folha de EVA para que façam a colagem, montando o “quebra-cabeças”. Distribua uma taxinha para que cada grupo possa anexar seu gráfico a cada região do mapa.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Agora, exponha o mapa em algum local da sala onde toda a turma possa ver. (Observação: dados do mapa do slide são fictícios).

Peça para que grupos diferentes comentem outra região. Por exemplo, peça ao grupo que montou gráfico do Sul que comente sobre a região Norte. Questione qual o resultado apontado segundo o gráfico do grupo da região Norte e quais as diferenças encontradas por seu grupo. Faça isso com todos os grupos.

Utilizando a tabela da página 55 do artigo, peça para que os grupos apontem outras causas de mortalidade infantil. Discuta com eles quais as razões dessas mortes por regiões. Note que, em geral, as principais causas de mortalidade infantil não variam tanto entre as regiões. Comente sobre a falta de acompanhamento pré natal e os questione se eles sabem a importância desse acompanhamento. Porém, caso eles não percebam, aponte outras causas que têm diferença acentuada por regiões, como a desnutrição. Mostre que em regiões como Norte e Nordeste apresentam maior incidência de mortalidade por essa causa que na região Sudeste, por exemplo. Construa com os alunos ideias sobre as causas dessa diferença entre as regiões. Deixe que eles levantem hipóteses e vá direcionando-os para os fatores pobreza, falta de oportunidades e seca. Retome a questão disparadora e proponha que construam um parágrafo coletivo para respondê-la e anotem no caderno.

Caso queira ampliar a discussão sobre outras causas de mortalidade que não foram citadas no artigo trabalhado, leia com os alunos o texto “A trágica realidade da infância no Brasil e no mundo”, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/a-tragica-realidade-da-infancia-no-brasil-e-no-mundo-dino89080130131/

Material complementar ao professor:

http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00046.pdf

https://exame.abril.com.br/brasil/os-estados-onde-mais-familias-sofrem-com-falta-de-comida/

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