Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mapa da comunidade escolar: Google maps
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos alunos que assistam ao vídeo “A Lei das Águas do Brasil”, do canal no Youtube Anagovbr (disponível aqui).
Caso não seja possível assistir ao vídeo, peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto".
Junto às orientações para assistir ao vídeo ou fazer a leitura, apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Qual deveria ser o percurso do nosso esgoto doméstico?
Peça a eles que reflitam sobre.
Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail, ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens.
Forneça aos grupos os materiais propostos nos planos e oriente-os a criarem um infográfico conforme as orientações contidas no plano.
Os grupos podem utilizar a versão gratuita da plataforma Canva (disponível aqui) para elaboração dos infográficos.
Sistematização
Marque uma videochamada, reserve um tempo para que os grupos compartilhem os infográficos e siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com uma reflexão sobre o percurso do esgoto doméstico e utilização da plataforma Canva.