Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esse plano faz parte da sequência didática CIE7_09VE, podendo ser utilizado após a aplicação do CIE7_09VE01.
Materiais necessários para a aula: folhas de cartolina ou sulfite.
Computador ou celular com internet, caso seja possível.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula, indicando o tema que será trabalhado.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para contextualizar o tema que será trabalhado, questione: “O que te traz qualidade de vida?”
Espere as respostas dos alunos. Você pode utilizar imagens para que observem e argumentem sobre a qualidade de vida. Nessas imagens poderão constar fatores que remetam a problemas como lixo e sua destinação, tratamento de água e esgoto, poluição, saúde, alimentação saudável, educação, entretenimento, meio ambiente, sustentabilidade etc.
Se você aplicou o plano anterior a este desta sequência (CIE7_09VE01), utilize as maquetes construídas pelos alunos para retomar o tema.
O importante neste momento é que eles tenham base para o desenvolvimento da atividade a seguir.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e deixe que os alunos levantem hipóteses para respondê-la.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Essa atividade será dividida em duas etapas.
Etapa 1 (15 minutos):
Os alunos deverão ser divididos em grupos, e deverão receber uma folha de sulfite cada um. Eles atuarão como urbanistas na construção de um “projeto” da comunidade escolar. Para isso, apresente o conceito de arquitetura e urbanismo e de projeto. Caso você possua algum, leve para que os alunos possam entrar em contato com esse trabalho. Cuide para que, dentro dos grupos, tenham alunos de diferentes bairros da cidade. Esse cuidado é importante para que a comunidade escolar seja melhor representada dentro dos grupos.
A missão dos grupos será desenhar um “projeto” de comunidade escolar. Enfatize que eles não precisarão utilizar as mesmas ferramentas para a construção de um projeto real, como medidas exatas. O que deverá constar no desenho deles é como eles enxergam a comunidade que eles vivem (isso inclui escola e os bairros adjacentes), bem como quais fatores relacionados à qualidade de vida estão presentes nestes locais. Por exemplo, se na comunidade escolar existe um posto de saúde e uma área verde, eles devem desenhar no projeto. Caso a escola ou os alunos possuam internet, você pode utilizar o Google Maps para a realização do trabalho, facilitando a visualização das áreas da comunidade, pelas imagens de satélite. A imagem mostrada tem como exemplo a Escola Estadual Victor Maida, no município de Ibitinga-SP. Note que, ao buscar pela escola, o mapa mostra hospitais e delegacia, somente nesse pedaço. A expansão da imagem pode demonstrar diversos locais relacionados com qualidade de vida. Se houver a possibilidade, utilize essa ferramenta útil e facilitadora com os alunos!
Ao final dos projetos prontos, você deve questionar sobre os fatores levantados anteriormente. Para isso, faça perguntas como:
- Como é realizada a coleta de lixo na comunidade?
- Sua comunidade possui tratamento de água e esgoto?
- Há hospitais e postos de saúde na sua comunidade?
- Sua comunidade possui área verde?
- Quais os meios de entretenimento da sua comunidade?
Note que, dependendo do tamanho da cidade, pode ser que haja diferentes fatores em diferentes regiões. Se for o caso, levante esses fatores.
Mão na massa
Orientações: Etapa 2 (12 minutos):
Após levantados os dados da cidade em que moram, os alunos serão convidados a adicionar ao projeto fatores que eles acreditam que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Para isso, retome a questão disparadora “Como melhorar a qualidade de vida na comunidade escolar?” e peça que pensem a respeito.
Alguns exemplos que eles podem utilizar:
- Caso não haja coleta seletiva na cidade, eles podem acrescentar;
- Se faltam áreas verdes, eles podem acrescentar o plantio de árvores;
- Se não há fontes alternativas de energia, eles podem propor a implantação de placas de aquecimento solar etc.
Deixe que os alunos conversem entre eles e entre os grupos, e juntos cheguem nas melhores alternativas que possam melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Agora, os alunos irão discutir sobre os principais pontos que levantaram para propor melhorias na qualidade de vida de sua comunidade.
Você encaminhará e mediará essa discussão, de forma a questionar a viabilidade do que colocaram.
Por exemplo, eles podem ter colocado como entretenimento a construção de um shopping center. Nestes casos, você deve encaminhar a discussão de forma a mostrar que a viabilidade de uma construção deste tamanho é muito baixa, principalmente por exigir muito investimento.
Após a discussão de todos os fatores levantados pelos alunos, enfatize caso algum deles tenha falado sobre acesso a informação pela comunidade. Caso não, argumente que esse fator é extremamente importante para que a população conheça maneiras de melhorar sua qualidade de vida. Por exemplo, discuta a importância de campanhas de vacinação e de informações relacionadas com higiene pessoal. Mostre que a informação é a forma mais viável de conscientização de uma comunidade, e que pode também ser implantado dentro da escola por meio de projetos de conscientização e murais informativos.
Ao final da aula, recolha o material confeccionado pelos alunos e proponha o envio para alguma liderança da comunidade, como o prefeito, ou, dependendo do tamanho da cidade, para o vereador que representa a região trabalhada.
Material complementar ao professor:
http://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/vanessam.htm