RESUMO DA AULA
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula
RETOMADA
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Estimular o aluno a criar uma situação problema onde tenha mais informações do que necessário para a resolução do problema. Estimular a discussão com a turma
Propósito: Criar junto com os alunos um problema com excesso de dados
Discuta com a turma:
- No exemplo dado o excesso de informação dificultou chegar ao resultado?
- Os dados em excesso dificultaram a interpretação do problema e a identificação do que o problema realmente está pedindo?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 10min
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.
Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.
Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que pede a questão e identifique as informações necessárias para a solução
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pela questão?
- O que o problema está pedindo?
Sugestão; O professor pode levar para a aula caixas retangulares de papel ou outro material para que os alunos utilizem durante a resolução do problema. O uso de algum material para visualizar a situação é um bom recurso para alunos que têm dificuldade com abstração.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)
Orientação: Discuta as informações dadas pela questão. Oriente os alunos a identificar o que o problema pede e a partir daí listar as informações que realmente serão úteis para a solução da questão
Propósito: Espera-se que o aluno identifique as informações dadas pela questão e quais são necessárias para a solução
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pela questão?
- Como podemos utilizar estas informações para resolver o problema?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)
Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades
Se os alunos tiverem caixas retangulares em mãos poderão utilizar para colocar as dimensões do bloco retangular formado no caminhão;
Ao final da resolução a professora pode falar de volume e mostrar isso utilizando a caixa retangular.
Propósito: Espera-se que o aluno explore as possibilidades de resolução do problema
Discuta com a turma:
- Vamos separar das informações dadas as que são excesso de dados?
- Depois que você identificou o que o problema pede ficou mais fácil selecionar as informações que serão utilizadas para a sua resolução?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)
Orientação: Deixar o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento, deve-se estimular que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas. Discuta com a turma os resultados encontrados. Caso haja mais de um resultado, busque identificar junto com a turma se houve algum erro na resolução. Mostre que, caso os alunos não tenham seguido o mesmo caminho para chegar ao resultado, isso é normal, pois na vida prática é exatamente assim que ocorre.
Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.
Propósito: Espera-se que o aluno mostre o resultado encontrado e como chegou a ele
Discuta com a turma:
- Qual foi o resultado encontrado?
- Qual o total de latas de refrigerante transportadas pelo caminhão na quarta-feira?
- Alguém encontrou um resultado diferente?
- Vamos identificar por que o resultado diferente?
- Perceberam que vocês chegaram ao resultado através de caminhos diferente?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados
Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados
Discuta com a turma:
- Ficou claro a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para sabermos selecionar as informações necessárias para a sua solução?
- Vocês verificaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?
- Entenderam que as informações em excesso, quando identificadas como tal, não atrapalham ou dificultam a solução do problema?..
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados
Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados e que entenda que assim como ocorre nos problemas matemáticos, pode ocorrer em problemas do seu cotidiano.
Discuta com a turma:
- Verificaram a importância de saber selecionar o que realmente importa para solucionar aquele problema?
- Entenderam que as informações em excesso, ficam claras quando identificamos o que pede o problema?.
- Conseguem identificar situações no dia a dia de vocês, em que já se depararam com excesso de informações?.
ATIVIDADE DE RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.
Propósito: Espera-se que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas com excesso de dados
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado?
- Como fizeram para identificar as informações que serão úteis para a solução do problema?
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar