9874
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com excesso de dados II

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre resolver problemas com excesso de dados, estimular a percepção de informações relevantes à solução de um problema e levar o aluno a fazer uma analogia com situações do cotidiano

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas com excesso de dados;

Estimular a percepção de informações relevantes à solução de um problema;

Levar o aluno a fazer uma analogia com situações do cotidiano onde existam mais informações do que realmente precisa para resolver um problema.

Conceito-chave

Problema com excesso de dados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Caixas retangulares de papel ou outro material






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Estimular o aluno a criar uma situação problema onde tenha mais informações do que necessário para a resolução do problema. Estimular a discussão com a turma

Propósito: Criar junto com os alunos um problema com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • No exemplo dado o excesso de informação dificultou chegar ao resultado?
  • Os dados em excesso dificultaram a interpretação do problema e a identificação do que o problema realmente está pedindo?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que pede a questão e identifique as informações necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • O que o problema está pedindo?

Sugestão; O professor pode levar para a aula caixas retangulares de papel ou outro material para que os alunos utilizem durante a resolução do problema. O uso de algum material para visualizar a situação é um bom recurso para alunos que têm dificuldade com abstração.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)

Orientação: Discuta as informações dadas pela questão. Oriente os alunos a identificar o que o problema pede e a partir daí listar as informações que realmente serão úteis para a solução da questão

Propósito: Espera-se que o aluno identifique as informações dadas pela questão e quais são necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • Como podemos utilizar estas informações para resolver o problema?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)

Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades

Se os alunos tiverem caixas retangulares em mãos poderão utilizar para colocar as dimensões do bloco retangular formado no caminhão;

Ao final da resolução a professora pode falar de volume e mostrar isso utilizando a caixa retangular.

Propósito: Espera-se que o aluno explore as possibilidades de resolução do problema

Discuta com a turma:

  • Vamos separar das informações dadas as que são excesso de dados?
  • Depois que você identificou o que o problema pede ficou mais fácil selecionar as informações que serão utilizadas para a sua resolução?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)

Orientação: Deixar o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento, deve-se estimular que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas. Discuta com a turma os resultados encontrados. Caso haja mais de um resultado, busque identificar junto com a turma se houve algum erro na resolução. Mostre que, caso os alunos não tenham seguido o mesmo caminho para chegar ao resultado, isso é normal, pois na vida prática é exatamente assim que ocorre.

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

Propósito: Espera-se que o aluno mostre o resultado encontrado e como chegou a ele

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado encontrado?
  • Qual o total de latas de refrigerante transportadas pelo caminhão na quarta-feira?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Vamos identificar por que o resultado diferente?
  • Perceberam que vocês chegaram ao resultado através de caminhos diferente?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para sabermos selecionar as informações necessárias para a sua solução?
  • Vocês verificaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?
  • Entenderam que as informações em excesso, quando identificadas como tal, não atrapalham ou dificultam a solução do problema?..

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados e que entenda que assim como ocorre nos problemas matemáticos, pode ocorrer em problemas do seu cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Verificaram a importância de saber selecionar o que realmente importa para solucionar aquele problema?
  • Entenderam que as informações em excesso, ficam claras quando identificamos o que pede o problema?.
  • Conseguem identificar situações no dia a dia de vocês, em que já se depararam com excesso de informações?.

ATIVIDADE DE RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Espera-se que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado?
  • Como fizeram para identificar as informações que serão úteis para a solução do problema?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas com excesso de dados;

Estimular a percepção de informações relevantes à solução de um problema;

Levar o aluno a fazer uma analogia com situações do cotidiano onde existam mais informações do que realmente precisa para resolver um problema.

Conceito-chave

Problema com excesso de dados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Caixas retangulares de papel ou outro material





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Estimular o aluno a criar uma situação problema onde tenha mais informações do que necessário para a resolução do problema. Estimular a discussão com a turma

Propósito: Criar junto com os alunos um problema com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • No exemplo dado o excesso de informação dificultou chegar ao resultado?
  • Os dados em excesso dificultaram a interpretação do problema e a identificação do que o problema realmente está pedindo?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que pede a questão e identifique as informações necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • O que o problema está pedindo?

Sugestão; O professor pode levar para a aula caixas retangulares de papel ou outro material para que os alunos utilizem durante a resolução do problema. O uso de algum material para visualizar a situação é um bom recurso para alunos que têm dificuldade com abstração.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)

Orientação: Discuta as informações dadas pela questão. Oriente os alunos a identificar o que o problema pede e a partir daí listar as informações que realmente serão úteis para a solução da questão

Propósito: Espera-se que o aluno identifique as informações dadas pela questão e quais são necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • Como podemos utilizar estas informações para resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)

Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades

Se os alunos tiverem caixas retangulares em mãos poderão utilizar para colocar as dimensões do bloco retangular formado no caminhão;

Ao final da resolução a professora pode falar de volume e mostrar isso utilizando a caixa retangular.

Propósito: Espera-se que o aluno explore as possibilidades de resolução do problema

Discuta com a turma:

  • Vamos separar das informações dadas as que são excesso de dados?
  • Depois que você identificou o que o problema pede ficou mais fácil selecionar as informações que serão utilizadas para a sua resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 a 7)

Orientação: Deixar o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento, deve-se estimular que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas. Discuta com a turma os resultados encontrados. Caso haja mais de um resultado, busque identificar junto com a turma se houve algum erro na resolução. Mostre que, caso os alunos não tenham seguido o mesmo caminho para chegar ao resultado, isso é normal, pois na vida prática é exatamente assim que ocorre.

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

Propósito: Espera-se que o aluno mostre o resultado encontrado e como chegou a ele

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado encontrado?
  • Qual o total de latas de refrigerante transportadas pelo caminhão na quarta-feira?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Vamos identificar por que o resultado diferente?
  • Perceberam que vocês chegaram ao resultado através de caminhos diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para sabermos selecionar as informações necessárias para a sua solução?
  • Vocês verificaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?
  • Entenderam que as informações em excesso, quando identificadas como tal, não atrapalham ou dificultam a solução do problema?..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados e que entenda que assim como ocorre nos problemas matemáticos, pode ocorrer em problemas do seu cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Verificaram a importância de saber selecionar o que realmente importa para solucionar aquele problema?
  • Entenderam que as informações em excesso, ficam claras quando identificamos o que pede o problema?.
  • Conseguem identificar situações no dia a dia de vocês, em que já se depararam com excesso de informações?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Espera-se que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado?
  • Como fizeram para identificar as informações que serão úteis para a solução do problema?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano