14312
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Reduzindo os impactos de um desastre natural

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre as possibilidades de impactos de um tsunami e pensar possíveis formas de detecção e prevenção através da criação de um protótipo.

Plano 05 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula não está envolvido em uma sequência específica, porém foi pensado como plano de fechamento para uma sequência de aulas sobre catástrofes naturais e suas consequências no ecossistema.

Materiais necessários para a aula: por se tratar de uma aula na qual os alunos deverão construir um protótipo, sugere-se uma lista de materiais básicos que devem estar disponíveis. No entanto, de acordo com a sua necessidade ou viabilidade, inclua outros materiais, enriquecendo mais ainda as possibilidades. Lista de materiais: caixas plásticas ou de papelão, palitos de sorvete, varetas, cola quente, cola branca, fita adesiva, pedaços de papelão, tesoura, estilete, pedaços de tecido, diferentes tipos de papel, isopor, garrafa PET e canetinhas.

Caso deseje estudar mais aprofundadamente sobre o assunto, focando nos conhecimentos físicos: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num2/a04.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos informando-os que irão trabalhar sobre a questão dos tsunamis.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a questão disparadora para a turma. Acolha as ideias para posteriormente dialogar com o material de introdução (vídeo ou site) e os materiais disponíveis para execução da tarefa, guiando-os na decisão do que realizar nesta aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Questione os alunos sobre o que eles precisam descobrir antes de iniciar os projetos. É provável que eles tragam questões como: o que é um tsunami, como eles se formam, como eles chegam nas cidades e o que já foi feito para se proteger contra eles. Boa parte das perguntas poderão ser esclarecidas neste vídeo, ao qual eles podem acessar e explorar, assistindo uma primeira vez de forma livre e na segunda fazendo algumas anotações.

Faça uma breve orientação a turma sobre a questão final do vídeo: algumas tentativas com muros e canais de escoamento de água já foram testadas e se demonstraram pouco eficazes na proteção da cidade contra os tsunamis. Assim, o que vem se demonstrando como um bom caminho é investir em sistemas de detecção, aviso e evacuação da população do local.

Como alternativa ao vídeo, caso não seja possível exibí-lo, sugerimos a leitura dos sites: http://www.iag.usp.br/siae98/tsunamis/tsunami.htm e https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2011/01/19/interna_ciencia_saude,233071/novo-sistema-e-capaz-de-identificar-tsunamis-cinco-minutos-apos-terremoto.shtml.

Em seguida, divida a turma em grupos de até 5 alunos e proponha que eles façam o rascunho de um projeto que foque em um destes três sistemas e construam um protótipo simples, utilizando os materiais fornecidos. Você também pode sugerir que os alunos recolham outros materiais do entorno, como um pouco de areia do jardim, folhas secas, gravetos ou materiais recicláveis.

É interessante que o grupo designe um integrante apenas para realizar anotações do processo do grupo, produzindo um relato do que foi discutido, pensado, refutado e feito.

Os materiais necessários: caixas plásticas ou de papelão, palitos de sorvete, varetas, elástico, clips, cola quente, cola branca, fita adesiva, pedaços de papelão, tesoura, estilete, pedaços de tecido, diferentes tipos de papel, isopor, garrafa PET e canetinhas. Deverão estar todos acessíveis aos alunos para que eles pensem o projeto já tendo em mente sua viabilidade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nos últimos 10 minutos da aula, peça para que alunos compartilhem suas ideias e protótipos com o restante da turma. Este é um momento importante para que os grupos sistematizem suas ideias e falem sobre seus processos, reconhecendo erros, dificuldades e pontos altos do trabalho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula não está envolvido em uma sequência específica, porém foi pensado como plano de fechamento para uma sequência de aulas sobre catástrofes naturais e suas consequências no ecossistema.

Materiais necessários para a aula: por se tratar de uma aula na qual os alunos deverão construir um protótipo, sugere-se uma lista de materiais básicos que devem estar disponíveis. No entanto, de acordo com a sua necessidade ou viabilidade, inclua outros materiais, enriquecendo mais ainda as possibilidades. Lista de materiais: caixas plásticas ou de papelão, palitos de sorvete, varetas, cola quente, cola branca, fita adesiva, pedaços de papelão, tesoura, estilete, pedaços de tecido, diferentes tipos de papel, isopor, garrafa PET e canetinhas.

Caso deseje estudar mais aprofundadamente sobre o assunto, focando nos conhecimentos físicos: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num2/a04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos informando-os que irão trabalhar sobre a questão dos tsunamis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a questão disparadora para a turma. Acolha as ideias para posteriormente dialogar com o material de introdução (vídeo ou site) e os materiais disponíveis para execução da tarefa, guiando-os na decisão do que realizar nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Questione os alunos sobre o que eles precisam descobrir antes de iniciar os projetos. É provável que eles tragam questões como: o que é um tsunami, como eles se formam, como eles chegam nas cidades e o que já foi feito para se proteger contra eles. Boa parte das perguntas poderão ser esclarecidas neste vídeo, ao qual eles podem acessar e explorar, assistindo uma primeira vez de forma livre e na segunda fazendo algumas anotações.

Faça uma breve orientação a turma sobre a questão final do vídeo: algumas tentativas com muros e canais de escoamento de água já foram testadas e se demonstraram pouco eficazes na proteção da cidade contra os tsunamis. Assim, o que vem se demonstrando como um bom caminho é investir em sistemas de detecção, aviso e evacuação da população do local.

Como alternativa ao vídeo, caso não seja possível exibí-lo, sugerimos a leitura dos sites: http://www.iag.usp.br/siae98/tsunamis/tsunami.htm e https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2011/01/19/interna_ciencia_saude,233071/novo-sistema-e-capaz-de-identificar-tsunamis-cinco-minutos-apos-terremoto.shtml.

Em seguida, divida a turma em grupos de até 5 alunos e proponha que eles façam o rascunho de um projeto que foque em um destes três sistemas e construam um protótipo simples, utilizando os materiais fornecidos. Você também pode sugerir que os alunos recolham outros materiais do entorno, como um pouco de areia do jardim, folhas secas, gravetos ou materiais recicláveis.

É interessante que o grupo designe um integrante apenas para realizar anotações do processo do grupo, produzindo um relato do que foi discutido, pensado, refutado e feito.

Os materiais necessários: caixas plásticas ou de papelão, palitos de sorvete, varetas, elástico, clips, cola quente, cola branca, fita adesiva, pedaços de papelão, tesoura, estilete, pedaços de tecido, diferentes tipos de papel, isopor, garrafa PET e canetinhas. Deverão estar todos acessíveis aos alunos para que eles pensem o projeto já tendo em mente sua viabilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nos últimos 10 minutos da aula, peça para que alunos compartilhem suas ideias e protótipos com o restante da turma. Este é um momento importante para que os grupos sistematizem suas ideias e falem sobre seus processos, reconhecendo erros, dificuldades e pontos altos do trabalho.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano