Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula não está envolvido em uma sequência específica, porém foi pensado como plano de fechamento para uma sequência de aulas sobre catástrofes naturais e suas consequências no ecossistema.
Materiais necessários para a aula: por se tratar de uma aula na qual os alunos deverão construir um protótipo, sugere-se uma lista de materiais básicos que devem estar disponíveis. No entanto, de acordo com a sua necessidade ou viabilidade, inclua outros materiais, enriquecendo mais ainda as possibilidades. Lista de materiais: caixas plásticas ou de papelão, palitos de sorvete, varetas, cola quente, cola branca, fita adesiva, pedaços de papelão, tesoura, estilete, pedaços de tecido, diferentes tipos de papel, isopor, garrafa PET e canetinhas.
Caso deseje estudar mais aprofundadamente sobre o assunto, focando nos conhecimentos físicos: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num2/a04.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o título da aula aos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente este slide aos alunos informando-os que irão trabalhar sobre a questão dos tsunamis.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora para a turma. Acolha as ideias para posteriormente dialogar com o material de introdução (vídeo ou site) e os materiais disponíveis para execução da tarefa, guiando-os na decisão do que realizar nesta aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre o que eles precisam descobrir antes de iniciar os projetos. É provável que eles tragam questões como: o que é um tsunami, como eles se formam, como eles chegam nas cidades e o que já foi feito para se proteger contra eles. Boa parte das perguntas poderão ser esclarecidas neste vídeo, ao qual eles podem acessar e explorar, assistindo uma primeira vez de forma livre e na segunda fazendo algumas anotações.
Faça uma breve orientação a turma sobre a questão final do vídeo: algumas tentativas com muros e canais de escoamento de água já foram testadas e se demonstraram pouco eficazes na proteção da cidade contra os tsunamis. Assim, o que vem se demonstrando como um bom caminho é investir em sistemas de detecção, aviso e evacuação da população do local.
Como alternativa ao vídeo, caso não seja possível exibí-lo, sugerimos a leitura dos sites: http://www.iag.usp.br/siae98/tsunamis/tsunami.htm e https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2011/01/19/interna_ciencia_saude,233071/novo-sistema-e-capaz-de-identificar-tsunamis-cinco-minutos-apos-terremoto.shtml.
Em seguida, divida a turma em grupos de até 5 alunos e proponha que eles façam o rascunho de um projeto que foque em um destes três sistemas e construam um protótipo simples, utilizando os materiais fornecidos. Você também pode sugerir que os alunos recolham outros materiais do entorno, como um pouco de areia do jardim, folhas secas, gravetos ou materiais recicláveis.
É interessante que o grupo designe um integrante apenas para realizar anotações do processo do grupo, produzindo um relato do que foi discutido, pensado, refutado e feito.
Os materiais necessários: caixas plásticas ou de papelão, palitos de sorvete, varetas, elástico, clips, cola quente, cola branca, fita adesiva, pedaços de papelão, tesoura, estilete, pedaços de tecido, diferentes tipos de papel, isopor, garrafa PET e canetinhas. Deverão estar todos acessíveis aos alunos para que eles pensem o projeto já tendo em mente sua viabilidade.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nos últimos 10 minutos da aula, peça para que alunos compartilhem suas ideias e protótipos com o restante da turma. Este é um momento importante para que os grupos sistematizem suas ideias e falem sobre seus processos, reconhecendo erros, dificuldades e pontos altos do trabalho.