Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira de uma sequência de duas aulas que pretendem refletir sobre as catástrofes ambientais sobre o ponto de vista das ações antrópicas e naturais. Em seguida, deverá ser trabalhado o CIE7_08VE04.
Materiais necessários para a aula: para esta aula será necessária a disponibilização do material de estudo para que os alunos se preparem para o debate proposto, o que poderá ser de forma impressa ou em aparelhos que possibilitem a leitura dos links sugeridos. Também sugerimos receber os alunos em um ambiente no qual seja possível a divisão de dois grupos, um de frente para o outro, para facilitar a atividade. Em uma sala de aula com carteiras, você poderá organizá-las em meia-lua, de forma que todos possam se ver.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Aproveite esse momento para relembrar com eles os principais pontos sobre o desastre de Mariana. Como sugestão de informações cruciais: em 5 de novembro de 2015, uma barragem que detinha rejeitos da exploração de minério de ferro se rompeu, liberando 62 milhões de metros cúbicos de lama sobre o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais. A lama foi tanta que soterrou a cidade, chegou ao Rio Doce e abriu caminho dentro do rio até o mar, no litoral de Espírito Santo. Tanto a Natureza quanto as comunidades ainda não se restabeleceram do que foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete esse slide e explique sucintamente aos alunos o papel da defesa e da acusação em um julgamento. Quem é o réu e quem é o juiz, e sobre a importância de sempre se ouvir os diferentes lados de uma história.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas sobre a questão, por exemplo, falando um pouco sobre o que significam “ações antrópicas”. Recolha as opiniões iniciais dos estudantes para que sejam retomadas ao final da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a sala em três grupos: dois maiores, sendo eles o da defesa e o da acusação, e um menor, que representará o júri. Ofereça o material impresso para estudo aos grupos de defesa e acusação ou o acesso a aparelhos que permitam a leitura dos links, como computadores, por exemplo. Explique aos grupos que eles terão 10 minutos para a exploração do material e que devem lê-lo tendo em mente sua função: argumentar a favor ou contra a condenação das ações humanas neste caso. Sugira que anotem as principais informações que pareçam úteis às suas argumentações. Cada aluno necessita explorar apenas um dos materiais, uma vez que outros estarão explorando o restante. A ideia é que suas opiniões se somem durante a discussão.
Passados os 10 minutos de exploração do material, peça que eles se sentem em lados opostos da sala, separando defesa e acusação, mas de forma que possam se ver para a discussão. Combine com eles algumas regras essenciais para um bom andamento da atividade no momento de argumentação, como não interromper o colega, respeitar as diferentes falas e usar sempre de uma linguagem apropriada ao momento.
Explique que, em seguida, cada grupo fará uma primeira argumentação sobre o caso e peça um voluntário da acusação e da defesa para tal. Após essa primeira argumentação, que não deverá demorar mais do que 5 minutos cada, abra para discussão, lembrando da importância de todos contribuírem para o debate, trazendo diferentes visões e fatos para o julgamentos. Durante todo o processo, o papel dos alunos do júri é anotar os pontos principais das argumentações para que seja possível depois fazer a deliberação. Você poderá decidir se coloca um aluno no papel de Juiz, organizando o julgamento, ou se você mesmo assumirá esse papel. Assim, essa discussão não deverá demorar mais do que 15 minutos.
Material para a acusação:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-as-consequencias-do-desastre-de-mariana-mg/
http://www.ibama.gov.br/phocadownload/barragemdefundao/pluma/2015-12-03-a-2017-02-03-ibama-pluma-mapas-consolidados.pdf
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/orgaos-estaduais-e-federais-de-mg-e-es-denunciam-que-direitos-dos-atingidos-pela-tragedia-em-mariana-nao-estao-sendo-respeitados.ghtml
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/01/politica/1509570721_708218.html
Material para a defesa:
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/dancarinos-de-quadrilha-se-sujam-de-lama-para-lembrar-tragedia-de-mariana.ghtml
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/acordo-preve-maior-participacao-de-atingidos-pelo-rompimento-da-barragem-de-mariana-em-decisoes-de-reparacao.ghtml
https://exame.abril.com.br/brasil/grupo-humanitario-ajuda-populacao-de-mariana/
http://envolverde.cartacapital.com.br/rio-doce-um-desastre-anunciado-e-inovacao-na-recuperacao/
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizadas as argumentações sobre as ações do réu (as ações humanas) deste julgamento, peça que o Júri se reúna e debata entre si, ponderando tudo o que foi exposto pela defesa e acusação, em no máximo em 5 minutos, chegando a uma conclusão final: a sentença do julgamento, que deve conter uma explicação sobre a absolvição ou condenação do réu. Cada discussão, em cada sala de aula, renderá diferentes pontos, trará diferentes focos e cada aluno poderá argumentar de forma mais ou menos apaixonada sobre determinados assuntos. Assim, sugerimos que o professor fique atento ao rumo que toma a discussão para ajudar a guiar de forma mais justa o julgamento que a sala na qual está aplicando esta atividade está traçando. Assim, não importa se o júri sentenciará a ação humana como culpada ou inocente, e sim que compreenda alguns pontos fundamentais: o desastre de Mariana não poderia ser considerado uma catástrofe natural ou um acidente, uma vez que só ocorreu devido a falha na ação humana sobre a manutenção da barragem de rejeitos e o despreparo no aviso e resgate de vítimas. Existem culpados deste desastre ambiental. No entanto, é também apenas através da ação humana que poderemos trabalhar para a recuperação das áreas e comunidades afetadas.