Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca diferenciar os tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade. Esta aula terá melhor resultado se antes for utilizado o plano CIE7_05ME04. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse os links: https://bit.ly/2OqmpVf, https://bit.ly/2pbx9Mj e https://bit.ly/1hjoGhO.
Desenvolvimento: Propõe-se para esta aula o uso da sala de aula invertida (flipped classroom), ou seja, um modo mais interessante de ensinar concentrando no ambiente virtual o que é informação básica e deixando para a sala de aula as atividades mais criativas e supervisionadas. “A combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam também, no seu próprio ritmo” (MORAN, 2015, p. 22). Sendo assim, em uma aula anterior, organize a sala em 7 grupos e explique que eles farão, em suas casas, um estudo sobre os Combustíveis Alternativos. Entregue um tema para cada grupo: Biogás (biometano), Eletricidade (carro elétrico), Hidrogênio (carros movidos a hidrogênio), Etanol, Biodiesel, Gás natural veicular (GNV), Energia solar (carro movido a energia solar). Explique também que eles deverão produzir um vídeo, uma apresentação em powerpoint ou uma maquete, que deverão ser apresentadas para os alunos da sala ou da escola em forma de seminário. Cada grupo deverá defender ou não o uso de combustíveis alternativos e explicar o motivo, ou seja, se é viável ou não. Após, as apresentações serão divulgadas no facebook da escola, instagram e youtube para conscientização da população. Passe no quadro ou imprima as orientações para a pesquisa, que se encontram disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vMcP5dpdKdaT5pRUe9hRN8p5mMhjb2jvg3FtqAbdZk8WXj3rHkNNT6ZHAXPk/cie7-05me05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf
Materiais necessários para a aula: Projetor, caixa de som, celular ou máquina filmadora digital.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete e leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão
diferenciar os tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: O tempo total do contexto é de 3 minutos, sendo 1 minuto e meio para o slide 3, e 1 minuto e meio para o slide 4. Projete ou imprima o slide, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5tz4B4MQ6zhjQKkDDHFc4nbcXwBtKAtW6AZcMTqJKPVmQWqhype3N8QrFqN/cie7-05me05--contexto--texto-para-impressao.pdf e leia para os alunos dando ênfase às consequências do uso dos combustíveis fósseis.
Contexto
Orientações: Continuação. Termine a leitura exclamando e respondendo a pergunta “E agora quem poderá nos ajudar?” Resposta: “Os combustíveis alternativos!!!”, mas deixe uma dúvida: “Será?!” pois a viabilidade será analisada após as apresentações dos temas pesquisados pelos grupos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia a questão disparadora “Qual a viabilidade dos combustíveis alternativos para a nossa vida?” Peça aos alunos para pensarem sobre a questão disparadora e reflitam se os combustíveis alternativos podem ser realmente considerados heróis e se realmente eles são viáveis para a nossa vida.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Arrume a sala ou o local da exposição (pátio da escola, sala de eventos etc.). Estabeleça a ordem da exibição dos trabalhos e peça para que os alunos se organizem para o início das apresentações. Explique que cada grupo tem o tempo de 4 minutos para apresentação e defesa. Oriente que um grupo por vez deverá ir à frente da sala, falar o nome do tema que eles pesquisaram e exibir o vídeo, ou apresentação em powerpoint explicativo, ou maquete, ou cartaz. Após a apresentação, cada grupo deverá defender ou não o uso do combustível alternativo apresentado e explicar o motivo, ou seja, se é viável ou não. Se for cartaz ou maquete sem filmagem, deverá explicar oralmente sobre o tema e após, também, deverá defender se o combustível é viável ou não.
Observação: caso tenha algum grupo que fará a apresentação com o uso de cartaz ou maquete sem filmagem, filme a apresentação e se for possível poste os vídeos das apresentações no facebook da escola, instagram ou youtube.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após as apresentações sobre os combustíveis alternativos, projete e leia o slide, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b5XuUS7AVPHAPaBTs7JVEgyKth3Jr2bZCjhdsKn47UxTchSSnjGdTsjA4wnS/cie7-05me05--sistematizacao--texto-1-para-impressao.pdf e retome a questão disparadora “Qual a viabilidade dos combustíveis alternativos para a nossa vida?” Favoreça o debate entre os alunos fazendo perguntas como: Sabendo dos prós e contras de cada combustível alternativo, podemos chamá-los realmente de heróis? Por quê? Os combustíveis alternativos são viáveis para a nossa vida? Por quê? Ouça as respostas dos alunos e verifique se ficou alguma dúvida, caso ainda existam dúvidas, explique de forma a saná-las, para isso use como apoio o texto comparativo sobre os temas, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7eRu5zYDn8kwnBwpP8rFSX2jgHq3GBYMSfQqKh8QugmDdqSU4kHJ2WGPayJ3/cie7-05me05--sistematizacao--texto-2-para-impressao.pdf. Ao final da aula espera-se que os alunos consigam diferenciar os tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade.