14309
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Combustíveis alternativos

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre os tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.

Apresente a questão disparadora:
- Qual a viabilidade dos combustíveis alternativos para nossa vida?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Organize a turma em 7 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Sorteie um tipo de combustível alternativo para cada grupo. Explique que eles deverão fazer uma pesquisa sobre o combustível alternativo sorteado e preparar uma apresentação argumentativa defendendo ou não o uso dele.

Materiais de apoio para cada tipo de combustível alternativo.

- Biogás ou Biometano:
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Link 4.
Link 5.
Link 6.
Link 7.
Link 8.

- Eletricidade ou carro elétrico:
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Link 4.
Link 5.
Link 6.
Link 7.

- Hidrogênio (carros movidos à hidrogênio):
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Link 4.
Link 5.

- Etanol ou Bioetanol Links para pesquisa:
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Link 4.
Link 5.
Link 6.

- Biodiesel:
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Link 4.
Link 5.
Link 6.

- Energia solar (Carro movido a energia solar):
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Link 4.
Link 5.

Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem os argumentos. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre o combustível sorteado.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_05M&E05

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas