14308
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Construindo Máquina Térmica que Resfria

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre máquinas térmicas com toda aquela que realiza ou recebe trabalho a partir de duas fontes de calor, uma quente e outra fria.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Trindade dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada, apresente os slides "Contexto" e oriente os alunos a refletirem sobre as questões apresentadas. Apresente a questão disparadora:

- Como o refrigerador gela? 

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferencia ou criando um grupo em aplicativo de mensagens. Envie aos grupos o arquivo da atividade, disponível na aba “materiais e atividades”.

A atividade está organizada em quatro partes, neste momento, faremos as três primeiras.

Parte I: Para pensar e analisar
Oriente os alunos a respondeem a Parte I da atividade com o que já sabem sobre refrigeradores.

Parte II: Analisando o vídeo
Oriente-os a assistir ao vídeo “Como funciona um circuito de refrigeração” (disponível aqui), e responder a Parte II da atividade.

Parte III: Projete sua geladeira.
Oriente os grupos a discutirem e elaborarem o projeto de um refrigerador e registrarem na Parte III da atividade, conforme as orientações.

Envie o Texto complementar, disponível na aba “materiais e atividades”, aos estudantes e oriente a leitura.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, proponha que os grupos compartilhem as conclusões e siga as orientações presentes no plano.

Convite às famílias

Os membros da família poderão auxiliar os estudantes nas atividades propostas.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_04M&E05

(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas