Equilíbrio Termodinâmico
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar o comportamento de líquidos durante o aquecimento e o resfriamento, descrito pela Lei de Newton para resfriamento, como justificativa do rendimento de máquinas térmicas, principalmente a descrita por Carnot.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Professor-autor: Juliana Mascarenhas
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas que trabalham conceitos relacionados com máquinas térmicas e termodinâmica. Em especial, neste momento será tratada da Lei de Newton para resfriamento de corpos, essa lei é usada como uma das justificativas para rendimento de máquinas térmicas serem inferiores a 1, como enunciado no plano CIE07ME04_02.
Tendo em vista que o aquecimento de corpos ocorre de maneira linear, é de se esperar que o resfriamento também ocorra de forma linear. Contudo, o resfriamento ocorre com comportamento não linear, proporcional entre a diferença de temperatura do corpo e do ambiente, semelhante a uma função exponencial, cuja base seja 0<a<1, de curva decrescente.
A seguir, algumas referências que podem auxiliar na melhor compreensão do assunto:
Código: CIE7_04M&E03
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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