14303
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais para auxiliar a redução dos impactos que as atividades humanas causam ao ambiente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

Atividades humanas, impactos ambientais

e novos materiais

6º ano

Objetivos de aprendizagem

Avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais para auxiliar a redução dos impactos que as atividades humanas causam ao ambiente.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.



Professor-autor: Luciana Francisco

Mentor: Denise Curi

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

 

Este é considerado o quinto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME04.

 

A proposta dessa aula é propor uma trilha que leve o aluno a avaliar as necessidades de adquirir bens e serviços pautados pelo conhecimento de tudo o que está implícito na produção dos mesmos e, a partir desses dados, sejam capazes de pensar o significado da expressão “consumo consciente” e de fazer escolhas com a preocupação de diminuir o impacto negativo ao ambiente natural e social. A ideia é que reflitam sobre os aspectos que minimizem o uso de recursos naturais, seja na redução do consumo de água e energia elétrica nos processos produtivos, seja para pensar nos descartes e destinos à reciclagem, buscando contribuir na formação de um aluno mais consciente que planeje as suas compras para economizar energia e reduzir o volume do lixo.

 

É importante, professor, lembrar que quando falamos em ambiente não estamos falando apenas da Natureza, mas também considerando os ambientes urbanos, que em nosso país são, em geral, desprovidos de árvores e parques, e do ambientes social, que impacta imediatamente na vida das pessoas, como exploração do trabalho infantil, condições de trabalho de semi-escravidão etc.


Código: CIE6_04M&E05

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas