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Plano de Aula
Plano de aula: Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações; datashow.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os tipos de discurso, caso ainda não tenham conhecimento destes conceitos.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO,L. Contos Tradicionais do Brasil: 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos.
Orientações:
- Instigue o aluno, a pensar "Será que sempre quem conta uma história é o narrador?" Anote suas hipóteses no quadro e avise-os que retornará a este questionamento e às devidas respostas no final da aula. Espera-se que cheguem à conclusão de que, nem sempre é o narrador quem conta a história e sim, muitas vezes, são os próprios personagens. Caso não cheguem a essa conclusão, não precipite respostas, o momento é apenas para refletir.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Leia a história intitulada “O touro e o homem” para os alunos.
- Questione-os oralmente: Quem fala nesta história? Como sabemos disso? (Espera-se que percebam que há a voz de um narrador e as vozes dos personagens. Os alunos podem justificar que há personagens e narrador por conta da pontuação utilizada: primeiramente é um texto corrido, contínuo, em que alguém relata os acontecimentos sob seu ponto de vista e, em seguida, há dois pontos e o uso de travessão, quando são explícitas as falas de personagens, no momento em que acontecem as ações.).
Materiais complementares:
Acesse a versão original de “O Touro e o Homem de Luís da câmara Cascudo na referência abaixo:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003. p. 8 - 10 Disponível em: <http://varaldofolclore.blogspot.com/2008/03/o-touro-e-o-homem.html>. Acesso em: 8 set. 18.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
- Apresente, em datashow, alguns trechos do conto popular intitulado “O touro e o homem” e peça que pensem sobre:
a- Em quais trechos é o narrador quem conta a história? O que nos indica isso? Como sabemos “de quem estão falando”?
Aqui, espera-se que percebam que nos trechos “a” e “b” há um narrador, já que os verbos estão na 3ª pessoa, indicando que estão falando “sobre alguém”, no caso, “outrem” ( vivia - tinha visto - ouvia dizer - era- ) e que, no trecho “c”, também há a fala de um narrador, porém, ele passa sua vez a um personagem. A justificativa, neste caso, é o verbo de dizer explícito ‘perguntou’. Atente também ao pronome pessoal - ele- utilizado no segundo trecho, revelando que, mais uma vez, fala-se “sobre alguém”.
b- Em quais trechos os personagens contam a história? Como sabemos disso? Que palavras nos indicam quem está falando?
Espera-se que percebam que no trecho “c”, o verbo de dizer, seguido de ‘dois pontos’ nos possibilita compreender que iniciar-se-há a fala de um personagem, o que é confirmado com o uso de travessão, seguido das palavras proferidas por este. No trecho “d”, é possível perceber a fala do personagem, também pelo travessão, e por perceber-se os verbos na 1ª pessoa em - hei de ser - sou o filho - Estas palavras, indicativas “de quem fala”.
Dê 05 minutos para que os educandos respondam em seus cadernos. Não é necessário que copiem as questões. Os alunos podem, simplesmente, copiar o enunciado “4” e registrar, logo abaixo, suas respostas.
- Reflita com os alunos sobre suas impressões quanto às questões do slide, instigando- os a compartilhar suas respostas para a turma, em voz alta.
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre discurso direto e discurso indireto no vídeo referenciado abaixo:
Discurso Direto, Discurso Indireto e Indireto Livre- 2015- Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=aIx0KKUOFdU>. Acesso em 10/09/18.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Explique aos alunos, após a atividade de exploração, sobre o tipo de discurso utilizado em cada situação: Oriente-os de que há discursos que são diretos, ou seja, uma declaração fiel da fala do personagem e há discursos indiretos, que reproduzem as falas e pensamentos dos personagens, porém indiretamente.. Questione: Em quais trechos destacados podemos dizer que o discurso é direto? Por que você chegou a esta conclusão? E em quais trechos podemos dizer que o discurso é “indireto”? O que os torna “indiretos”? ( Espera-se que constatem que os trechos “a” e “b” são diretos, enquanto há a mescla dos dois discursos no trecho “c” - já que o narrador, inicialmente, apresenta a fala do personagem, antes dos dois pontos, seguida de sua reprodução fiel -. e, quanto ao trecho “d”, que percebam que o discurso é direto, pois é a expressão literal do personagem. ) Ajude-os a chegarem às conclusões aqui expostas, se necessário, sempre questionando-os para que tenham autonomia em sua aprendizagem.
Materiais Complementares:
Para saber um pouco mais sobre Discurso Direto e Discurso Indireto, clique no link abaixo:
Montoia, Paulo. Como distinguir discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. [online] Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/como-distinguir-discurso-direto-indireto-e-indireto-livre
Acesso em: 26/11/18.
Fechamento
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Retome oralmente a hipótese inicial à pergunta "Será que sempre quem conta uma história é o narrador?" Veja se mudaram as hipóteses ou só confirmaram agora com maior embasamento. (Espera-se que, com o estudo feito sobre os conceitos trabalhados, além da confecção dos pequenos cartazes, que os alunos afirmem que nem sempre é o narrador quem conta a história, pois a fala dos personagens pode ser reproduzida fielmente também, por meio do discurso direto. )
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Peça aos alunos (por áudio ou por escrito) para lerem o texto O Touro e o Homem, disponível aqui. Oriente-os a se organizarem em duplas para responder às seguintes questões: a. Marque no texto os trechos em que o Narrador está falando; b. Marque no texto os trechos em que os Personagens estão falando; c. Que pistas do texto vocês usaram para identificar as falas do Narrador? E as dos personagens?
Falem para os alunos realizarem marcações no próprio texto, indicando que cores usaram para cada interlocutor. Podem utilizar os recursos do Google Doc para isso, e a atividade deverá ser compartilhado em uma pasta específica para esta aula no Google Drive (caso não possam utilizar esse meio, utilize o e-mail ou o WhatsApp). Estabeleça um prazo e informe às duplas que as demais orientações, daqui para frente, serão compartilhadas nessa pasta, por escrito.
Desenvolvimento
Auxilie sua turma pelos canais já combinados por vocês. Depois que todos tiverem respondido, faça um novo áudio ou um vídeo aproveitando as respostas de seus alunos às questões anteriores para explicar como se dá o Discurso Direto e o Discurso Indireto em um Conto Popular. A seguir, compartilhe (por escrito) com os alunos a atividade do Plano disponível aqui, estabelecendo um prazo para realizarem com as mesmas duplas.
Fechamento
Depois que todas as duplas tiverem realizado a atividade, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e compartilhando com todos uma compilação dos aspectos mais relevantes. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler o Conto Popular deste Plano em voz alta, reservando um momento especial para essa leitura. Caso as famílias topem um pouco mais de desafio, você pode sugerir que criem, com meias ou com papel, um teatro de fantoches sobre a história, para ser filmado e compartilhado no grupo de WhatsApp da turma e/ou nas redes sociais da escola.