9873
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com excesso de dados

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre resolver problemas com excesso de dados e estimular a percepção de informações relevantes à solução de um problema

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Resolver problemas com excesso de dados;

Estimular a percepção de informações relevantes à solução de um problema;

Levar o aluno a fazer uma analogia com situações do cotidiano onde existem mais informações do que realmente se precisa para resolver um problema.

Conceito-chave

Problema com excesso de dados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Bolas de gude e cartas para simular os brinquedos da atividade principal.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Estimular o aluno a dar exemplos de situações em que tinham mais informações do que necessário para a resolução de um problema no seu cotidiano. Pedir que falem para a turma os exemplos que lembraram

Propósito: Espera-se que o aluno identifique no seu cotidiano situações problemas onde tinha mais informações do que o necessário para a sua solução

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram de alguma situação em suas vidas onde tinham mais informações do que precisavam para a solução do problema?
  • Acham que o exemplo o excesso de informação dificultou chegar ao resultado?
  • Encontraram dificuldade para identificar quais são as informações que são consideradas excesso de dados?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que pede a questão e identifique as informações necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • O que o problema está pedindo?

A professora pode levar para a aula bolas de gude e cartas para que os alunos utilizem durante a resolução do problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Discussão das informações dadas pela questão.

Propósito: Espera-se que o aluno identifique as informações necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • De que maneiras podemos utilizar essas informações para a solução do problema?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades

Propósito: Espera-se que o aluno identifique as possibilidades de resolução do problema

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas sobre Paulo e Joana?
  • De que maneiras podemos utilizar essas informações para a solução do problema?
  • Quais são as informações que poderão nos ajudar a chegar a um resultado?
  • Quais informações não são relevantes para a resolução?
  • As informações que não nos ajuda na questão, dificultam em alguma coisa o bom andamento da resolução?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Deixar o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento deve-se estimular que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final.

Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas apresentadas de resolver.

Propósito: Espera-se que o aluno mostre o resultado encontrado e como chegou a ele

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado encontrado?
  • Com quantas figuras Joana iniciou o jogo?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Vamos identificar por que o resultado diferente?
  • Perceberam que vocês chegaram ao resultado através de caminhos diferentes, exatamente como ocorre na nossa vida prática?

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação:

Sistematizar o funcionamento de um problema com excesso de dados.

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados, que entenda a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para saber selecionar as informações relevantes para a resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para sabermos selecionar as informações necessárias para a sua solução?
  • Vocês verificaram que as informações em excesso não dificultam a resolução do problema?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados e que entenda que assim como ocorre nos problemas matemáticos, pode ocorrer em problemas do seu cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês verificaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?
  • Verificaram a importância de saber selecionar o que realmente importa para solucionar aquele problema?
  • Entenderam que as informações em excesso, quando identificadas como tal, não atrapalham ou dificultam a solução do problema?.
  • Conseguem identificar situações no dia a dia de vocês, em que já se depararam com excesso de informações?.

ATIVIDADE DE RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Espera-se que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado?
  • Como fizeram para identificar as informações que serão úteis para a solução do problema?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Resolver problemas com excesso de dados;

Estimular a percepção de informações relevantes à solução de um problema;

Levar o aluno a fazer uma analogia com situações do cotidiano onde existem mais informações do que realmente se precisa para resolver um problema.

Conceito-chave

Problema com excesso de dados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Bolas de gude e cartas para simular os brinquedos da atividade principal.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Estimular o aluno a dar exemplos de situações em que tinham mais informações do que necessário para a resolução de um problema no seu cotidiano. Pedir que falem para a turma os exemplos que lembraram

Propósito: Espera-se que o aluno identifique no seu cotidiano situações problemas onde tinha mais informações do que o necessário para a sua solução

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram de alguma situação em suas vidas onde tinham mais informações do que precisavam para a solução do problema?
  • Acham que o exemplo o excesso de informação dificultou chegar ao resultado?
  • Encontraram dificuldade para identificar quais são as informações que são consideradas excesso de dados?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que pede a questão e identifique as informações necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • O que o problema está pedindo?

A professora pode levar para a aula bolas de gude e cartas para que os alunos utilizem durante a resolução do problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Discussão das informações dadas pela questão.

Propósito: Espera-se que o aluno identifique as informações necessárias para a solução

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • De que maneiras podemos utilizar essas informações para a solução do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades

Propósito: Espera-se que o aluno identifique as possibilidades de resolução do problema

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas sobre Paulo e Joana?
  • De que maneiras podemos utilizar essas informações para a solução do problema?
  • Quais são as informações que poderão nos ajudar a chegar a um resultado?
  • Quais informações não são relevantes para a resolução?
  • As informações que não nos ajuda na questão, dificultam em alguma coisa o bom andamento da resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Deixar o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento deve-se estimular que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final.

Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas apresentadas de resolver.

Propósito: Espera-se que o aluno mostre o resultado encontrado e como chegou a ele

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado encontrado?
  • Com quantas figuras Joana iniciou o jogo?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Vamos identificar por que o resultado diferente?
  • Perceberam que vocês chegaram ao resultado através de caminhos diferentes, exatamente como ocorre na nossa vida prática?

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação:

Sistematizar o funcionamento de um problema com excesso de dados.

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados, que entenda a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para saber selecionar as informações relevantes para a resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância da leitura e interpretação do enunciado da questão para sabermos selecionar as informações necessárias para a sua solução?
  • Vocês verificaram que as informações em excesso não dificultam a resolução do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Fazer uma análise crítica para identificar as informações foram relevantes para a resolução do problema e quais foram consideradas excesso de dados

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda como funciona um problema com excesso de dados e que entenda que assim como ocorre nos problemas matemáticos, pode ocorrer em problemas do seu cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês verificaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?
  • Verificaram a importância de saber selecionar o que realmente importa para solucionar aquele problema?
  • Entenderam que as informações em excesso, quando identificadas como tal, não atrapalham ou dificultam a solução do problema?.
  • Conseguem identificar situações no dia a dia de vocês, em que já se depararam com excesso de informações?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Espera-se que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas com excesso de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado?
  • Como fizeram para identificar as informações que serão úteis para a solução do problema?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano