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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar em duplas para ler duas cartas de reclamação disponíveis aqui, no Plano. Encaminhe também as etiquetas explicativas, disponíveis aqui. Oriente as duplas a corresponder as etiquetas, referentes aos interlocutores de uma carta de reclamação, às suas respectivas formas nos dois textos (podem escrever ao lado em um Google Doc, ou editar como imagem para sobrepor as etiquetas, ou mesmo recortar, colar e fotografar, conforme as possibilidades). Estabeleça um prazo para que as duplas postem seus trabalhos em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive, ou outros meios possíveis para vocês (e-mail, WhatsApp). Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelo grupo da turma.

Desenvolvimento
Depois de ler as respostas das duplas, faça um compilado e envie um novo áudio com comentários e destaques que você achar pertinentes. Aproveite as Orientações dos Planos para enriquecer seu feedback aos alunos. Por escrito, solicite às duplas que respondam, pensando nas cartas que leram e no feedback que você deu: 1. Quem são os interlocutores dessas cartas?; 2. Por que escolheram escrever para essa pessoa em específico? Estabeleça um prazo para que respondam e postem na pasta do Drive (ou outros meios) e acompanhe seus alunos pelos canais de interação entre vocês.

Fechamento
Após esse processo, leia o que seus alunos escreveram e redija um comentário encerrando esta aula, fazendo uma compilação de aspectos importantes dos interlocutores em uma Carta de Reclamação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula interagindo com seus alunos de modo a verificar as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
Os pronomes de tratamento formais são pouco utilizados no dia a dia da maioria da população, mas há algumas profissões e situações que exigem seu conhecimento. Que tal brincar com esses pronomes em família? Crie uma roleta com os pronomes de tratamento (o tutorial para fazer a atividade online está disponível aqui e é bem fácil). Um dos membros ficará com a tabela completa, aberta no celular, para controlar os pontos e ser o juiz. Os jogadores devem, cada um na sua vez, girar a roleta e sortear um pronome. Então, devem tentar acertar a qual contexto/sujeito ele corresponde (exemplo: Vossa Senhoria - Papa = não corresponde). Quem conseguir acertar mais pares vence o jogo. Peça às famílias que toparem a brincadeira para enviarem fotos ao grupo de WhatsApp da turma!

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA05

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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