Na área externa, as crianças irão observar a própria sombra e as dos colegas e fazer brincadeiras para descobrir mais sobre elas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base:
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática:
Elemento de grande impacto emotivo para as crianças, que gera surpresa, mistério, encanto e diversão.
As crianças em frente à ‘luz e sombra’ realizam diversos gestos em busca do desejo de tocar, capturar e transformar tais fenômenos.
A sombra é uma oportunidade para se conhecer através de sua imagem projetada, que por vezes é privada de informações figurativas. Também é uma forma de conhecer o outro, de maneiras diversas – sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas.
Código: EDI1_14UND04
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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