14296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixos -esa ou -eza

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Emprego dos sufixos -esa ou -eza

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações, a fim de garantir que os alunos tenham condições de realizá-las com autonomia.

- Opcionais: videoaula disponível aqui.

Introdução
Faça uma orientação através de áudio ou vídeo e envie aos alunos pelo WhatsApp, explicando detalhadamente a atividade para dar condições para que os alunos tenham autonomia para realizá-la. Fale para os alunos que eles vão exercitar a escrita de palavras com EZA ou ESA, e relembre as descobertas da aula anterior. Envie o quadro de palavras com ESA e EZA, proposto no primeiro slide do Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que assistam novamente à videoaula proposta na aula anterior, disponível aqui, para realizar a próxima atividade.

Desenvolvimento
Disponibilize, através do WhatsApp, a atividade proposta no segundo slide do Desenvolvimento do plano de aula, e oriente os alunos a copiá-la e responder completando as palavras com S ou Z. Diga que, caso fiquem em dúvida, podem consultar o dicionário. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie a lista de palavras escritas corretamente para que os alunos as comparem com suas respostas e corrijam possíveis erros.

Fechamento
Envie o quadro abaixo e proponha que os alunos o completem utilizando as palavras da atividade anterior, analisem e respondam: quando podemos usar ESA ou EZA na escrita das palavras?

Convite às famílias
Disponibilize aos alunos, pelo WhatsApp, o modelo do jogo da velha proposto no Fechamento da aula, e proponha que convidem os familiares para jogarem juntos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_11ATS02

(EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas