14295
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientar os alunos, a fim de que tenham condições de realizar as tarefas com autonomia.

Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Oriente os alunos, através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, explicando a atividade e oferecendo informações sobre as tarefas propostas para garantir que eles tenham condições de realizar a atividade sozinhos. Diga que eles conhecerão um conto que tem como título Recado de fantasma, da autora Flavia Muniz. Caso seja possível, envie a foto da autora e fale um pouco sobre ela para garantir a aproximação dos alunos com a escritora. Pergunte a eles sobre o que acham que um texto com esse título vai tratar, levantando antecipações sobre o conto a partir das seguintes questões:
     - Com esse título, do que você acha que trata o texto?
     - Qual será o recado de fantasma?
Convide-os a conhecer o conto.

Desenvolvimento
Envie para os alunos o texto Recado de fantasma com lacunas, da forma como está proposta nos slides do Desenvolvimento do plano de aula. Você pode enviar o texto impresso, caso seja possível, e solicitar que os alunos o copiem no caderno, ou pode utilizar o Google Jamboard para enviar pelo WhatsApp ou e-mail e solicitar que os alunos preencham as lacunas. Oriente os alunos sobre a realização da atividade, explicando que eles deverão completar as lacunas do texto utilizando a flexão verbal correta, entre parênteses. Explicite para os alunos que existem duas flexões verbais do mesmo verbo nos parênteses, mas que eles só poderão utilizar uma para completar cada lacuna. Dê um exemplo para possibilitar que os alunos continuem a realização da atividade com autonomia. Oriente os alunos a ler o texto para um familiar, para analisarem a adequação no uso das palavras. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e depois envie um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura em voz alta do texto completo, solicitando que os alunos acompanhem com atenção e analisem a atividade feita para verificar se preencheram o texto com as palavras corretas. Oriente-os a corrigir possíveis erros.

Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio contando para a turma sobre o que aprenderam a respeito da concordância verbal e enviem no grupo de WhatsApp. Oriente que ouçam os áudios dos colega e complementem as suas anotações, caso considerem necessário.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para participarem de uma roda de leitura com o conto Recado de fantasma. Proponha que falem sobre a autora e convidem os familiares a pensar sobre o conto antes da leitura. Depois, diga para que leiam o texto, proporcionando um bom momento de rotina em família.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_07ATS03

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas