14294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientar os alunos, a fim de que tenham condições de realizar as tarefas com autonomia;
Videoaula disponível aqui;
Atividade disponível aqui.

Introdução
Envie para os alunos uma orientação, através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, explicando a atividade e oferecendo informações para que os alunos consigam realizar a tarefa sozinhos. Diga que, nesta atividade, eles irão brincar com o jogo “Dominó de palavras” utilizando o que aprenderam sobre concordância verbal na aula anterior. Retome os conceitos elaborados pelos alunos com a frase “Aprendi que concordância verbal…”. Crie um mural em PowerPoint ou utilize o mural virtual Padlet caso tenha criado na aula anterior. Envie o mural para os alunos e solicite que leiam todas as respostas para compreender mais sobre o tema. Envie para os alunos a videoaula sobre concordância verbal, solicite que assistam e complementam as informações do mural caso percebam que faltam informações sobre o assunto.

Desenvolvimento
Envie a cartela com as peças do dominó para os alunos. Caso seja possível, imprima a cartela na escola e solicite aos familiares que façam a retirada. Caso não seja possível, envie o material pelo WhatsApp ou por e-mail para que os alunos o imprimam ou confeccionem em casa. Para a confecção do jogo, oriente os alunos a desenhar, em uma caixa de papelão, retângulos de 8 cm de comprimento por 5 cm de largura, e escrever as palavras como no modelo. Explique as regras do jogo e oriente que os alunos convidem os familiares para jogarem, formando duplas ou quartetos. Explicite para os alunos que eles precisarão explicar para os demais jogadores como funciona a concordância verbal e as regras do jogo, para que consigam jogar. Oriente que joguem uma ou duas rodadas do jogo e reflitam sobre a organização das peças: quem concorda com quem? Disponibilize um tempo para que os alunos possam jogar e, depois, envie um áudio ou vídeo falando sobre a concordância verbal no jogo.

Fechamento
Proponha aos alunos que analisem o dominó com as peças encaixadas e criem frases com as palavras que se encaixam no jogo.

Convite às famílias
Diga aos alunos que, para realizar a atividade, eles precisam de parceiros para jogar, e proponha que convidem os familiares para um momento de diversão e aprendizagem.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_07ATS02

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas