14294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Cópias do dominó de palavras.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da relação de concordância verbal entre o verbo e o sujeito.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

___________________________. O estudo dos verbos na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2014.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e esclareça acerca de sua finalidade: Exercitar a aplicabilidade da concordância entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração em situações formais de uso da língua.
  • Revise os conhecimentos sobre verbos, pronomes pessoais e sujeito.
  • Conhecem o jogo dominó? Possível resposta: pessoal
  • Podem me dizer em poucas palavras como se jogar o dominó? Possível resposta: O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.

3. Após a declaração do aluno voluntário, anote duas ou três frases no quadro e suscite à turma sobre o conhecimento acerca dos verbos, pronomes e sujeito. Exemplo:

O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Verifique com os alunos o conhecimento prévio que possuem sobre concordância verbal. Questione-os oralmente:
  • O que sabemos sobre concordância verbal? Possível resposta: Concordância é uma combinação entre as palavras. Concordância verbal é a concordância do verbo com os pronomes/ nomes sujeito da frase.
  • Qual a importância em concordar o verbo com o sujeito? Possível resposta: Estabelecer a concordância (número e pessoa) entre o verbo e o sujeito e atender às regras impostas pela gramática da norma culta.
  • Qual elemento da frase é necessário localizar, inicialmente, para estabelecermos a concordância verbal adequadamente ? Possível resposta:

pronomes/nomes sujeitos da frase.

  • Na relação de concordância, quem sofre alteração na sua forma: o verbo ou os pronomes/ nomes sujeitos da oração? Resposta: O verbo.
  • Quais variações (modificações na estrutura da palavra) o verbo precisa fazer para concordar com os pronomes pessoais ou com os nomes sujeitos da frase? Dê exemplos.

Possível resposta: As flexões número-pessoais (terminações verbais).

Exemplo: Os meninos (sujeito) quebraram (verbo) os vasos da sala. Eles quebraram o vaso da sala. Nós quebramos os vasos da sala. etc. ( Levar os alunos a perceberem as terminações verbais de acordo com o pronome/sujeito da frase)

Observação: É possível que alguns alunos sintam alguma dificuldade em responder essas questões. Ajude-os e os leve a compreender a regra básica da concordância.

2. Durante a discussão, anote resumidamente, as observações no quadro branco conforme sugestão no slide.

3. Após o trabalho oral, inicie o jogo para exercitar o que aprenderam na discussão.

4. Pergunte para os alunos: Com a mudança do sujeito para "eles", pronome pessoal da terceira pessoa do plural, qual palavra, na frase, sofreu alteração? Certamente, os alunos dirão que foi o verbo. Ele foi para o plural. Dessa forma podemos concluir que o fato do verbo concordar com o sujeito, chamamos CONCORDÂNCIA VERBAL.

6- Se julgar pertinente, dê outros exemplos.

7- Diga aos alunos que há casos especiais de concordância verbal que serão estudados nos anos posteriores.

OBS. É comum, na fala do português brasileiro coloquial, concordâncias tais como “Os boi vai”. Justificar que a norma culta determina a concordância em número com o sujeito e que em situações formais é o adequado a se usar. Ler “Sintaxe para a educação básica, de Celso Ferrarezi Júnior” para maiores esclarecimentos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Após a sondagem, explique como se dará a aula: Em grupos de quatro alunos, irão jogar o dominó chamado “Vamos concordar?”
  • Distribua as peças do dominó nos grupos e peça que dividam igualmente (caso reste alguma peça, fica no banco de peças). Decidam quem começa e em que direção do grupo irão movimentar-se.

b) Vence o aluno que terminar primeiro suas peças. O grupo pode sugerir qual peça encaixar, caso um dos membros se equivoque.

c) Circule pelos grupo, caso seja necessário intervir.

Materiais complementares: Para fazer as cópias das peças dos dominós coladas em cartolina, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Siga as orientações do slide 4.

Materiais complementares: Para acesso ao gabarito do dominó, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Ainda com as peças encaixadas, peça que revisem com o grupo se todos os encaixes estão de acordo. Como todos os grupos terão as mesmas peças, realize os ajustes necessários sempre questionando as possibilidades que surgirem.
  • Veja a possibilidade de que os alunos completem as frases criando a predicação adequada. Atente para o uso adequado do tempo verbal.
  • Peça que um aluno de cada grupo possa explicar oralmente o que aprendeu sobre o assunto - concordância verbal entre verbos e pronomes pessoais/nomes/sujeitos da oração completando a frase: Concordância verbal é...

Materiais complementares: Caderno de anotações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Cópias do dominó de palavras.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da relação de concordância verbal entre o verbo e o sujeito.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

___________________________. O estudo dos verbos na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e esclareça acerca de sua finalidade: Exercitar a aplicabilidade da concordância entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração em situações formais de uso da língua.
  • Revise os conhecimentos sobre verbos, pronomes pessoais e sujeito.
  • Conhecem o jogo dominó? Possível resposta: pessoal
  • Podem me dizer em poucas palavras como se jogar o dominó? Possível resposta: O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.

3. Após a declaração do aluno voluntário, anote duas ou três frases no quadro e suscite à turma sobre o conhecimento acerca dos verbos, pronomes e sujeito. Exemplo:

O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Verifique com os alunos o conhecimento prévio que possuem sobre concordância verbal. Questione-os oralmente:
  • O que sabemos sobre concordância verbal? Possível resposta: Concordância é uma combinação entre as palavras. Concordância verbal é a concordância do verbo com os pronomes/ nomes sujeito da frase.
  • Qual a importância em concordar o verbo com o sujeito? Possível resposta: Estabelecer a concordância (número e pessoa) entre o verbo e o sujeito e atender às regras impostas pela gramática da norma culta.
  • Qual elemento da frase é necessário localizar, inicialmente, para estabelecermos a concordância verbal adequadamente ? Possível resposta:

pronomes/nomes sujeitos da frase.

  • Na relação de concordância, quem sofre alteração na sua forma: o verbo ou os pronomes/ nomes sujeitos da oração? Resposta: O verbo.
  • Quais variações (modificações na estrutura da palavra) o verbo precisa fazer para concordar com os pronomes pessoais ou com os nomes sujeitos da frase? Dê exemplos.

Possível resposta: As flexões número-pessoais (terminações verbais).

Exemplo: Os meninos (sujeito) quebraram (verbo) os vasos da sala. Eles quebraram o vaso da sala. Nós quebramos os vasos da sala. etc. ( Levar os alunos a perceberem as terminações verbais de acordo com o pronome/sujeito da frase)

Observação: É possível que alguns alunos sintam alguma dificuldade em responder essas questões. Ajude-os e os leve a compreender a regra básica da concordância.

2. Durante a discussão, anote resumidamente, as observações no quadro branco conforme sugestão no slide.

3. Após o trabalho oral, inicie o jogo para exercitar o que aprenderam na discussão.

4. Pergunte para os alunos: Com a mudança do sujeito para "eles", pronome pessoal da terceira pessoa do plural, qual palavra, na frase, sofreu alteração? Certamente, os alunos dirão que foi o verbo. Ele foi para o plural. Dessa forma podemos concluir que o fato do verbo concordar com o sujeito, chamamos CONCORDÂNCIA VERBAL.

6- Se julgar pertinente, dê outros exemplos.

7- Diga aos alunos que há casos especiais de concordância verbal que serão estudados nos anos posteriores.

OBS. É comum, na fala do português brasileiro coloquial, concordâncias tais como “Os boi vai”. Justificar que a norma culta determina a concordância em número com o sujeito e que em situações formais é o adequado a se usar. Ler “Sintaxe para a educação básica, de Celso Ferrarezi Júnior” para maiores esclarecimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Após a sondagem, explique como se dará a aula: Em grupos de quatro alunos, irão jogar o dominó chamado “Vamos concordar?”
  • Distribua as peças do dominó nos grupos e peça que dividam igualmente (caso reste alguma peça, fica no banco de peças). Decidam quem começa e em que direção do grupo irão movimentar-se.

b) Vence o aluno que terminar primeiro suas peças. O grupo pode sugerir qual peça encaixar, caso um dos membros se equivoque.

c) Circule pelos grupo, caso seja necessário intervir.

Materiais complementares: Para fazer as cópias das peças dos dominós coladas em cartolina, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações: Siga as orientações do slide 4.

Materiais complementares: Para acesso ao gabarito do dominó, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Ainda com as peças encaixadas, peça que revisem com o grupo se todos os encaixes estão de acordo. Como todos os grupos terão as mesmas peças, realize os ajustes necessários sempre questionando as possibilidades que surgirem.
  • Veja a possibilidade de que os alunos completem as frases criando a predicação adequada. Atente para o uso adequado do tempo verbal.
  • Peça que um aluno de cada grupo possa explicar oralmente o que aprendeu sobre o assunto - concordância verbal entre verbos e pronomes pessoais/nomes/sujeitos da oração completando a frase: Concordância verbal é...

Materiais complementares: Caderno de anotações.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano