14293
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Oficina de Escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Oficina de Escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades e orientações para os alunos;
Ferramentas de chamada de vídeo como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

- Opcionais: Google Documentos (tutorial disponível aqui).

Dinâmica da atividade
Envie aos alunos uma orientação em vídeo ou áudio informando que eles participarão de uma atividade de produção e compartilhamento de textos.

Realize a atividade proposta no 1º slide  dinâmica da atividade – do plano de aula, enviando aos alunos um conto e uma notícia, antecipadamente, e solicitando que leiam e respondam às questões propostas no slide. Disponibilize um tempo para a atividade e realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom para proporcionar um diálogo sobre os textos. Utilize as orientações do plano original para guiar o diálogo.

Para a realização da atividade proposta no 2º slide  dinâmica da atividade, envie à metade da turma a proposta de transformar pessoas de verdade em títulos de história e, ao restante da turma, o desafio de transformar personagens de contos em manchetes da vida real. Explique a proposta aos alunos através de áudio ou vídeo, utilizando as orientações do plano original. As produções podem ser realizadas utilizando o Google Docs ou Word.

Realize a atividade proposta no 3º slide  dinâmica da atividade, enviando as questões propostas no slide aos alunos e orientando que façam a revisão e enviem o texto produzido. Realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e realize uma revisão coletiva de dois textos, possibilitando um diálogo sobre a produção. Circule todas as produções entre a turma.

Variação da atividade
Utilize as propostas de variação de atividade sugeridas no plano original, garantindo as etapas de leitura e diálogo sobre os textos.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem as suas produções e as produções dos colegas com os familiares.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05ATP01

(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF05LP12) Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas