14293
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Oficina de Escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Oficina de Escrita

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar com narrativas curtas e mais concisas, e potencializar a capacidade de produção escrita por parte dos alunos. O foco da atividade tem relação com o desafio que será apresentado aos estudantes: escrever de modo direto, breve e instigante títulos e manchetes, a partir do “jogo lúdico” entre fantasia e realidade. O campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário

Justificativa: A escrita no 5º ano, com a finalidade de “aprender escrever, escrevendo” tem como proposta a reflexão da própria articulação textual e seus mecanismos organizacionais: a finalidade, as referências, a informatividade, a coerência e a coesão. De forma lúdica, nesse percurso dialógico, ampliarão também - e sobretudo - o conhecimento a respeito dos aspectos linguísticos e composicionais do texto com seus propósitos comunicativos. Além disso, ao participarem de situações de produção do gênero, os estudantes terão possibilidade de alargar as suas experiências como usuários da modalidade escrita da língua, a partir de significativos diálogos e trocas que podem estabelecer na interação com seus pares.

Materiais necessários: caderno, lápis, caneta.

Dificuldades antecipadas:

Embora os acontecimentos ocorridos no ambiente escolar permitam uma maior familiaridade dos alunos com os fatos ligados a esse contexto, é possível que as crianças sintam desafios na elaboração do gênero, uma vez que a produção em trio torna-se mais exigente pelo fato de que precisarão desenvolver uma escuta sensível em relação às ideias coletivas, atentando para a importância da contribuição de todos os integrantes na elaboração do texto. Além disso, os estudantes deverão vivenciar desafios comuns ligados ao uso adequado dos aspectos linguísticos e composicionais do gênero, uma vez que deverão aprender a sequenciar as ideias de modo coerente, selecionar palavras adequadas para a elaboração de frases/períodos, fazer uso de recursos de substituição, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Organize a turma em dois grupos, A e B.
  • Peça, na aula anterior, como lição de casa, que um grupo de alunos selecione histórias que aconteceram na vida real, na escola, na família, no bairro ou perfil de pessoas e amigos, e outro grupo deve selecionar contos da preferência dos estudantes. Em seguida, peça que escrevam no caderno informações acerca das histórias selecionadas para socialização na aula da oficina de escrita.

Orientações:

  • Organize a classe em dois grandes grupos.
  • Peça aos alunos que peguem os cadernos para comentar brevemente, na classe, as anotações que escreveram na lição de casa.
  • Estimule a turma a prestar atenção nas informações apresentadas por todos da classe para, juntos, refletirem acerca das questões do abordadas no slide.
  • Explique que, após essa breve conversa, todos deverão ficar atentos à próxima etapa da aula, escutando as instruções, pois, na atividade, irão participar de uma “ troca”.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Preparação:

  • Mantenha a classe em grupos, conforme foi organizado nas etapas anteriores.
  • Definido os dois grandes grupos, separe para o Lado A histórias que aconteceram na vida real bem próximos do aluno, na escola, na família, no bairro ou perfil de pessoas, amigos. Para o Lado B, contos da preferência dos alunos.

Orientações:

  • Explique aos alunos a tarefa destinada a cada grupo, a partir das histórias selecionadas por eles:

GRUPO A: Transformar pessoas de verdade - Em títulos de histórias.

GRUPO B: Transformar personagens em vida real - Em manchetes!

2) Solicite que os alunos produzam os títulos e as manchetes dos textos, considerando as propostas apresentadas para cada equipe.

3) Após a produção dos títulos e das manchetes, peça aos alunos que desenvolvam a finalização da atividade: divulgar lado a lado o troca-troca: pessoas como personagens (títulos) será tarefa para o grupo B, e para o grupo A, personagens como pessoas (manchetes).

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação:

Mantenha a classe em grupos, conforme foi feito na primeira etapa da aula.

Orientações:

  • Solicite que os grupos analisem o texto produzido, considerando os critérios apresentados no slide.
  • Abra espaço para que os alunos expressem as suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Elabore curiosidades sobre acontecimentos que mobilizaram toda a comunidade escolar e viraram notícias.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Elabore notícias a partir de acontecimentos engraçados e pouco prováveis de ocorrerem na vida real.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente aos alunos imagens curiosas para que, a partir delas, eles produzam narrativas que virem notícia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar com narrativas curtas e mais concisas, e potencializar a capacidade de produção escrita por parte dos alunos. O foco da atividade tem relação com o desafio que será apresentado aos estudantes: escrever de modo direto, breve e instigante títulos e manchetes, a partir do “jogo lúdico” entre fantasia e realidade. O campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário

Justificativa: A escrita no 5º ano, com a finalidade de “aprender escrever, escrevendo” tem como proposta a reflexão da própria articulação textual e seus mecanismos organizacionais: a finalidade, as referências, a informatividade, a coerência e a coesão. De forma lúdica, nesse percurso dialógico, ampliarão também - e sobretudo - o conhecimento a respeito dos aspectos linguísticos e composicionais do texto com seus propósitos comunicativos. Além disso, ao participarem de situações de produção do gênero, os estudantes terão possibilidade de alargar as suas experiências como usuários da modalidade escrita da língua, a partir de significativos diálogos e trocas que podem estabelecer na interação com seus pares.

Materiais necessários: caderno, lápis, caneta.

Dificuldades antecipadas:

Embora os acontecimentos ocorridos no ambiente escolar permitam uma maior familiaridade dos alunos com os fatos ligados a esse contexto, é possível que as crianças sintam desafios na elaboração do gênero, uma vez que a produção em trio torna-se mais exigente pelo fato de que precisarão desenvolver uma escuta sensível em relação às ideias coletivas, atentando para a importância da contribuição de todos os integrantes na elaboração do texto. Além disso, os estudantes deverão vivenciar desafios comuns ligados ao uso adequado dos aspectos linguísticos e composicionais do gênero, uma vez que deverão aprender a sequenciar as ideias de modo coerente, selecionar palavras adequadas para a elaboração de frases/períodos, fazer uso de recursos de substituição, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Organize a turma em dois grupos, A e B.
  • Peça, na aula anterior, como lição de casa, que um grupo de alunos selecione histórias que aconteceram na vida real, na escola, na família, no bairro ou perfil de pessoas e amigos, e outro grupo deve selecionar contos da preferência dos estudantes. Em seguida, peça que escrevam no caderno informações acerca das histórias selecionadas para socialização na aula da oficina de escrita.

Orientações:

  • Organize a classe em dois grandes grupos.
  • Peça aos alunos que peguem os cadernos para comentar brevemente, na classe, as anotações que escreveram na lição de casa.
  • Estimule a turma a prestar atenção nas informações apresentadas por todos da classe para, juntos, refletirem acerca das questões do abordadas no slide.
  • Explique que, após essa breve conversa, todos deverão ficar atentos à próxima etapa da aula, escutando as instruções, pois, na atividade, irão participar de uma “ troca”.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Preparação:

  • Mantenha a classe em grupos, conforme foi organizado nas etapas anteriores.
  • Definido os dois grandes grupos, separe para o Lado A histórias que aconteceram na vida real bem próximos do aluno, na escola, na família, no bairro ou perfil de pessoas, amigos. Para o Lado B, contos da preferência dos alunos.

Orientações:

  • Explique aos alunos a tarefa destinada a cada grupo, a partir das histórias selecionadas por eles:

GRUPO A: Transformar pessoas de verdade - Em títulos de histórias.

GRUPO B: Transformar personagens em vida real - Em manchetes!

2) Solicite que os alunos produzam os títulos e as manchetes dos textos, considerando as propostas apresentadas para cada equipe.

3) Após a produção dos títulos e das manchetes, peça aos alunos que desenvolvam a finalização da atividade: divulgar lado a lado o troca-troca: pessoas como personagens (títulos) será tarefa para o grupo B, e para o grupo A, personagens como pessoas (manchetes).

Slide Plano Aula

Preparação:

Mantenha a classe em grupos, conforme foi feito na primeira etapa da aula.

Orientações:

  • Solicite que os grupos analisem o texto produzido, considerando os critérios apresentados no slide.
  • Abra espaço para que os alunos expressem as suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção.
Slide Plano Aula

Orientações:

Elabore curiosidades sobre acontecimentos que mobilizaram toda a comunidade escolar e viraram notícias.

Slide Plano Aula

Orientações:

Elabore notícias a partir de acontecimentos engraçados e pouco prováveis de ocorrerem na vida real.

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente aos alunos imagens curiosas para que, a partir delas, eles produzam narrativas que virem notícia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Produção de textos do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano