14292
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade da aula, por meio de áudio, vídeo ou mensagem de texto. Explicite para os alunos que eles lerão reportagens, e retome as características do gênero, trabalhadas nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Envie a atividade à turma e solicite que completem os títulos das reportagens, substituindo as interrogações por palavras. Oriente que leiam a linha fina para propor as palavras que completam os títulos. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula. Envie os títulos e linhas finas completas, como sugerido no slide 2 da Introdução, e solicite que os alunos os comparem com suas respostas.

Desenvolvimento
Diga aos alunos, nas orientações, que eles criarão título e linha fina para uma reportagem a partir de uma imagem. Relembre a função do título em uma reportagem, deixando claro que o mesmo deve chamar a atenção de forma inusitada para despertar o interesse do leitor pela leitura, e retome o tempo verbal utilizado nos títulos de reportagens, dando exemplos de títulos lidos nas aulas anteriores. Envie aos alunos as imagens propostas no slide do Desenvolvimento da aula, disponíveis aqui, orientando que as analisem e escolham uma para criar o título e a linha fina. Proponha que reflitam sobre a imagem e imaginem de que tema ela trata. Sugira que mostrem a imagem aos familiares e dialoguem sobre o tema ali tratado. Proponha que produzam um título e uma linha fina para a reportagem a partir da imagem. Utilize as orientações sugeridas no Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que os alunos enviem suas produções e circule-as entre os demais para que todos conheçam as produções dos colegas.

Fechamento
Proponha aos alunos que anotem o que aprenderam com a atividade, respondendo as questões propostas no slide do Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem a imagem escolhida com os familiares e dialoguem com eles sobre o tema. Depois, proponha que compartilhem suas produções e peçam a opinião deles.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04SQA06

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas