Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Por: Isabel Cossalter
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, folhas de atividades, folhas sulfite, canetas coloridas, lápis, borracha, tesoura e cola.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.
Dificuldades antecipadas:
Algumas dificuldades podem ser observadas durante a realização das atividades, como por exemplo, a escolha ou variação de palavras adequadas para construir as frases e textos. Uma boa estratégia para situações desse tipo consiste em organizar grupos heterogêneos em termos de “competências pedagógicas e socioemocionais”, de modo que as crianças que se saem melhor nas tarefas de leitura, interpretação e produção de textos possam apoiar os colegas que precisam de ajuda na elaboração da manchete e da linha fina. Da mesma maneira, as outras tarefas (colagem, recorte, caligrafia, contorno de letras) podem ser distribuídas de forma que todos colaborem e sejam responsáveis pelo trabalho.
Referências sobre o assunto:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.
2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
3. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi lido.
Materiais complementares:
Fonte: “ Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
Fonte: “ Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
Fonte: “ Nada na língua é por acaso, Marcos Bagno. disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
Fonte: “Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, Ana Luiza Basilio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 28 de setembro de 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Projete o slide e leia os títulos com os grupos de trabalho.
- Entregue a folha de atividade aos alunos (clique aqui).
- Peça que escolham palavras com as quais possam completar os títulos. Chame a atenção da turma para a importância da leitura da linha fina, pois ela complementa a informação do título e dá dicas sobre quais palavras podem expressar com mais exatidão a intencionalidade do autor do texto.
- Determine um tempo de três minutos para a realização da atividade e circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas.
- Abra a discussão e solicite que cada grupo apresente suas respostas. Comente-as junto com o grupo, observando se as respostas conciliam a mensagem enunciada pelo o título e linha fina. Valorize o trabalho realizado pelos alunos, considere correta qualquer palavra que tenha conferido sentido aos títulos.
- Apresente o slide com os títulos e linhas finas originais e peça a alguns alunos que as leiam em voz alta.
- Peça a ajuda das crianças para fazer um exercício de comparação entre as palavras escolhidas para completar as lacunas e as que pertencem aos os títulos originais:
a. Quais pistas o texto fornece para nos auxiliar a escolher a palavra que completa a lacuna? Observe a palavra que vem antes e depois da lacuna e verifique se a palavra escolhida para preenchê-la confere sentido ao texto.
b. Quais classes de palavras aparecem? Há verbos? Substantivos? Adjetivos? Verbos nos dois primeiros títulos e substantivo no terceiro.
c. A maioria dos verbos estão em qual tempo? A maioria dos verbos estão no tempo presente.
d. Por que isso acontece? Isso ocorre com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.
Professor, observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.
9. Encerre esta etapa da aula elaborando oralmente uma breve conclusão coletiva com os alunos. A conclusão deve conter os seguintes elementos:
- O título e a linha fina complementam-se mutuamente na função de atrair a atenção do leitor e oferecer a ele uma breve explicação do assunto a ser abordado na notícia ou reportagem.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Projete o slide e leia os títulos com os grupos de trabalho.
- Entregue a folha de atividade aos alunos (clique aqui).
- Peça que escolham palavras com as quais possam completar os títulos. Chame a atenção da turma para a importância da leitura da linha fina, pois ela complementa a informação do título e dá dicas sobre quais palavras podem expressar com mais exatidão a intencionalidade do autor do texto.
- Determine um tempo de três minutos para a realização da atividade e circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas.
- Abra a discussão e solicite que cada grupo apresente suas respostas. Comente-as junto com o grupo, observando se as respostas conciliam a mensagem enunciada pelo o título e linha fina. Valorize o trabalho realizado pelos alunos, considere correta qualquer palavra que tenha conferido sentido aos títulos.
- Apresente o slide com os títulos e linhas finas originais e peça a alguns alunos que as leiam em voz alta.
- Peça a ajuda das crianças para fazer um exercício de comparação entre as palavras escolhidas para completar as lacunas e as que pertencem aos os títulos originais:
a. Quais pistas o texto fornece para nos auxiliar a escolher a palavra que completa a lacuna? Observe a palavra que vem antes e depois da lacuna e verifique se a palavra escolhida para preenchê-la confere sentido ao texto.
b. Quais classes de palavras aparecem? Há verbos? Substantivos? Adjetivos? Verbos nos dois primeiros títulos e substantivo no terceiro.
c. A maioria dos verbos estão em qual tempo? A maioria dos verbos estão no tempo presente.
d. Por que isso acontece? Isso ocorre com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.
Professor, observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.
9. Encerre esta etapa da aula elaborando oralmente uma breve conclusão coletiva com os alunos. A conclusão deve conter os seguintes elementos:
- O título e a linha fina complementam-se mutuamente na função de atrair a atenção do leitor e oferecer a ele uma breve explicação do assunto a ser abordado na notícia ou reportagem.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos (5 minutos para conversar sobre os significados do verbo + 10 para o brainstorming + 12 para elaborar manchete e linha fina + 3 para passar a limpo).
Orientações:
- Proponha à turma um exercício de criação de títulos e linhas finas a partir de imagens.
- Projete e entregue para os grupos as imagens impressas (clique aqui) e duas folhas de sulfite.
- Antecipadamente, pesquise informações a respeito do tema de cada uma das imagens no slide.
- Use 10 minutos iniciais para fazer uma breve exploração, junto aos alunos, a respeito dos possíveis conteúdos dos assuntos sugeridos pelas imagens apresentadas. O objetivo desta etapa é, mesmo que brevemente, prover os alunos de novas informações para que suas produções não se limitem ao senso comum ou mesmo a possíveis informações equivocadas - lembre que uma das das características do título de um texto jornalístico é a de chamar a atenção do leitor, preferencialmente de forma inusitada, para o texto que o segue.
- Terminados os 10 minutos, apresente as instruções para a realização da atividade em grupo:
- Imaginem que vocês precisam escrever uma reportagem. Sobre qual dessas imagens ou assuntos seria? Para qual tipo de público?
- Depois que fizerem a escolha da imagem e tema, vocês irão criar um título e uma linha fina relativos à imagem escolhida. Discutam as ideias e propostas de elaboração dos textos, decidam em grupo o que fazer.
- Escrevam a lápis, assim ficará mais fácil realizar as correções. Usem uma das folhas de sulfite para fazer a elaboração coletiva.
- Estejam atentos também ao tempo verbal normalmente utilizado nos títulos e linhas finas, bem como à concordância: pessoa e tempo devem estar de acordo.
- Quando forem passar a limpo, lembrem-se de colar a imagem com capricho, usar cores e letras de tamanhos diferentes e aproveitar bem o espaço da folha.
- Estabeleça 12 minutos para a elaboração do título e da linha fina e mais 3 minutos para passá-las a limpo.
- Circule pelos grupos para acompanhar o desenvolvimento da atividade, esclarecer dúvidas e fazer correções.
- Avise as crianças quando o tempo de elaboração se esgotar e peça que passem a limpo o trabalho. Relembre a orientação já dada sobre o aproveitamento do espaço da folha, o capricho para colar a imagem, o uso de cores e de letras de tamanhos diferentes na hora de escrever a versão final do título e da linha fina.
- Defina um local para exposição dos trabalhos e estabeleça que os alunos os deixem ali na medida em que forem sendo finalizados.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reúna a turma para um momento de observação dos títulos e linhas finas elaborados.
- Solicite que cada grupo apresente o seu trabalho.
- Analise junto com as crianças se os verbos que foram usados nos títulos e linhas finas estão no presente. Espera-se que sim.
Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.
- Aprecie os trabalhos junto com as crianças e deixe que comentem os títulos e linhas finas que considerarem mais curiosos, interessantes, divertidos e adequados.
- Encerre a aula relembrando aos alunos os seguintes aspectos, de acordo com a conclusão coletiva elaborada na atividade de introdução:
a. A função do verbo como articulador entre as diferentes informações de um texto (o verbo permite ao leitor compreender como se desenvolvem os eventos em um texto e a situá-los no tempo, em relação ao momento em que seu discurso é produzido).
b. O tempo verbal (presente) que normalmente é encontrado nos títulos e linha finas com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.
c. A importância de, ao redigir um texto, saber escolher palavras que atendam às suas intenções comunicativas como uma das estratégias do escritor para alcançar seus objetivos com esse ato comunicativo.
- Deixe as produções dos alunos expostas, preferencialmente em um local da escola onde possam ser lidas por crianças de outras turmas, professores e funcionários. É uma maneira de valorizar o trabalho de criação da turma, despertar interesse pela leitura nas pessoas que circulam pelo lugar e dar à escrita uma função social, ainda que seja em torno de títulos e linhas finas “fictícias”, baseadas em imagens que não fazem parte de reportagens que foram de fato publicadas.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade da aula, por meio de áudio, vídeo ou mensagem de texto. Explicite para os alunos que eles lerão reportagens, e retome as características do gênero, trabalhadas nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Envie a atividade à turma e solicite que completem os títulos das reportagens, substituindo as interrogações por palavras. Oriente que leiam a linha fina para propor as palavras que completam os títulos. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula. Envie os títulos e linhas finas completas, como sugerido no slide 2 da Introdução, e solicite que os alunos os comparem com suas respostas.
Desenvolvimento
Diga aos alunos, nas orientações, que eles criarão título e linha fina para uma reportagem a partir de uma imagem. Relembre a função do título em uma reportagem, deixando claro que o mesmo deve chamar a atenção de forma inusitada para despertar o interesse do leitor pela leitura, e retome o tempo verbal utilizado nos títulos de reportagens, dando exemplos de títulos lidos nas aulas anteriores. Envie aos alunos as imagens propostas no slide do Desenvolvimento da aula, disponíveis aqui, orientando que as analisem e escolham uma para criar o título e a linha fina. Proponha que reflitam sobre a imagem e imaginem de que tema ela trata. Sugira que mostrem a imagem aos familiares e dialoguem sobre o tema ali tratado. Proponha que produzam um título e uma linha fina para a reportagem a partir da imagem. Utilize as orientações sugeridas no Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que os alunos enviem suas produções e circule-as entre os demais para que todos conheçam as produções dos colegas.
Fechamento
Proponha aos alunos que anotem o que aprenderam com a atividade, respondendo as questões propostas no slide do Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem a imagem escolhida com os familiares e dialoguem com eles sobre o tema. Depois, proponha que compartilhem suas produções e peçam a opinião deles.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos
Finalidade da aula: Compreender de que maneira a escolha de determinada palavra altera o sentido e o efeito que se pretende causar em um texto, no caso, o título e a linha fina de um texto jornalístico.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de texto
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF35LP16)
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.