14292
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, folhas de atividades, folhas sulfite, canetas coloridas, lápis, borracha, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

Algumas dificuldades podem ser observadas durante a realização das atividades, como por exemplo, a escolha ou variação de palavras adequadas para construir as frases e textos. Uma boa estratégia para situações desse tipo consiste em organizar grupos heterogêneos em termos de “competências pedagógicas e socioemocionais”, de modo que as crianças que se saem melhor nas tarefas de leitura, interpretação e produção de textos possam apoiar os colegas que precisam de ajuda na elaboração da manchete e da linha fina. Da mesma maneira, as outras tarefas (colagem, recorte, caligrafia, contorno de letras) podem ser distribuídas de forma que todos colaborem e sejam responsáveis pelo trabalho.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.

3. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi lido.

Materiais complementares:

Fonte: “ Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Fonte: “ Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Fonte: “ Nada na língua é por acaso, Marcos Bagno. disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Fonte: “Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, Ana Luiza Basilio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 28 de setembro de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia os títulos com os grupos de trabalho.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos (clique aqui).
  • Peça que escolham palavras com as quais possam completar os títulos. Chame a atenção da turma para a importância da leitura da linha fina, pois ela complementa a informação do título e dá dicas sobre quais palavras podem expressar com mais exatidão a intencionalidade do autor do texto.
  • Determine um tempo de três minutos para a realização da atividade e circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas.
  • Abra a discussão e solicite que cada grupo apresente suas respostas. Comente-as junto com o grupo, observando se as respostas conciliam a mensagem enunciada pelo o título e linha fina. Valorize o trabalho realizado pelos alunos, considere correta qualquer palavra que tenha conferido sentido aos títulos.
  • Apresente o slide com os títulos e linhas finas originais e peça a alguns alunos que as leiam em voz alta.
  • Peça a ajuda das crianças para fazer um exercício de comparação entre as palavras escolhidas para completar as lacunas e as que pertencem aos os títulos originais:

a. Quais pistas o texto fornece para nos auxiliar a escolher a palavra que completa a lacuna? Observe a palavra que vem antes e depois da lacuna e verifique se a palavra escolhida para preenchê-la confere sentido ao texto.

b. Quais classes de palavras aparecem? Há verbos? Substantivos? Adjetivos? Verbos nos dois primeiros títulos e substantivo no terceiro.

c. A maioria dos verbos estão em qual tempo? A maioria dos verbos estão no tempo presente.

d. Por que isso acontece? Isso ocorre com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.

Professor, observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

9. Encerre esta etapa da aula elaborando oralmente uma breve conclusão coletiva com os alunos. A conclusão deve conter os seguintes elementos:

  • O título e a linha fina complementam-se mutuamente na função de atrair a atenção do leitor e oferecer a ele uma breve explicação do assunto a ser abordado na notícia ou reportagem.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia os títulos com os grupos de trabalho.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos (clique aqui).
  • Peça que escolham palavras com as quais possam completar os títulos. Chame a atenção da turma para a importância da leitura da linha fina, pois ela complementa a informação do título e dá dicas sobre quais palavras podem expressar com mais exatidão a intencionalidade do autor do texto.
  • Determine um tempo de três minutos para a realização da atividade e circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas.
  • Abra a discussão e solicite que cada grupo apresente suas respostas. Comente-as junto com o grupo, observando se as respostas conciliam a mensagem enunciada pelo o título e linha fina. Valorize o trabalho realizado pelos alunos, considere correta qualquer palavra que tenha conferido sentido aos títulos.
  • Apresente o slide com os títulos e linhas finas originais e peça a alguns alunos que as leiam em voz alta.
  • Peça a ajuda das crianças para fazer um exercício de comparação entre as palavras escolhidas para completar as lacunas e as que pertencem aos os títulos originais:

a. Quais pistas o texto fornece para nos auxiliar a escolher a palavra que completa a lacuna? Observe a palavra que vem antes e depois da lacuna e verifique se a palavra escolhida para preenchê-la confere sentido ao texto.

b. Quais classes de palavras aparecem? Há verbos? Substantivos? Adjetivos? Verbos nos dois primeiros títulos e substantivo no terceiro.

c. A maioria dos verbos estão em qual tempo? A maioria dos verbos estão no tempo presente.

d. Por que isso acontece? Isso ocorre com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.

Professor, observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

9. Encerre esta etapa da aula elaborando oralmente uma breve conclusão coletiva com os alunos. A conclusão deve conter os seguintes elementos:

  • O título e a linha fina complementam-se mutuamente na função de atrair a atenção do leitor e oferecer a ele uma breve explicação do assunto a ser abordado na notícia ou reportagem.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos (5 minutos para conversar sobre os significados do verbo + 10 para o brainstorming + 12 para elaborar manchete e linha fina + 3 para passar a limpo).

Orientações:

  • Proponha à turma um exercício de criação de títulos e linhas finas a partir de imagens.
  • Projete e entregue para os grupos as imagens impressas (clique aqui) e duas folhas de sulfite.
  • Antecipadamente, pesquise informações a respeito do tema de cada uma das imagens no slide.
  • Use 10 minutos iniciais para fazer uma breve exploração, junto aos alunos, a respeito dos possíveis conteúdos dos assuntos sugeridos pelas imagens apresentadas. O objetivo desta etapa é, mesmo que brevemente, prover os alunos de novas informações para que suas produções não se limitem ao senso comum ou mesmo a possíveis informações equivocadas - lembre que uma das das características do título de um texto jornalístico é a de chamar a atenção do leitor, preferencialmente de forma inusitada, para o texto que o segue.
  • Terminados os 10 minutos, apresente as instruções para a realização da atividade em grupo:
  • Imaginem que vocês precisam escrever uma reportagem. Sobre qual dessas imagens ou assuntos seria? Para qual tipo de público?
  • Depois que fizerem a escolha da imagem e tema, vocês irão criar um título e uma linha fina relativos à imagem escolhida. Discutam as ideias e propostas de elaboração dos textos, decidam em grupo o que fazer.
  • Escrevam a lápis, assim ficará mais fácil realizar as correções. Usem uma das folhas de sulfite para fazer a elaboração coletiva.
  • Estejam atentos também ao tempo verbal normalmente utilizado nos títulos e linhas finas, bem como à concordância: pessoa e tempo devem estar de acordo.
  • Quando forem passar a limpo, lembrem-se de colar a imagem com capricho, usar cores e letras de tamanhos diferentes e aproveitar bem o espaço da folha.
  • Estabeleça 12 minutos para a elaboração do título e da linha fina e mais 3 minutos para passá-las a limpo.
  • Circule pelos grupos para acompanhar o desenvolvimento da atividade, esclarecer dúvidas e fazer correções.
  • Avise as crianças quando o tempo de elaboração se esgotar e peça que passem a limpo o trabalho. Relembre a orientação já dada sobre o aproveitamento do espaço da folha, o capricho para colar a imagem, o uso de cores e de letras de tamanhos diferentes na hora de escrever a versão final do título e da linha fina.
  • Defina um local para exposição dos trabalhos e estabeleça que os alunos os deixem ali na medida em que forem sendo finalizados.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reúna a turma para um momento de observação dos títulos e linhas finas elaborados.
  • Solicite que cada grupo apresente o seu trabalho.
  • Analise junto com as crianças se os verbos que foram usados nos títulos e linhas finas estão no presente. Espera-se que sim.

Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

  • Aprecie os trabalhos junto com as crianças e deixe que comentem os títulos e linhas finas que considerarem mais curiosos, interessantes, divertidos e adequados.
  • Encerre a aula relembrando aos alunos os seguintes aspectos, de acordo com a conclusão coletiva elaborada na atividade de introdução:

a. A função do verbo como articulador entre as diferentes informações de um texto (o verbo permite ao leitor compreender como se desenvolvem os eventos em um texto e a situá-los no tempo, em relação ao momento em que seu discurso é produzido).

b. O tempo verbal (presente) que normalmente é encontrado nos títulos e linha finas com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.

c. A importância de, ao redigir um texto, saber escolher palavras que atendam às suas intenções comunicativas como uma das estratégias do escritor para alcançar seus objetivos com esse ato comunicativo.

  • Deixe as produções dos alunos expostas, preferencialmente em um local da escola onde possam ser lidas por crianças de outras turmas, professores e funcionários. É uma maneira de valorizar o trabalho de criação da turma, despertar interesse pela leitura nas pessoas que circulam pelo lugar e dar à escrita uma função social, ainda que seja em torno de títulos e linhas finas “fictícias”, baseadas em imagens que não fazem parte de reportagens que foram de fato publicadas.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, folhas de atividades, folhas sulfite, canetas coloridas, lápis, borracha, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

Algumas dificuldades podem ser observadas durante a realização das atividades, como por exemplo, a escolha ou variação de palavras adequadas para construir as frases e textos. Uma boa estratégia para situações desse tipo consiste em organizar grupos heterogêneos em termos de “competências pedagógicas e socioemocionais”, de modo que as crianças que se saem melhor nas tarefas de leitura, interpretação e produção de textos possam apoiar os colegas que precisam de ajuda na elaboração da manchete e da linha fina. Da mesma maneira, as outras tarefas (colagem, recorte, caligrafia, contorno de letras) podem ser distribuídas de forma que todos colaborem e sejam responsáveis pelo trabalho.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.

3. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi lido.

Materiais complementares:

Fonte: “ Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Fonte: “ Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Fonte: “ Nada na língua é por acaso, Marcos Bagno. disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Fonte: “Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, Ana Luiza Basilio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 28 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia os títulos com os grupos de trabalho.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos (clique aqui).
  • Peça que escolham palavras com as quais possam completar os títulos. Chame a atenção da turma para a importância da leitura da linha fina, pois ela complementa a informação do título e dá dicas sobre quais palavras podem expressar com mais exatidão a intencionalidade do autor do texto.
  • Determine um tempo de três minutos para a realização da atividade e circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas.
  • Abra a discussão e solicite que cada grupo apresente suas respostas. Comente-as junto com o grupo, observando se as respostas conciliam a mensagem enunciada pelo o título e linha fina. Valorize o trabalho realizado pelos alunos, considere correta qualquer palavra que tenha conferido sentido aos títulos.
  • Apresente o slide com os títulos e linhas finas originais e peça a alguns alunos que as leiam em voz alta.
  • Peça a ajuda das crianças para fazer um exercício de comparação entre as palavras escolhidas para completar as lacunas e as que pertencem aos os títulos originais:

a. Quais pistas o texto fornece para nos auxiliar a escolher a palavra que completa a lacuna? Observe a palavra que vem antes e depois da lacuna e verifique se a palavra escolhida para preenchê-la confere sentido ao texto.

b. Quais classes de palavras aparecem? Há verbos? Substantivos? Adjetivos? Verbos nos dois primeiros títulos e substantivo no terceiro.

c. A maioria dos verbos estão em qual tempo? A maioria dos verbos estão no tempo presente.

d. Por que isso acontece? Isso ocorre com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.

Professor, observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

9. Encerre esta etapa da aula elaborando oralmente uma breve conclusão coletiva com os alunos. A conclusão deve conter os seguintes elementos:

  • O título e a linha fina complementam-se mutuamente na função de atrair a atenção do leitor e oferecer a ele uma breve explicação do assunto a ser abordado na notícia ou reportagem.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia os títulos com os grupos de trabalho.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos (clique aqui).
  • Peça que escolham palavras com as quais possam completar os títulos. Chame a atenção da turma para a importância da leitura da linha fina, pois ela complementa a informação do título e dá dicas sobre quais palavras podem expressar com mais exatidão a intencionalidade do autor do texto.
  • Determine um tempo de três minutos para a realização da atividade e circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho e esclarecer dúvidas.
  • Abra a discussão e solicite que cada grupo apresente suas respostas. Comente-as junto com o grupo, observando se as respostas conciliam a mensagem enunciada pelo o título e linha fina. Valorize o trabalho realizado pelos alunos, considere correta qualquer palavra que tenha conferido sentido aos títulos.
  • Apresente o slide com os títulos e linhas finas originais e peça a alguns alunos que as leiam em voz alta.
  • Peça a ajuda das crianças para fazer um exercício de comparação entre as palavras escolhidas para completar as lacunas e as que pertencem aos os títulos originais:

a. Quais pistas o texto fornece para nos auxiliar a escolher a palavra que completa a lacuna? Observe a palavra que vem antes e depois da lacuna e verifique se a palavra escolhida para preenchê-la confere sentido ao texto.

b. Quais classes de palavras aparecem? Há verbos? Substantivos? Adjetivos? Verbos nos dois primeiros títulos e substantivo no terceiro.

c. A maioria dos verbos estão em qual tempo? A maioria dos verbos estão no tempo presente.

d. Por que isso acontece? Isso ocorre com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.

Professor, observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

9. Encerre esta etapa da aula elaborando oralmente uma breve conclusão coletiva com os alunos. A conclusão deve conter os seguintes elementos:

  • O título e a linha fina complementam-se mutuamente na função de atrair a atenção do leitor e oferecer a ele uma breve explicação do assunto a ser abordado na notícia ou reportagem.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos (5 minutos para conversar sobre os significados do verbo + 10 para o brainstorming + 12 para elaborar manchete e linha fina + 3 para passar a limpo).

Orientações:

  • Proponha à turma um exercício de criação de títulos e linhas finas a partir de imagens.
  • Projete e entregue para os grupos as imagens impressas (clique aqui) e duas folhas de sulfite.
  • Antecipadamente, pesquise informações a respeito do tema de cada uma das imagens no slide.
  • Use 10 minutos iniciais para fazer uma breve exploração, junto aos alunos, a respeito dos possíveis conteúdos dos assuntos sugeridos pelas imagens apresentadas. O objetivo desta etapa é, mesmo que brevemente, prover os alunos de novas informações para que suas produções não se limitem ao senso comum ou mesmo a possíveis informações equivocadas - lembre que uma das das características do título de um texto jornalístico é a de chamar a atenção do leitor, preferencialmente de forma inusitada, para o texto que o segue.
  • Terminados os 10 minutos, apresente as instruções para a realização da atividade em grupo:
  • Imaginem que vocês precisam escrever uma reportagem. Sobre qual dessas imagens ou assuntos seria? Para qual tipo de público?
  • Depois que fizerem a escolha da imagem e tema, vocês irão criar um título e uma linha fina relativos à imagem escolhida. Discutam as ideias e propostas de elaboração dos textos, decidam em grupo o que fazer.
  • Escrevam a lápis, assim ficará mais fácil realizar as correções. Usem uma das folhas de sulfite para fazer a elaboração coletiva.
  • Estejam atentos também ao tempo verbal normalmente utilizado nos títulos e linhas finas, bem como à concordância: pessoa e tempo devem estar de acordo.
  • Quando forem passar a limpo, lembrem-se de colar a imagem com capricho, usar cores e letras de tamanhos diferentes e aproveitar bem o espaço da folha.
  • Estabeleça 12 minutos para a elaboração do título e da linha fina e mais 3 minutos para passá-las a limpo.
  • Circule pelos grupos para acompanhar o desenvolvimento da atividade, esclarecer dúvidas e fazer correções.
  • Avise as crianças quando o tempo de elaboração se esgotar e peça que passem a limpo o trabalho. Relembre a orientação já dada sobre o aproveitamento do espaço da folha, o capricho para colar a imagem, o uso de cores e de letras de tamanhos diferentes na hora de escrever a versão final do título e da linha fina.
  • Defina um local para exposição dos trabalhos e estabeleça que os alunos os deixem ali na medida em que forem sendo finalizados.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reúna a turma para um momento de observação dos títulos e linhas finas elaborados.
  • Solicite que cada grupo apresente o seu trabalho.
  • Analise junto com as crianças se os verbos que foram usados nos títulos e linhas finas estão no presente. Espera-se que sim.

Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros (manchete 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

  • Aprecie os trabalhos junto com as crianças e deixe que comentem os títulos e linhas finas que considerarem mais curiosos, interessantes, divertidos e adequados.
  • Encerre a aula relembrando aos alunos os seguintes aspectos, de acordo com a conclusão coletiva elaborada na atividade de introdução:

a. A função do verbo como articulador entre as diferentes informações de um texto (o verbo permite ao leitor compreender como se desenvolvem os eventos em um texto e a situá-los no tempo, em relação ao momento em que seu discurso é produzido).

b. O tempo verbal (presente) que normalmente é encontrado nos títulos e linha finas com a intenção de atrair o leitor com uma afirmação a respeito de um assunto do presente.

c. A importância de, ao redigir um texto, saber escolher palavras que atendam às suas intenções comunicativas como uma das estratégias do escritor para alcançar seus objetivos com esse ato comunicativo.

  • Deixe as produções dos alunos expostas, preferencialmente em um local da escola onde possam ser lidas por crianças de outras turmas, professores e funcionários. É uma maneira de valorizar o trabalho de criação da turma, despertar interesse pela leitura nas pessoas que circulam pelo lugar e dar à escrita uma função social, ainda que seja em torno de títulos e linhas finas “fictícias”, baseadas em imagens que não fazem parte de reportagens que foram de fato publicadas.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano