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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema de Contagem

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre resolver problemas envolvendo contagem e rever e aplicar o Teorema Fundamental de Contagem na resolução de problemas.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo contagem;

Rever e aplicar o Teorema Fundamental de Contagem na resolução de problemas.

Conceito-chave

Teorema Fundamental de Contagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
  • Placas de papel com os números 0, 1, 2, 4, 6 e 8.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Peça aos alunos que resolvam o problema e retome a definição de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem para eles.

Estimule os alunos a dar exemplos de combinações que eles fazem em seu cotidiano. Peça que falem para a turma os exemplos que lembraram.

Propósito: espera-se que o aluno retome o conceito de combinação e sugira exemplos de combinações que usa no seu dia a dia

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram de já ter utilizado o Teorema Fundamental de Contagem?
  • Podem me dar exemplos de combinações que já fizeram?
  • Poder sugerir outras possibilidades de combinações para o exemplo dado pelo colega?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

: ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20min

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que o problema está pedindo

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem os dados da questão e busquem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?.
  • De que maneira podemos utilizar essas informações para solucionar o problema?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)

Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as possibilidades de solução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos solucionar esse problema?
  • Todos os dígitos têm a mesma possibilidade de ocorrer nas três posições?
  • Questionar quais são as possibilidades de combinação entre os números.
  • O fato de estarem em posições diferentes (unidade, dezena e centena) tem alguma influência? .
  • Perceberam a independência entre as posições ocupadas pelos algarismos do número procurado?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)

Orientação: Deixe o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento estimule que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final.

Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas apresentadas de resolução.

Propósito: Espera-se que os alunos se apropriem do conceito de combinação e cheguem ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado encontrado?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Qual o caminho que utilizaram para chegar ao resultado?
  • Vocês utilizaram combinação para chegar ao resultado?
  • Entenderam que existem diferentes formas de se solucionar problemas?

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Conceitue o Teorema Fundamental de Contagem. Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Propósito: Mostrar aos alunos o Teorema Fundamental de Contagem.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?.
  • Alguém utilizou a aplicação do Teorema Fundamental de Contagem para resolver o problema?
  • Perceberam que a utilização do diagrama leva ao Teorema Fundamental de Contagem?.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente os conceitos de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.

Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Discuta com a turma:

  • Os conceitos ficaram claros?
  • Conseguiram verificar a importância da compreensão dos conceitos para a solução do problema?

ATIVIDADE DE RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Link do modelo para impressão

Propósito: Verificar se ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem e se os alunos conseguem identificar, no dia a dia deles, reais aplicações desse teorema.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que encontraram para chegar ao resultado de um problema de contagem?.
  • Ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem?
  • Conseguem identificar no dia a dia de vocês reais aplicações desse teorema?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo contagem;

Rever e aplicar o Teorema Fundamental de Contagem na resolução de problemas.

Conceito-chave

Teorema Fundamental de Contagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
  • Placas de papel com os números 0, 1, 2, 4, 6 e 8.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Peça aos alunos que resolvam o problema e retome a definição de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem para eles.

Estimule os alunos a dar exemplos de combinações que eles fazem em seu cotidiano. Peça que falem para a turma os exemplos que lembraram.

Propósito: espera-se que o aluno retome o conceito de combinação e sugira exemplos de combinações que usa no seu dia a dia

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram de já ter utilizado o Teorema Fundamental de Contagem?
  • Podem me dar exemplos de combinações que já fizeram?
  • Poder sugerir outras possibilidades de combinações para o exemplo dado pelo colega?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20min

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que o problema está pedindo

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.

Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem os dados da questão e busquem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pela questão?.
  • De que maneira podemos utilizar essas informações para solucionar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)

Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as possibilidades de solução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos solucionar esse problema?
  • Todos os dígitos têm a mesma possibilidade de ocorrer nas três posições?
  • Questionar quais são as possibilidades de combinação entre os números.
  • O fato de estarem em posições diferentes (unidade, dezena e centena) tem alguma influência? .
  • Perceberam a independência entre as posições ocupadas pelos algarismos do número procurado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)

Orientação: Deixe o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento estimule que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final.

Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas apresentadas de resolução.

Propósito: Espera-se que os alunos se apropriem do conceito de combinação e cheguem ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado encontrado?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Qual o caminho que utilizaram para chegar ao resultado?
  • Vocês utilizaram combinação para chegar ao resultado?
  • Entenderam que existem diferentes formas de se solucionar problemas?

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Conceitue o Teorema Fundamental de Contagem. Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Propósito: Mostrar aos alunos o Teorema Fundamental de Contagem.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?.
  • Alguém utilizou a aplicação do Teorema Fundamental de Contagem para resolver o problema?
  • Perceberam que a utilização do diagrama leva ao Teorema Fundamental de Contagem?.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente os conceitos de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.

Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Discuta com a turma:

  • Os conceitos ficaram claros?
  • Conseguiram verificar a importância da compreensão dos conceitos para a solução do problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Link do modelo para impressão

Propósito: Verificar se ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem e se os alunos conseguem identificar, no dia a dia deles, reais aplicações desse teorema.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que encontraram para chegar ao resultado de um problema de contagem?.
  • Ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem?
  • Conseguem identificar no dia a dia de vocês reais aplicações desse teorema?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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