14291
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais:
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto, pelo WhatsApp ou e-mail. Nas orientações, explicite para os alunos que eles lerão a manchete e a linha fina de reportagens. Aproveite para explicar aos alunos como identificar a manchete e a linha fina em uma reportagem, e a finalidade e característica desses textos, já trabalhados nas aulas anteriores. Envie a atividade proposta na Introdução do plano de aula e oriente os alunos a ler a manchete da reportagem e selecionar a linha fina que corresponde ao título lido. Caso seja possível, sugira que os alunos conversem com um colega, pelo WhatsApp, sobre a atividade.

Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura da reportagem em voz alta. Fale para eles que você lerá uma reportagem, mas não lerá o título e a linha fina. Oriente os alunos a ouvir com atenção a leitura. Envie à turma a atividade proposta no Desenvolvimento, disponível aqui, orientando que preencham o título com as palavras que faltam. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Para socializar a atividade, você pode criar, caso seja possível, um mural virtual colaborativo no Padlet. Veja como utilizá-lo nos recursos opcionais.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota sobre o que compreenderam da relação entre o título, a linha fina e o corpo do texto: existe uma ligação entre esses elementos do texto? Como você explicaria essa articulação a um colega?

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem com os familiares para que serve o título e a linha fina de uma reportagem, mostrando-lhes esses elementos em pesquisas na internet.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04SQA05

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas