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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

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Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, textos recortados, canetas coloridas, cola e folhas de sulfite.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

Sabemos que em uma sala de aula pode haver alunos com as mais variadas dificuldades. Desse modo, durante o desenvolvimento do trabalho, é possível que algumas crianças demandem ajuda individual para conseguir estabelecer relações entre o conteúdo das manchetes e das linhas finas. Além do apoio individual, a interação com os colegas também deve contribuir para mediar essa questão, na medida em que torna possível o compartilhamento de ideias e interpretações diversas acerca dos textos propostos.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.

3. Pergunte quem entendeu o que foi lido e solicite às crianças que se manifestarem que façam uma breve explicação do título da aula aos colegas.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou entregue os títulos e linhas finas impressas (clique aqui). A introdução desta aula tem por objetivo analisar coletivamente os títulos e linhas finas de forma que as crianças possam entrar no clima do trabalho e também exercitar a capacidade de escuta, expressão oral e integração social, em um clima de respeito e cooperação. Nesse sentido, incentive a participação e solicite a colaboração da turma.
  • Peça aos alunos que indiquem onde foram publicadas as reportagens (Revista Saúde e Jornal Estadão), em qual caderno (Saúde) e qual a forma de publicação (online).
  • Chame cinco crianças para ler em voz alta os dois títulos e as três linhas finas. Caso alguma das crianças apresente dúvida para diferenciar os títulos das linhas finas, peça à turma que ofereça ajuda.
  • Proponha ao grupo que relacione os títulos às linhas finas corretas. Questione:
  • Qual linha fina corresponde ao título da revista Saúde? Quais palavras forneceram pistas para que vocês chegassem a essa conclusão? Poderia ser uma das outras duas apresentadas aqui? Por quê? A segunda linha fina é a da revista Saúde (Saiba como essa infecção é transmitida). O início do texto dessa linha fina está relacionado à pergunta do título (Como a febre amarela é transmitida). As outras duas linhas finas não estão adequadas ao título da revista Saúde, pois não mostram relação direta com o título.
  • Qual é a linha fina do título do jornal Estadão? Quais palavras forneceram pistas para que vocês chegassem a essa conclusão? Poderia ser uma das outras duas? Por quê? A linha fina do jornal Estadão é a primeira. O título fala que os macacos foram vítimas de violência humana e a linha fina complementa a informação, pois cita um primata encontrado morto. As outras duas linhas finas não estão adequadas ao título do jornal Estadão, pois não estabelecem uma relação direta com o assunto.
  • Qual das três linhas finas não tem o título? Como vocês puderam concluir isso? A terceira linha fina não tem título. É possível chegar a essa conclusão porque as outras duas têm um título ao qual se relacionam, e só há dois títulos disponíveis.
  • Chame a atenção dos alunos para as palavras que indicam o tempo em que o fenômeno é apresentado nos dois títulos (é transmitida / foram mortos).
  • Peça aos alunos que identifiquem essa mesma informação nas linhas finas. Observe que o tempo verbal usado nas linhas finas é o mesmo utilizado nas manchetes: “Como a febre amarela é transmitida / Saiba como essa infecção é transmitida / Dados reforçam desconhecimento”; “Quase 70% dos macacos mortos foram vítimas.../ foi achado).

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize o tempo de trabalho: Use 15 minutos da aula para fazer uma leitura compartilhada da reportagem e 10 minutos para o trabalho em grupo.
  • Projete a página de abertura da reportagem e peça aos alunos que indiquem o nome da autora, a data da reportagem, onde foi publicada e o meio de publicação.
  • Caso não citem, questione quais elementos da reportagem estão faltando (espera-se que percebam que a página está sem o título e a linha fina); esclareça que todos terão a oportunidade de saber quais são esses elementos ao final da aula.
  • Leia a reportagem para a turma, intercalando a leitura com pequenas paradas para esclarecer dúvidas e discutir o texto, isso deverá servir de embasamento no momento em que as crianças tiverem que escolher as palavras que irão completar o título e a linha fina da reportagem. Alguns aspectos a serem destacados no decorrer da leitura:
  • Que informações são apresentadas nos gráficos? A evolução do acesso aos serviços de água e esgoto e a desigualdade no acesso ao saneamento nas grandes cidades.
  • Qual é a porcentagem de esgoto tratado e não tratado no Brasil? 45% do esgoto é tratado e o restante, não.
  • Qual é a quantidade de “piscinas” de esgoto que são despejadas na natureza por dia? Seis mil piscinas olímpicas e esgoto.
  • Por qual motivo o esgoto no Brasil é menos tratado do que a água? Por haver falta de prioridade nas políticas públicas, o custo ser alto e existir dificuldades em relação à realização das obras.
  • Quais são os índices de saneamento básico usados para avaliar as cidades brasileiras? Abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, perda de distribuição de água.
  • A cidade onde moramos aparece no ranking de saneamento básico? Em qual posição? Resposta de acordo com o município habitado pela turma.
  • Finalize a leitura e projete a imagem da página de abertura com o título lacunado.
  • Retome com o grupo a forma de apresentação do tempo verbal nos títulos e linhas finas de textos jornalísticos impressos. Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros, o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza as manchetes e linhas finas.
  • Solicite aos alunos que escolham quais palavras podem ser usadas para completar o título da reportagem.
  • Entregue a folha com o título a ser completado para cada grupo (clique aqui), informando que será organizado um painel com os trabalhos realizados.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Plano Nacional de Saneamento Básico”. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/plansab_texto_editado_para_download.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

VELASCO, Clara. Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo. G1. 18 abr 2018. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-avanca-mas-brasil-ainda-joga-55-do-esgoto-que-coleta-na-natureza-diz-estudo.ghtml. Acesso em 24 de setembro de 2018.

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Orientações:

  • Projete a página de abertura da reportagem e peça aos alunos que indiquem o nome da autora, a data da reportagem, onde foi publicada e o meio de publicação.
  • Caso não citem, questione quais elementos da reportagem estão faltando (espera-se que percebam que a página está sem o título e a linha fina); esclareça que todos terão a oportunidade de saber quais são esses elementos ao final da aula.
  • Leia a reportagem para a turma, intercalando a leitura com pequenas paradas para esclarecer dúvidas e discutir o texto, isso deverá servir de embasamento no momento em que as crianças tiverem que escolher as palavras que irão completar o título e a linha fina da reportagem. Alguns aspectos a serem destacados no decorrer da leitura:
  • Que informações são apresentadas nos gráficos? A evolução do acesso aos serviços de água e esgoto e a desigualdade no acesso ao saneamento nas grandes cidades.
  • Qual é a porcentagem de esgoto tratado e não tratado no Brasil? 45% do esgoto é tratado e o restante, não.
  • Qual é a quantidade de “piscinas” de esgoto que são despejadas na natureza por dia? Seis mil piscinas olímpicas e esgoto.
  • Por qual motivo o esgoto no Brasil é menos tratado do que a água? Por haver falta de prioridade nas políticas públicas, o custo ser alto e existir dificuldades em relação à realização das obras.
  • Quais são os índices de saneamento básico usados para avaliar as cidades brasileiras? Abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, perda de distribuição de água.
  • A cidade onde moramos aparece no ranking de saneamento básico? Em qual posição?
  • Finalize a leitura e projete a imagem da página de abertura com o título lacunado.
  • Retome com o grupo a forma de apresentação do tempo verbal nos títulos e linhas finas de textos jornalísticos impressos. Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros, o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza as manchetes e linhas finas.
  • Solicite aos alunos que escolham quais palavras podem ser usadas para completar o título da reportagem.
  • Entregue a folha com o título a ser completado para cada grupo (clique aqui), informando que será organizado um painel com os trabalhos realizados.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Plano Nacional de Saneamento Básico”. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/plansab_texto_editado_para_download.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

VELASCO, Clara. Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo. G1. 18 abr 2018. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-avanca-mas-brasil-ainda-joga-55-do-esgoto-que-coleta-na-natureza-diz-estudo.ghtml. Acesso em 24 de setembro de 2018.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Combine com a turma que será montado um painel com os trabalhos realizados e reserve um local para isso.
  • Solicite que cada grupo apresente como completou o título e deixe a folha exposta no painel.
  • Analise junto com as crianças as palavras escolhidas, verificando se cumpriraram a função esperada. Deixe que comentem suas impressões a respeito das escolhas feitas, lembrando que, em um texto, as palavras causam variados efeitos de sentido.
  • Corrija eventuais enganos quanto ao emprego do tempo verbal ou escrita das palavras no decorrer das apresentações.
  • Encerre a atividade apresentando aos alunos a página de abertura da reportagem e promovendo uma análise comparativa entre o texto original e as seleções lexicais realizadas por eles, fazendo intervenções no sentido de:
  • Mostrar às crianças de que modo a linha fina complementa as informações do título (o título indica a quantidade de esgoto não tratada e a linha fina apresenta a quantidade tratada; o título cita que foi feito um estudo sobre coleta de esgoto e a linha fina explica que o estudo foi realizado pelo governo; a linha fina também amplia o assunto, informando o comprometimento do Brasil com a ONU em relação ao fornecimento de saneamento básico no país).
  • Considerar que há uma riqueza de sentidos possíveis no uso da língua e que é importante saber escolher os mais adequados, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.
  • Lembrar que palavras não têm sentido sozinhas, pois o seu sentido depende das relações que os interlocutores estabelecem entre si e com o meio social onde circulam.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, textos recortados, canetas coloridas, cola e folhas de sulfite.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

Sabemos que em uma sala de aula pode haver alunos com as mais variadas dificuldades. Desse modo, durante o desenvolvimento do trabalho, é possível que algumas crianças demandem ajuda individual para conseguir estabelecer relações entre o conteúdo das manchetes e das linhas finas. Além do apoio individual, a interação com os colegas também deve contribuir para mediar essa questão, na medida em que torna possível o compartilhamento de ideias e interpretações diversas acerca dos textos propostos.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.

3. Pergunte quem entendeu o que foi lido e solicite às crianças que se manifestarem que façam uma breve explicação do título da aula aos colegas.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou entregue os títulos e linhas finas impressas (clique aqui). A introdução desta aula tem por objetivo analisar coletivamente os títulos e linhas finas de forma que as crianças possam entrar no clima do trabalho e também exercitar a capacidade de escuta, expressão oral e integração social, em um clima de respeito e cooperação. Nesse sentido, incentive a participação e solicite a colaboração da turma.
  • Peça aos alunos que indiquem onde foram publicadas as reportagens (Revista Saúde e Jornal Estadão), em qual caderno (Saúde) e qual a forma de publicação (online).
  • Chame cinco crianças para ler em voz alta os dois títulos e as três linhas finas. Caso alguma das crianças apresente dúvida para diferenciar os títulos das linhas finas, peça à turma que ofereça ajuda.
  • Proponha ao grupo que relacione os títulos às linhas finas corretas. Questione:
  • Qual linha fina corresponde ao título da revista Saúde? Quais palavras forneceram pistas para que vocês chegassem a essa conclusão? Poderia ser uma das outras duas apresentadas aqui? Por quê? A segunda linha fina é a da revista Saúde (Saiba como essa infecção é transmitida). O início do texto dessa linha fina está relacionado à pergunta do título (Como a febre amarela é transmitida). As outras duas linhas finas não estão adequadas ao título da revista Saúde, pois não mostram relação direta com o título.
  • Qual é a linha fina do título do jornal Estadão? Quais palavras forneceram pistas para que vocês chegassem a essa conclusão? Poderia ser uma das outras duas? Por quê? A linha fina do jornal Estadão é a primeira. O título fala que os macacos foram vítimas de violência humana e a linha fina complementa a informação, pois cita um primata encontrado morto. As outras duas linhas finas não estão adequadas ao título do jornal Estadão, pois não estabelecem uma relação direta com o assunto.
  • Qual das três linhas finas não tem o título? Como vocês puderam concluir isso? A terceira linha fina não tem título. É possível chegar a essa conclusão porque as outras duas têm um título ao qual se relacionam, e só há dois títulos disponíveis.
  • Chame a atenção dos alunos para as palavras que indicam o tempo em que o fenômeno é apresentado nos dois títulos (é transmitida / foram mortos).
  • Peça aos alunos que identifiquem essa mesma informação nas linhas finas. Observe que o tempo verbal usado nas linhas finas é o mesmo utilizado nas manchetes: “Como a febre amarela é transmitida / Saiba como essa infecção é transmitida / Dados reforçam desconhecimento”; “Quase 70% dos macacos mortos foram vítimas.../ foi achado).

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize o tempo de trabalho: Use 15 minutos da aula para fazer uma leitura compartilhada da reportagem e 10 minutos para o trabalho em grupo.
  • Projete a página de abertura da reportagem e peça aos alunos que indiquem o nome da autora, a data da reportagem, onde foi publicada e o meio de publicação.
  • Caso não citem, questione quais elementos da reportagem estão faltando (espera-se que percebam que a página está sem o título e a linha fina); esclareça que todos terão a oportunidade de saber quais são esses elementos ao final da aula.
  • Leia a reportagem para a turma, intercalando a leitura com pequenas paradas para esclarecer dúvidas e discutir o texto, isso deverá servir de embasamento no momento em que as crianças tiverem que escolher as palavras que irão completar o título e a linha fina da reportagem. Alguns aspectos a serem destacados no decorrer da leitura:
  • Que informações são apresentadas nos gráficos? A evolução do acesso aos serviços de água e esgoto e a desigualdade no acesso ao saneamento nas grandes cidades.
  • Qual é a porcentagem de esgoto tratado e não tratado no Brasil? 45% do esgoto é tratado e o restante, não.
  • Qual é a quantidade de “piscinas” de esgoto que são despejadas na natureza por dia? Seis mil piscinas olímpicas e esgoto.
  • Por qual motivo o esgoto no Brasil é menos tratado do que a água? Por haver falta de prioridade nas políticas públicas, o custo ser alto e existir dificuldades em relação à realização das obras.
  • Quais são os índices de saneamento básico usados para avaliar as cidades brasileiras? Abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, perda de distribuição de água.
  • A cidade onde moramos aparece no ranking de saneamento básico? Em qual posição? Resposta de acordo com o município habitado pela turma.
  • Finalize a leitura e projete a imagem da página de abertura com o título lacunado.
  • Retome com o grupo a forma de apresentação do tempo verbal nos títulos e linhas finas de textos jornalísticos impressos. Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros, o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza as manchetes e linhas finas.
  • Solicite aos alunos que escolham quais palavras podem ser usadas para completar o título da reportagem.
  • Entregue a folha com o título a ser completado para cada grupo (clique aqui), informando que será organizado um painel com os trabalhos realizados.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Plano Nacional de Saneamento Básico”. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/plansab_texto_editado_para_download.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

VELASCO, Clara. Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo. G1. 18 abr 2018. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-avanca-mas-brasil-ainda-joga-55-do-esgoto-que-coleta-na-natureza-diz-estudo.ghtml. Acesso em 24 de setembro de 2018.

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Orientações:

  • Projete a página de abertura da reportagem e peça aos alunos que indiquem o nome da autora, a data da reportagem, onde foi publicada e o meio de publicação.
  • Caso não citem, questione quais elementos da reportagem estão faltando (espera-se que percebam que a página está sem o título e a linha fina); esclareça que todos terão a oportunidade de saber quais são esses elementos ao final da aula.
  • Leia a reportagem para a turma, intercalando a leitura com pequenas paradas para esclarecer dúvidas e discutir o texto, isso deverá servir de embasamento no momento em que as crianças tiverem que escolher as palavras que irão completar o título e a linha fina da reportagem. Alguns aspectos a serem destacados no decorrer da leitura:
  • Que informações são apresentadas nos gráficos? A evolução do acesso aos serviços de água e esgoto e a desigualdade no acesso ao saneamento nas grandes cidades.
  • Qual é a porcentagem de esgoto tratado e não tratado no Brasil? 45% do esgoto é tratado e o restante, não.
  • Qual é a quantidade de “piscinas” de esgoto que são despejadas na natureza por dia? Seis mil piscinas olímpicas e esgoto.
  • Por qual motivo o esgoto no Brasil é menos tratado do que a água? Por haver falta de prioridade nas políticas públicas, o custo ser alto e existir dificuldades em relação à realização das obras.
  • Quais são os índices de saneamento básico usados para avaliar as cidades brasileiras? Abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, perda de distribuição de água.
  • A cidade onde moramos aparece no ranking de saneamento básico? Em qual posição?
  • Finalize a leitura e projete a imagem da página de abertura com o título lacunado.
  • Retome com o grupo a forma de apresentação do tempo verbal nos títulos e linhas finas de textos jornalísticos impressos. Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros, o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza as manchetes e linhas finas.
  • Solicite aos alunos que escolham quais palavras podem ser usadas para completar o título da reportagem.
  • Entregue a folha com o título a ser completado para cada grupo (clique aqui), informando que será organizado um painel com os trabalhos realizados.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

Plano Nacional de Saneamento Básico”. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/plansab_texto_editado_para_download.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

VELASCO, Clara. Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo. G1. 18 abr 2018. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-avanca-mas-brasil-ainda-joga-55-do-esgoto-que-coleta-na-natureza-diz-estudo.ghtml. Acesso em 24 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Combine com a turma que será montado um painel com os trabalhos realizados e reserve um local para isso.
  • Solicite que cada grupo apresente como completou o título e deixe a folha exposta no painel.
  • Analise junto com as crianças as palavras escolhidas, verificando se cumpriraram a função esperada. Deixe que comentem suas impressões a respeito das escolhas feitas, lembrando que, em um texto, as palavras causam variados efeitos de sentido.
  • Corrija eventuais enganos quanto ao emprego do tempo verbal ou escrita das palavras no decorrer das apresentações.
  • Encerre a atividade apresentando aos alunos a página de abertura da reportagem e promovendo uma análise comparativa entre o texto original e as seleções lexicais realizadas por eles, fazendo intervenções no sentido de:
  • Mostrar às crianças de que modo a linha fina complementa as informações do título (o título indica a quantidade de esgoto não tratada e a linha fina apresenta a quantidade tratada; o título cita que foi feito um estudo sobre coleta de esgoto e a linha fina explica que o estudo foi realizado pelo governo; a linha fina também amplia o assunto, informando o comprometimento do Brasil com a ONU em relação ao fornecimento de saneamento básico no país).
  • Considerar que há uma riqueza de sentidos possíveis no uso da língua e que é importante saber escolher os mais adequados, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.
  • Lembrar que palavras não têm sentido sozinhas, pois o seu sentido depende das relações que os interlocutores estabelecem entre si e com o meio social onde circulam.
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