14290
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto disponível aqui;
Atividade disponível aqui.

Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Zoom etc.

Introdução
Envie aos alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto com orientações sobre a atividade. Fale para eles que, nesta atividade, lerão partes de reportagens. Aproveite para retomar o que são reportagens e qual a finalidade desse tipo de texto. Envie aos alunos a imagem do slide de apresentação, disponível nos recursos indicados, e oriente que reflitam sobre a imagem para encontrare o título e a linha fina da mesma. Para isso, utilize as orientações da Introdução do plano de aula. Peça que os alunos anotem no caderno.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade com as páginas de entrada de duas reportagens (disponível aqui) e a atividade disponível nos recursos indicados. Explique para os alunos, nas orientações, onde eles encontram o título e a linha fina da reportagem. Oriente os alunos a ler com atenção as páginas de entrada das duas reportagens. Solicite que localizem o título e a linha fina e respondam às questões da atividade. Oriente os alunos a conversar com um colega pelo WhatsApp para discutir suas respostas, e envie, em um momento posterior, a folha de respostas para que os alunos a comparem com as suas. Ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos, utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Zoom ou outra de sua preferência, e possibilite um diálogo sobre as questões, aproveitando para regular possíveis compreensões equivocadas sobre o título e a linha fina da reportagem.

Fechamento
Oriente os alunos a fazer um registro escrito ou gravar um áudio sobre o que aprenderam a respeito de título e linha fina da reportagem. Utilize a questão sugerida no slide de Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares a conhecer as duas imagens com a página de entrada das reportagens para escolher juntos um tema de interesse da família. Sugira que pesquisem na internet uma reportagem sobre o tema e observem como aparecem o título e a linha fina.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04SQA04

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas