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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos vídeos e slides, caderno e espaço para registro das descobertas, quadro (e giz ou canetas), dicionário.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

  • Desconhecimento dos aspectos textuais característicos do gênero.
  • Pode ocorrer de haver alunos que se sintam intimidados diante da necessidade de se expor perante o grupo ou que apresentem dificuldade na expressão oral. Assim, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de elaboração coletiva e que cada um poderá colaborar com suas habilidades é importante para auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo. Igualmente importante é valorizar a riqueza da diversidade de capacidades individuais na construção de um trabalho de equipe - fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

“Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

“Textos multimodais”, Roxane Rojo, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

“Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, de Ana Luiza Basílio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a classe em duplas e organize-as em um círculo.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula e certifique-se de que todos compreenderam que a aula tratará especificamente do título e da linha fina de uma reportagem.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide ou a folha impressa (clique aqui) com o título e linha fina da reportagem.
  • Peça que uma criança leia o título e, a outra, a linha fina.
  • Estabeleça um diálogo com todo o grupo, fazendo intervenções que ajudem a identificar qual é o título e qual é a linha fina.
  • Questione: Qual é o título? Qual é a linha fina? Ao comparar os dois textos, como podemos diferenciar o título da linha fina? Quais diferenças visuais podemos perceber entre os textos? O título é “ Como os cachorros entendem” e a linha fina vem logo abaixo. O texto da linha fina é maior e escrito em letras menores; o título tem letras maiores, está em negrito e o texto é menor.
  • Incentive a participação dos alunos. Essa é uma maneira de desenvolver a expressão oral, gerar interesse e engajamento na tarefa que será realizada a seguir, pois ela demandará um trabalho atento de observação e análise.
  • Elabore uma conclusão coletiva a partir das colocações dos alunos e anote-a no quadro para que possa ser retomada no final da aula. A conclusão do grupo deve conter os seguintes elementos: O título e a linha fina aparecem no alto da página. O título vem em primeiro lugar, tem um texto menor, e é escrito em letras maiores, que podem ser mais escuras ou de cor diferente. A linha fina vem logo abaixo do título, apresenta um texto maior do que o título e é escrita em letras menores.

Materiais complementares:

“Como os cachorros nos entendem”, Lucas Bessel, disponível em: https://istoe.com.br/351256_COMO+OS+CACHORROS+NOS+ENTENDEM+/. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mantenha o grupo organizado em duplas e apresente o slide ou entregue impressas as páginas de abertura das reportagens (clique aqui).
  • Faça uma leitura compartilhada com as crianças das páginas de abertura das duas reportagens (veja links das reportagens completas nos materiais complementares). Ajude-as a localizar os nomes dos autores, fonte, data e meio de publicação. Solicite que indiquem os títulos e linhas finas e, se necessário, peça que verifiquem se estão de acordo com o registro das características de ambas feito na introdução da aula.
  • Esclareça eventuais dúvidas em relação ao assunto de cada reportagem, considerando que a proposta neste momento não é discutir detalhes a respeito dos conteúdos desenvolvidos pelos autores, mas assegurar o entendimento do título e da linha fina de modo que seja possível aos alunos realizar com autonomia a atividades que realizarão, em duplas, a seguir.
  • Entregue uma folha de questões para cada dupla (clique aqui) e combine com os alunos que eles terão 20 minutos para responder às perguntas. Reserve os 5 minutos finais da aula para que cada dupla se reorganize e decida quem apresentará as respostas ao grupo.
  • Lembre aos alunos que eles poderão consultar o dicionário sempre que julgarem necessário. Peça que discutam as perguntas e registrem no caderno as respostas elaboradas.
  • Circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho das duplas e esclarecer dúvidas. Lembre-se de controlar o tempo e encerrar as discussões faltando 5 minutos para o final da atividade.
  • Solicite que as crianças se organizem e decidam como apresentarão as respostas para a turma - somente um aluno o fará ou os dois se alternarão? (Para ver o gabarito de respostas, clique aqui).

Materiais complementares:

Fonte: “Criança deve ter feito 6 anos até 31 de março para entrar no fundamental, decide STF”, Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Téo Cury, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,stf-mantem-regra-sobre-idade-minima-para-ingresso-no-ensino-fundamental,70002425496. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fonte: “Com recuperação lenta, Brasil deve criar em 2018 menos da metade dos empregos previstos”, Darlan Alvarenga e Karina Trevisan, disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/30/com-recuperacao-lenta-brasil-deve-criar-em-2018-menos-da-metade-dos-empregos-previstos.ghtml. Acesso em 22 de setembro de 2018.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide ou entregue impressas aos alunos as páginas de abertura das reportagens (clique aqui).
  • Faça uma leitura compartilhada com as crianças das páginas de abertura das duas reportagens (veja links das reportagens completas nos materiais complementares). Ajude-as a localizar os nomes dos autores, fonte, data e meio de publicação. Solicite que indiquem os títulos e linhas finas e se necessário, peça que verifiquem se estão de acordo com o registro das características de ambas feito na introdução da aula.
  • Esclareça eventuais dúvidas em relação ao assunto de cada reportagem, considerando que a proposta neste momento não é discutir detalhes a respeito dos conteúdos desenvolvidos pelos autores, mas assegurar o entendimento do título e da linha fina de modo que seja possível aos alunos realizar com autonomia a atividades que realizarão, em duplas, a seguir.
  • Entregue uma folha de questões para cada dupla (clique aqui) e combine com os alunos que eles terão 20 minutos para responder às perguntas. Reserve os 5 minutos finais da aula para que cada dupla se reorganize e decida quem apresentará as respostas ao grupo.
  • Lembre aos alunos que eles poderão consultar o dicionário sempre que julgarem necessário. Peça que discutam as perguntas e registrem no caderno as respostas elaboradas.
  • Circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho das duplas e esclarecer dúvidas. Lembre-se de controlar o tempo e encerrar as discussões faltando 5 minutos para o final da atividade.
  • Solicite que as crianças se organizem e decidam como apresentarão as respostas para a turma - somente um aluno o fará ou os dois se alternarão? (Para ver o gabarito de respostas, (clique aqui).

Materiais complementares:

Fonte: “STF mantém regra sobre idade mínima para ingresso no ensino fundamental”, Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Teo Cury, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,stf-mantem-regra-sobre-idade-minima-para-ingresso-no-ensino-fundamental,70002425496. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fonte: “ Com recuperação lenta Brasil deve criar em 2018 menos da metade dos empregos previstos”, Darlan Alvarenga e Karina Trevisan, disponível em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/30/com-recuperacao-lenta-brasil-deve-criar-em-2018-menos-da-metade-dos-empregos-previstos.ghtml : Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mantenha a classe dividida nas duplas e em círculo. O fechamento desta aula prevê a discussão das respostas elaboradas pelos alunos como uma maneira de exercitar a capacidade de refletir e argumentar. Atividades desse tipo podem gerar um ambiente de empolgação na turma diante da defesa de um ponto de vista e, muitas vezes, o desejo de apenas algumas crianças serem ouvidas. Essas são questões com as quais os educadores se deparam o tempo todo e que algumas vezes exigem combinados prévios e o uso de estratégias que possam facilitar o trabalho. Uma boa maneira de se conduzir a socialização das respostas é definir o tempo de fala e a resposta pela qual cada dupla ficará responsável, sendo que as demais duplas responderão também a mesma questão apenas se houver algo a acrescentar. Essa é uma estratégia que deve agilizar o trabalho (considerando que são 6 questões a serem apresentadas em 10 minutos) e também oferecer ao grupo a oportunidade de treinar a escuta e a habilidade de realizar uma pequena revisão dos elementos de cada resposta.
  • Estabeleça a questão que cada dupla deverá responder e o tempo disponível que terá para isso.
  • Organize a sequência de apresentação das duplas.
  • Peça para que cada dupla apresente sua resposta ao grupo para que os colegas a completem e, se necessário, façam as correções.
  • A partir das respostas inicie, no quadro, o registro coletivo de uma definição de título e de linha fina, destacando as funções de cada um.

Releia a definição elaborada coletivamente, corrija o que precisar e compare com os registros feitos no início da aula. A conclusão finalizada deverá conter o seguinte conteúdo: O título apresenta uma mensagem sucinta, com letras maiores e destacadas, pois tem por objetivo atrair a atenção do leitor, ao contrário da linha fina, que tem texto maior escrito em letras menores e sem destaque, cujo objetivo é o de complementar as informações divulgadas na manchete.

  • Prossiga complementando o registro e incluindo, desta vez, os efeitos de sentido das palavras que compõem os títulos e linhas finas. A complementação deve conter os seguintes aspectos: Os verbos relacionam as informações apresentadas nos títulos e dão pistas para que o leitor descubra o sentido dessas informações.

Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando o título indica possíveis acontecimentos futuros (título 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

  • Garanta que as crianças copiem no caderno os registros feitos no quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos vídeos e slides, caderno e espaço para registro das descobertas, quadro (e giz ou canetas), dicionário.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

  • Desconhecimento dos aspectos textuais característicos do gênero.
  • Pode ocorrer de haver alunos que se sintam intimidados diante da necessidade de se expor perante o grupo ou que apresentem dificuldade na expressão oral. Assim, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de elaboração coletiva e que cada um poderá colaborar com suas habilidades é importante para auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo. Igualmente importante é valorizar a riqueza da diversidade de capacidades individuais na construção de um trabalho de equipe - fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

“Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

“Textos multimodais”, Roxane Rojo, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

“Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, de Ana Luiza Basílio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a classe em duplas e organize-as em um círculo.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula e certifique-se de que todos compreenderam que a aula tratará especificamente do título e da linha fina de uma reportagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide ou a folha impressa (clique aqui) com o título e linha fina da reportagem.
  • Peça que uma criança leia o título e, a outra, a linha fina.
  • Estabeleça um diálogo com todo o grupo, fazendo intervenções que ajudem a identificar qual é o título e qual é a linha fina.
  • Questione: Qual é o título? Qual é a linha fina? Ao comparar os dois textos, como podemos diferenciar o título da linha fina? Quais diferenças visuais podemos perceber entre os textos? O título é “ Como os cachorros entendem” e a linha fina vem logo abaixo. O texto da linha fina é maior e escrito em letras menores; o título tem letras maiores, está em negrito e o texto é menor.
  • Incentive a participação dos alunos. Essa é uma maneira de desenvolver a expressão oral, gerar interesse e engajamento na tarefa que será realizada a seguir, pois ela demandará um trabalho atento de observação e análise.
  • Elabore uma conclusão coletiva a partir das colocações dos alunos e anote-a no quadro para que possa ser retomada no final da aula. A conclusão do grupo deve conter os seguintes elementos: O título e a linha fina aparecem no alto da página. O título vem em primeiro lugar, tem um texto menor, e é escrito em letras maiores, que podem ser mais escuras ou de cor diferente. A linha fina vem logo abaixo do título, apresenta um texto maior do que o título e é escrita em letras menores.

Materiais complementares:

“Como os cachorros nos entendem”, Lucas Bessel, disponível em: https://istoe.com.br/351256_COMO+OS+CACHORROS+NOS+ENTENDEM+/. Acesso em 22 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mantenha o grupo organizado em duplas e apresente o slide ou entregue impressas as páginas de abertura das reportagens (clique aqui).
  • Faça uma leitura compartilhada com as crianças das páginas de abertura das duas reportagens (veja links das reportagens completas nos materiais complementares). Ajude-as a localizar os nomes dos autores, fonte, data e meio de publicação. Solicite que indiquem os títulos e linhas finas e, se necessário, peça que verifiquem se estão de acordo com o registro das características de ambas feito na introdução da aula.
  • Esclareça eventuais dúvidas em relação ao assunto de cada reportagem, considerando que a proposta neste momento não é discutir detalhes a respeito dos conteúdos desenvolvidos pelos autores, mas assegurar o entendimento do título e da linha fina de modo que seja possível aos alunos realizar com autonomia a atividades que realizarão, em duplas, a seguir.
  • Entregue uma folha de questões para cada dupla (clique aqui) e combine com os alunos que eles terão 20 minutos para responder às perguntas. Reserve os 5 minutos finais da aula para que cada dupla se reorganize e decida quem apresentará as respostas ao grupo.
  • Lembre aos alunos que eles poderão consultar o dicionário sempre que julgarem necessário. Peça que discutam as perguntas e registrem no caderno as respostas elaboradas.
  • Circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho das duplas e esclarecer dúvidas. Lembre-se de controlar o tempo e encerrar as discussões faltando 5 minutos para o final da atividade.
  • Solicite que as crianças se organizem e decidam como apresentarão as respostas para a turma - somente um aluno o fará ou os dois se alternarão? (Para ver o gabarito de respostas, clique aqui).

Materiais complementares:

Fonte: “Criança deve ter feito 6 anos até 31 de março para entrar no fundamental, decide STF”, Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Téo Cury, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,stf-mantem-regra-sobre-idade-minima-para-ingresso-no-ensino-fundamental,70002425496. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fonte: “Com recuperação lenta, Brasil deve criar em 2018 menos da metade dos empregos previstos”, Darlan Alvarenga e Karina Trevisan, disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/30/com-recuperacao-lenta-brasil-deve-criar-em-2018-menos-da-metade-dos-empregos-previstos.ghtml. Acesso em 22 de setembro de 2018.

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Orientações:

  • Apresente o slide ou entregue impressas aos alunos as páginas de abertura das reportagens (clique aqui).
  • Faça uma leitura compartilhada com as crianças das páginas de abertura das duas reportagens (veja links das reportagens completas nos materiais complementares). Ajude-as a localizar os nomes dos autores, fonte, data e meio de publicação. Solicite que indiquem os títulos e linhas finas e se necessário, peça que verifiquem se estão de acordo com o registro das características de ambas feito na introdução da aula.
  • Esclareça eventuais dúvidas em relação ao assunto de cada reportagem, considerando que a proposta neste momento não é discutir detalhes a respeito dos conteúdos desenvolvidos pelos autores, mas assegurar o entendimento do título e da linha fina de modo que seja possível aos alunos realizar com autonomia a atividades que realizarão, em duplas, a seguir.
  • Entregue uma folha de questões para cada dupla (clique aqui) e combine com os alunos que eles terão 20 minutos para responder às perguntas. Reserve os 5 minutos finais da aula para que cada dupla se reorganize e decida quem apresentará as respostas ao grupo.
  • Lembre aos alunos que eles poderão consultar o dicionário sempre que julgarem necessário. Peça que discutam as perguntas e registrem no caderno as respostas elaboradas.
  • Circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho das duplas e esclarecer dúvidas. Lembre-se de controlar o tempo e encerrar as discussões faltando 5 minutos para o final da atividade.
  • Solicite que as crianças se organizem e decidam como apresentarão as respostas para a turma - somente um aluno o fará ou os dois se alternarão? (Para ver o gabarito de respostas, (clique aqui).

Materiais complementares:

Fonte: “STF mantém regra sobre idade mínima para ingresso no ensino fundamental”, Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Teo Cury, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,stf-mantem-regra-sobre-idade-minima-para-ingresso-no-ensino-fundamental,70002425496. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fonte: “ Com recuperação lenta Brasil deve criar em 2018 menos da metade dos empregos previstos”, Darlan Alvarenga e Karina Trevisan, disponível em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/30/com-recuperacao-lenta-brasil-deve-criar-em-2018-menos-da-metade-dos-empregos-previstos.ghtml : Acesso em 22 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mantenha a classe dividida nas duplas e em círculo. O fechamento desta aula prevê a discussão das respostas elaboradas pelos alunos como uma maneira de exercitar a capacidade de refletir e argumentar. Atividades desse tipo podem gerar um ambiente de empolgação na turma diante da defesa de um ponto de vista e, muitas vezes, o desejo de apenas algumas crianças serem ouvidas. Essas são questões com as quais os educadores se deparam o tempo todo e que algumas vezes exigem combinados prévios e o uso de estratégias que possam facilitar o trabalho. Uma boa maneira de se conduzir a socialização das respostas é definir o tempo de fala e a resposta pela qual cada dupla ficará responsável, sendo que as demais duplas responderão também a mesma questão apenas se houver algo a acrescentar. Essa é uma estratégia que deve agilizar o trabalho (considerando que são 6 questões a serem apresentadas em 10 minutos) e também oferecer ao grupo a oportunidade de treinar a escuta e a habilidade de realizar uma pequena revisão dos elementos de cada resposta.
  • Estabeleça a questão que cada dupla deverá responder e o tempo disponível que terá para isso.
  • Organize a sequência de apresentação das duplas.
  • Peça para que cada dupla apresente sua resposta ao grupo para que os colegas a completem e, se necessário, façam as correções.
  • A partir das respostas inicie, no quadro, o registro coletivo de uma definição de título e de linha fina, destacando as funções de cada um.

Releia a definição elaborada coletivamente, corrija o que precisar e compare com os registros feitos no início da aula. A conclusão finalizada deverá conter o seguinte conteúdo: O título apresenta uma mensagem sucinta, com letras maiores e destacadas, pois tem por objetivo atrair a atenção do leitor, ao contrário da linha fina, que tem texto maior escrito em letras menores e sem destaque, cujo objetivo é o de complementar as informações divulgadas na manchete.

  • Prossiga complementando o registro e incluindo, desta vez, os efeitos de sentido das palavras que compõem os títulos e linhas finas. A complementação deve conter os seguintes aspectos: Os verbos relacionam as informações apresentadas nos títulos e dão pistas para que o leitor descubra o sentido dessas informações.

Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando o título indica possíveis acontecimentos futuros (título 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

  • Garanta que as crianças copiem no caderno os registros feitos no quadro.

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