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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Proparoxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Proparoxítonas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Trava-línguas impresso, quadro, pincel, lápis, borracha e dominó da acentuação.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento das palavras proparoxítonas no momento de leitura das peças do dominó.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Ler e escrever: livro de textos do aluno. Seleção dos textos: ARATANGY, Claudia Rosenberg. 3ed. São Paulo: FDE, 2010. 192p. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando para a turma:
  • Vocês sabem o que é um trava-línguas?

( Alguns alunos podem não conhecer o que é um trava-línguas. Espera-se que os alunos que conheçam respondam que um trava-línguas são frases formadas por palavras com sílabas difíceis de articular, quando pronunciadas de forma rápida. Eles podem complementar falando que os trava-línguas são, geralmente, usados em jogos verbais, nos quais os jogadores devem falar os trava-línguas sem que haja trocas ou erros de pronúncia das palavras.)

b) Alguém sabe algum trava-línguas "de cor"? Ou já tentou ler algum?

( Possivelmente, poucos alunos não tenham lido ou não conheçam um trava-línguas. Os alunos que conhecem poderão apresentar um trava-línguas, falando-o em voz alta para a turma).

  • Vamos ler um juntos e ver quem consegue ler sem "travar a língua"?

(Espera-se que os alunos leiam, em voz alta, o trava-línguas. Ainda, é provável que eles demosntrem dificuldades ao fazer a primeira leitura do texto. O momento é oportuno para uma brincadeira entre os alunos, por meio das tentativas de leitura do trava-línguas).

  • Vamos aproveitar e ver se conseguimos encontrar palavras proparoxítonas que estão escondidas neste trava-línguas?

(Deseja-se que eles leiam, atentamente, o trava-línguas e identifiquem quais possíveis palavras são proparoxítonas. Ressalta-se que o texto possui somente uma palavra proparoxítona, que é "paralelepípedo").

  • Divida os alunos em trios e entregue para eles o trava-línguas impresso (Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno. Brasil. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em: 22 de setembro de 2018), com adaptações para fins didáticos.
  • Caso julgue necessário, o texto do trava-línguas adaptado está disponível no material complementar.
  • Peça que os alunos leiam, em voz alta, o trava-línguas. Aproveite o momento mais descontraído e brinque com eles sobre a dificuldade em ler o texto, por conta da pronúncia das palavras mais complexas e semelhantes.
  • Após a leitura, explique para os alunos que o trava-línguas contém uma palavra proparoxítona, entretanto, ela está sem o acento. Peça que os trios descubram qual é a palavra proparoxítona presente no texto em um tempo de 5 minutos. A palavra proparoxítona é: "Paralelepipedo" (paralelepípedo). Apesar da palavra paralelepípedo repetir-se ao longo do texto, considera-se que o trava-línguas apresenta apenas uma palavra proparoxítona.
  • Ao término do tempo, peça que os trios falem qual foi a palavra proparoxítona identificada por eles.
  • Pergunte para os alunos:
  • O que o trava-línguas apresenta?

(Espera-se que os alunos respondam que, neste trava-línguas descreve uma rua feita de paralelepípedos. Os paralelepípedos são formados por paralelogramos e mil paralelepípedos formam uma paralelepípedovia. Ao final, faz-se uma pergunta ao leitor, ao questioná-lo se uma paralelepípedovia é uma paralelogramolândia. O trava-línguas é um jogo verbal a partir de palavras com escritas semelhantes, tornando a pronúncia aligeirada mais complexa).

  • Pela leitura, qual palavra proparoxítona está presente no trava-línguas?

(Espera-se que os alunos apontem que a palavra proparoxítona observada no texto é "paralelepipedo" (paralelepípedo).

  • Por que podemos considerar que esta palavra é proparoxítona?

(Espera-se que os alunos respondam que a palavra "paralelepipedo" (paralelepípedo) é proparoxítona, pois a antepenúltima sílaba é tônica e, por isso, deve ser acentuada).

  • Escreva, no quadro, a palavra proparoxítona dita pelos alunos e a acentue, perguntando para a turma onde o acento deve ficar e o porquê.

(Deseja-se que os alunos apontem que a palavra "paralelepipedo" (paralelepípedo) deve ser acentuada em sua antepenúltima sílaba, o "pi").

  • Ao final, peça que os alunos acentuem, no trava-línguas impresso, a palavra proparoxítona que se repete ao longo do texto.
  • Informe a eles, no momento da leitura, que paralelograma é uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.

Materiais complementares: O texto adaptado do trava-línguas está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após o trabalho com o trava-línguas, proponha o jogo Dominó da acentuação.
  • Mantenha a divisão dos alunos em trios e explique as regras do jogo. Fale para eles que serão entregues peças de um dominó para cada trio e que as peças do jogo contêm palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. No total, são 28 peças com as mesmas palavras.
  • O jogo possui dezenove palavras proparoxítonas: Míope, cônjuge, álibi, húngaro, síndrome, vândalo, ângulo, bêbado, pântano, íngreme, rubéola, êxodo, pênalti, auréola, biólogo, protótipo, leucócito, fábrica, nômade.
  • Vinte palavras paroxítonas: caráter, lápis, fichário, fácil, zíper, bônus, têxtil, bênção, níquel, néctar, míssil, âmbar, remédio, fóssil, glúten, imóvel, açúcar, ímpar, hífen, réptil.
  • Dezessete palavras oxítonas: cipó, amém, avó, cajá, dominó, paletó, açaí, você, Paraná, porém, sabiá, jacaré, refém, vovô, troféu, ninguém, crochê.
  • Os jogadores dos trios deverão distribuir as peças entre si e cada jogador deverá encaixar uma peça na outra, de acordo com a classificação quanto à sílaba tônica. O vencedor será aquele que não ficar com nenhuma peça em mãos. Destaque, ainda, que os jogadores poderão interferir nas jogadas dos colegas, quando os jogadores do trio não encaixarem uma peça correta.
  • Para o jogo, utilize e imprima os dominós, tendo por base o número de trios em sala. Caso julgue necessário, um modelo para o Dominó da acentuação está disponível em material complementar. Se possível, imprima as peças em material mais resistente, possibilitando que o jogo seja usado outras vezes.
  • Também, caso julgue necessário, retome, brevemente, a regra de acentuação das palavras oxítonas e paroxítonas.
  • Disponibilize 20 minutos para o jogo. Ao término do tempo, pergunte para os alunos:
  • O que vocês acharam do jogo?

(É possível que os alunos digam que o jogo continha palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e que, em alguns momentos, eles tiveram dificuldades na identificação e no encaixe das peças, de acordo com a classificação das palavras quanto às suas sílabas tônicas).

  • Quais palavras proparoxítonas estavam presentes no dominó?

(Espera-se que eles respondam que as palavras proparoxítonas presentes eram as seguintes: míope, cônjuge, álibi, húngaro, síndrome, vândalo, ângulo, bêbado, pântano, íngreme, rubéola, êxodo, pênalti, auréola, biólogo, protótipo, leucócito, fábrica, nômade).

  • Como vocês identificaram as palavras proparoxítonas em meio às palavras oxítonas e paroxítonas?

(Deseja-se que os alunos respondam que eles identificaram as palavras proparoxítonas por meio de sua sílaba tônica, a antepenúltima. Eles também podem complementar falando que observaram a acentuação gráfica das palavras, atentando para a sílaba na qual o acento foi usado.)

  • Escute as palavras levantadas pelos alunos e convide um deles para iniciar uma lista colaborativa, no quadro, com algumas palavras proparoxítonas observadas no dominó e o porquê delas serem assim classificadas. Peça que o aluno chame um outro e, assim, sucessivamente, até cinco alunos terem colaborado com a lista. No total, cinco palavras serão escritas na lista.. Durante a escrita, corrija-as, caso necessário.

(Espera-se que, nesse momento, os alunos escrevam palavras proparoxítonas vistas no dominó, justificando esta classificação com base na posição da sílaba tônica ( antepenúltima) e, por isso, de acordo com a norma da Língua Portuguesa, elas devem ser acentuadas)

Materiais complementares: O modelo para as peças do Dominó da acentuação está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A identificação da sílaba tônica das palavras proparoxítonas será feita por meio do jogo Dominó da acentuação. A partir dele, será possível, ainda, trabalhar, além da acentuação das proparoxítonas, com as oxítonas e as paroxítonas, de forma mais contextualizada e lúdica.

Materiais complementares: O modelo para as peças do Dominó da acentuação está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A identificação da sílaba tônica das palavras proparoxítonas será feita por meio do jogo Dominó da acentuação. A partir dele, será possível, ainda, trabalhar, além da acentuação das proparoxítonas, com as oxítonas e as paroxítonas, de forma mais contextualizada e lúdica.

Materiais complementares: O modelo para as peças do Dominó da acentuação está disponível neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Ao final da aula, convide os alunos para construírem coletivamente, no quadro, uma lista de palavras proparoxítonas, em forma de uma nuvem, com as palavras do dominó que não foram exemplificadas na atividade anterior.
  • Desenhe uma nuvem no quadro e peça que os alunos digam outros exemplos de palavras proparoxítonas usadas no dominó para compor a nuvem. No total, serão catorze palavras proparoxítonas.

(Espera-se que os alunos digam as palavras proparoxítonas que não foram exemplificadas na atividade anterior, de escrita das listas com palavras proparoxítonas trabalhadas no dominó. Como, ao todo, foram usadas dezenove palavras proparoxítonas no dominó e, na atividade anterior, os alunos escreveram cinco destas dezenove palavras nas listas, nesta atividade, os alunos deverão destacar catorze palavras proparoxítonas).

  • Faça o levantamento do restante das palavras proparoxítonas trabalhadas no dominó e pergunte para a turma:
  • Por que estas palavras são proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras são proparoxítonas pois a sílaba tônica é a antepenúltima e, por isso, são acentuadas).

  • Vamos identificar a sílaba tônica de algumas dessas palavras?

(Deseja-se que eles apontem, oralmente, a sílaba tônica de algumas das palavras proparoxítonas escritas na nuvem de palavras. Escolha, em torno de três destas palavras, devido o tempo da aula, para que os alunos identifiquem a sílaba tônica de cada uma delas. Como esta atividade utiliza as palavras restantes que não foram exemplificadas pelos alunos na atividade anterior, não há como prever, com exatidão, as palavras que serão escritas na nuvem. Quando os alunos disserem as catorze palavras que irão compor a nuvem e após as três palavras terem sido escolhidas para a identificação de sua tonicidade, sublinhe a sílaba tônica destas palavras, conforme as respostas dos alunos, e corrija-as, se for necessário).

  • Diante do que aprendemos, qual é a regularidade quanto à acentuação das palavras proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras proparoxítonas apresentam como sílaba tônica, a antepenúltima, e que, de acordo com a norma gramatical, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Trava-línguas impresso, quadro, pincel, lápis, borracha e dominó da acentuação.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento das palavras proparoxítonas no momento de leitura das peças do dominó.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Ler e escrever: livro de textos do aluno. Seleção dos textos: ARATANGY, Claudia Rosenberg. 3ed. São Paulo: FDE, 2010. 192p. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando para a turma:
  • Vocês sabem o que é um trava-línguas?

( Alguns alunos podem não conhecer o que é um trava-línguas. Espera-se que os alunos que conheçam respondam que um trava-línguas são frases formadas por palavras com sílabas difíceis de articular, quando pronunciadas de forma rápida. Eles podem complementar falando que os trava-línguas são, geralmente, usados em jogos verbais, nos quais os jogadores devem falar os trava-línguas sem que haja trocas ou erros de pronúncia das palavras.)

b) Alguém sabe algum trava-línguas "de cor"? Ou já tentou ler algum?

( Possivelmente, poucos alunos não tenham lido ou não conheçam um trava-línguas. Os alunos que conhecem poderão apresentar um trava-línguas, falando-o em voz alta para a turma).

  • Vamos ler um juntos e ver quem consegue ler sem "travar a língua"?

(Espera-se que os alunos leiam, em voz alta, o trava-línguas. Ainda, é provável que eles demosntrem dificuldades ao fazer a primeira leitura do texto. O momento é oportuno para uma brincadeira entre os alunos, por meio das tentativas de leitura do trava-línguas).

  • Vamos aproveitar e ver se conseguimos encontrar palavras proparoxítonas que estão escondidas neste trava-línguas?

(Deseja-se que eles leiam, atentamente, o trava-línguas e identifiquem quais possíveis palavras são proparoxítonas. Ressalta-se que o texto possui somente uma palavra proparoxítona, que é "paralelepípedo").

  • Divida os alunos em trios e entregue para eles o trava-línguas impresso (Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno. Brasil. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em: 22 de setembro de 2018), com adaptações para fins didáticos.
  • Caso julgue necessário, o texto do trava-línguas adaptado está disponível no material complementar.
  • Peça que os alunos leiam, em voz alta, o trava-línguas. Aproveite o momento mais descontraído e brinque com eles sobre a dificuldade em ler o texto, por conta da pronúncia das palavras mais complexas e semelhantes.
  • Após a leitura, explique para os alunos que o trava-línguas contém uma palavra proparoxítona, entretanto, ela está sem o acento. Peça que os trios descubram qual é a palavra proparoxítona presente no texto em um tempo de 5 minutos. A palavra proparoxítona é: "Paralelepipedo" (paralelepípedo). Apesar da palavra paralelepípedo repetir-se ao longo do texto, considera-se que o trava-línguas apresenta apenas uma palavra proparoxítona.
  • Ao término do tempo, peça que os trios falem qual foi a palavra proparoxítona identificada por eles.
  • Pergunte para os alunos:
  • O que o trava-línguas apresenta?

(Espera-se que os alunos respondam que, neste trava-línguas descreve uma rua feita de paralelepípedos. Os paralelepípedos são formados por paralelogramos e mil paralelepípedos formam uma paralelepípedovia. Ao final, faz-se uma pergunta ao leitor, ao questioná-lo se uma paralelepípedovia é uma paralelogramolândia. O trava-línguas é um jogo verbal a partir de palavras com escritas semelhantes, tornando a pronúncia aligeirada mais complexa).

  • Pela leitura, qual palavra proparoxítona está presente no trava-línguas?

(Espera-se que os alunos apontem que a palavra proparoxítona observada no texto é "paralelepipedo" (paralelepípedo).

  • Por que podemos considerar que esta palavra é proparoxítona?

(Espera-se que os alunos respondam que a palavra "paralelepipedo" (paralelepípedo) é proparoxítona, pois a antepenúltima sílaba é tônica e, por isso, deve ser acentuada).

  • Escreva, no quadro, a palavra proparoxítona dita pelos alunos e a acentue, perguntando para a turma onde o acento deve ficar e o porquê.

(Deseja-se que os alunos apontem que a palavra "paralelepipedo" (paralelepípedo) deve ser acentuada em sua antepenúltima sílaba, o "pi").

  • Ao final, peça que os alunos acentuem, no trava-línguas impresso, a palavra proparoxítona que se repete ao longo do texto.
  • Informe a eles, no momento da leitura, que paralelograma é uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.

Materiais complementares: O texto adaptado do trava-línguas está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após o trabalho com o trava-línguas, proponha o jogo Dominó da acentuação.
  • Mantenha a divisão dos alunos em trios e explique as regras do jogo. Fale para eles que serão entregues peças de um dominó para cada trio e que as peças do jogo contêm palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. No total, são 28 peças com as mesmas palavras.
  • O jogo possui dezenove palavras proparoxítonas: Míope, cônjuge, álibi, húngaro, síndrome, vândalo, ângulo, bêbado, pântano, íngreme, rubéola, êxodo, pênalti, auréola, biólogo, protótipo, leucócito, fábrica, nômade.
  • Vinte palavras paroxítonas: caráter, lápis, fichário, fácil, zíper, bônus, têxtil, bênção, níquel, néctar, míssil, âmbar, remédio, fóssil, glúten, imóvel, açúcar, ímpar, hífen, réptil.
  • Dezessete palavras oxítonas: cipó, amém, avó, cajá, dominó, paletó, açaí, você, Paraná, porém, sabiá, jacaré, refém, vovô, troféu, ninguém, crochê.
  • Os jogadores dos trios deverão distribuir as peças entre si e cada jogador deverá encaixar uma peça na outra, de acordo com a classificação quanto à sílaba tônica. O vencedor será aquele que não ficar com nenhuma peça em mãos. Destaque, ainda, que os jogadores poderão interferir nas jogadas dos colegas, quando os jogadores do trio não encaixarem uma peça correta.
  • Para o jogo, utilize e imprima os dominós, tendo por base o número de trios em sala. Caso julgue necessário, um modelo para o Dominó da acentuação está disponível em material complementar. Se possível, imprima as peças em material mais resistente, possibilitando que o jogo seja usado outras vezes.
  • Também, caso julgue necessário, retome, brevemente, a regra de acentuação das palavras oxítonas e paroxítonas.
  • Disponibilize 20 minutos para o jogo. Ao término do tempo, pergunte para os alunos:
  • O que vocês acharam do jogo?

(É possível que os alunos digam que o jogo continha palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e que, em alguns momentos, eles tiveram dificuldades na identificação e no encaixe das peças, de acordo com a classificação das palavras quanto às suas sílabas tônicas).

  • Quais palavras proparoxítonas estavam presentes no dominó?

(Espera-se que eles respondam que as palavras proparoxítonas presentes eram as seguintes: míope, cônjuge, álibi, húngaro, síndrome, vândalo, ângulo, bêbado, pântano, íngreme, rubéola, êxodo, pênalti, auréola, biólogo, protótipo, leucócito, fábrica, nômade).

  • Como vocês identificaram as palavras proparoxítonas em meio às palavras oxítonas e paroxítonas?

(Deseja-se que os alunos respondam que eles identificaram as palavras proparoxítonas por meio de sua sílaba tônica, a antepenúltima. Eles também podem complementar falando que observaram a acentuação gráfica das palavras, atentando para a sílaba na qual o acento foi usado.)

  • Escute as palavras levantadas pelos alunos e convide um deles para iniciar uma lista colaborativa, no quadro, com algumas palavras proparoxítonas observadas no dominó e o porquê delas serem assim classificadas. Peça que o aluno chame um outro e, assim, sucessivamente, até cinco alunos terem colaborado com a lista. No total, cinco palavras serão escritas na lista.. Durante a escrita, corrija-as, caso necessário.

(Espera-se que, nesse momento, os alunos escrevam palavras proparoxítonas vistas no dominó, justificando esta classificação com base na posição da sílaba tônica ( antepenúltima) e, por isso, de acordo com a norma da Língua Portuguesa, elas devem ser acentuadas)

Materiais complementares: O modelo para as peças do Dominó da acentuação está disponível neste link.

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Orientações: A identificação da sílaba tônica das palavras proparoxítonas será feita por meio do jogo Dominó da acentuação. A partir dele, será possível, ainda, trabalhar, além da acentuação das proparoxítonas, com as oxítonas e as paroxítonas, de forma mais contextualizada e lúdica.

Materiais complementares: O modelo para as peças do Dominó da acentuação está disponível neste link.

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Orientações: A identificação da sílaba tônica das palavras proparoxítonas será feita por meio do jogo Dominó da acentuação. A partir dele, será possível, ainda, trabalhar, além da acentuação das proparoxítonas, com as oxítonas e as paroxítonas, de forma mais contextualizada e lúdica.

Materiais complementares: O modelo para as peças do Dominó da acentuação está disponível neste link.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Ao final da aula, convide os alunos para construírem coletivamente, no quadro, uma lista de palavras proparoxítonas, em forma de uma nuvem, com as palavras do dominó que não foram exemplificadas na atividade anterior.
  • Desenhe uma nuvem no quadro e peça que os alunos digam outros exemplos de palavras proparoxítonas usadas no dominó para compor a nuvem. No total, serão catorze palavras proparoxítonas.

(Espera-se que os alunos digam as palavras proparoxítonas que não foram exemplificadas na atividade anterior, de escrita das listas com palavras proparoxítonas trabalhadas no dominó. Como, ao todo, foram usadas dezenove palavras proparoxítonas no dominó e, na atividade anterior, os alunos escreveram cinco destas dezenove palavras nas listas, nesta atividade, os alunos deverão destacar catorze palavras proparoxítonas).

  • Faça o levantamento do restante das palavras proparoxítonas trabalhadas no dominó e pergunte para a turma:
  • Por que estas palavras são proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras são proparoxítonas pois a sílaba tônica é a antepenúltima e, por isso, são acentuadas).

  • Vamos identificar a sílaba tônica de algumas dessas palavras?

(Deseja-se que eles apontem, oralmente, a sílaba tônica de algumas das palavras proparoxítonas escritas na nuvem de palavras. Escolha, em torno de três destas palavras, devido o tempo da aula, para que os alunos identifiquem a sílaba tônica de cada uma delas. Como esta atividade utiliza as palavras restantes que não foram exemplificadas pelos alunos na atividade anterior, não há como prever, com exatidão, as palavras que serão escritas na nuvem. Quando os alunos disserem as catorze palavras que irão compor a nuvem e após as três palavras terem sido escolhidas para a identificação de sua tonicidade, sublinhe a sílaba tônica destas palavras, conforme as respostas dos alunos, e corrija-as, se for necessário).

  • Diante do que aprendemos, qual é a regularidade quanto à acentuação das palavras proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras proparoxítonas apresentam como sílaba tônica, a antepenúltima, e que, de acordo com a norma gramatical, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas).

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