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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Proparoxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Proparoxítonas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Quadro, pincel, caixa, bingo das proparoxítonas, lápis, borracha, folhas de papel, cadernos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades no momento de identificação das palavras proparoxítonas, conforme a regra gráfica.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando para os alunos:
  • Muitas palavras da nossa língua são acentuadas com acento agudo (´) ou circunflexo (ˆ). Vocês poderiam dar alguns exemplos?

(Espera-se que os alunos citem exemplos de palavras acentuadas que eles conheçam, incluindo oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas, apesar do foco da aula ser a acentuação de palavras proparoxítonas. O objetivo inicial é que eles percebam a sílaba tônica das palavras que exemplificarem. Caso, algum aluno cite uma palavra proparoxítona, coloque-a no quadro para introduzir o tema. Se não apresentarem nenhuma palavra proparoxítona, passe para o comando seguinte.

  • Existem regras para acentuação das palavras. Qual a classificação de palavras como trânsito, fábula e Penélope, de acordo com a posição da sílaba tônica?

(Espera-se que eles respondam que estas palavras são classificadas como proparoxítonas, pois a antepenúltima sílaba é tônica).

  • Após as respostas dos alunos, narre a seguinte história:
  • Uma amiga fez duas listas, uma de profissões e outra de elementos da natureza. Cada lista contém cinco palavras, mas somente uma foi escrita. Vamos ajudá-la a completar as listas? Mas, atenção: as palavras devem ser todas proparoxítonas!
  • Inicie as listas, no quadro, colocando apenas uma palavra. A palavra escrita na lista das profissões será biólogo e a palavra da lista da natureza será córrego. Ver modelo no slide 3.
  • Peça aos alunos que completem, oralmente, as listas com palavras proparoxítonas correspondentes a cada lista. Possíveis palavras que podem surgir para a primeira lista: astrônomo, coreógrafo, biógrafo, médico, astrólogo, farmacêutico, biólogo etc; para a segunda:, árvore, crisântemo, tâmara, pêssego; hipopótamo, búfalo entre outras.
  • Escreva as palavras ditas pelos alunos nas listas, inicialmente sem o acento, e peça que eles indiquem onde ele deverá ser colocado.
  • Ao final, corrija as palavras com a turma e pergunte:
  • Por que as palavras selecionadas por vocês são proparoxítonas?

(Deseja-se que os alunos respondam que as palavras selecionadas são proparoxítonas, pois a sílaba tônica é a antepenúltima).

  • Qual a sílaba tônica de cada uma delas? O que vocês perceberam sobre as sílabas tônicas dessas palavras?

(Espera-se que os alunos apontem a sílaba tônica de cada uma das palavras, que, no caso, é a antepenúltima. Espera-se também que todas essas sílabas tônicas são acentuadas.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após o levantamento feito pelos alunos, proponha um Bingo das proparoxítonas.
  • Divida os alunos em cinco grupos e entregue para cada um deles uma cartela. No total, serão utilizadas cinco cartelas, que conterão as mesmas palavras, mas a posição das palavras nas cartelas será diferente.
  • Explique aos grupos a regra do jogo. Fale que o bingo contém, no total, 24 palavras, incluindo oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, mas que o objetivo do jogo é marcar 12 palavras proparoxítonas. Fale que você sorteará as palavras de uma caixa e que as falará em voz alta. Enfatize que os grupos só devem marcar, na cartela, as palavras proparoxítonas. O jogo terminará quando todas as palavras tiverem sido sorteadas. O grupo vencedor será aquele que marcar as 12 proparoxítonas corretamente. As palavras proparoxítonas presentes no bingo são: Médico, trânsito, hipopótamo, bárbaro, crítica, pássaro, libélula, cágado, lâmpada, ângulo, tática, míope. Caso julgue necessário, os modelos para as cartelas do bingo estão disponíveis em material complementar.
  • Ao final do bingo, pergunte para os grupos:
  • Quais palavras proparoxítonas foram marcadas por vocês?
  • Por que estas palavras foram selecionadas?
  • Qual é a sílaba tônica destas palavras?
  • Escreva no quadro as palavras ditas pelos alunos e leia-as com eles, pedindo que dêem ênfase na sílaba tônica.
  • Em seguida, distribua folhas de papel para os grupos e convide-os a construírem cinco frases utilizando as palavras proparoxítonas trabalhadas no bingo.
  • Ao final, peça que os grupos troquem as frases entre si e as socializem com a turma.

Materiais complementares: Os modelos para as cartelas do Bingo das proparoxítonas estão disponíveis neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, proponha um desafio para os alunos.
  • Peça que eles identifiquem a palavra proparoxítona presente na seguinte frase:
  • O melão e o maracujá são frutas deliciosas, mas a fruta que eu amo mesmo é a tâmara.

(Espera-se que os alunos respondam que a palavra proparoxítona é "tâmara").

  • Após as respostas dos alunos, pergunte para a turma:
  • Como as palavras acentuadas, presentes na frase, são classificadas de acordo com a posição da sílaba tônica?

(Espera-se que os alunos respondam que a frase apresenta duas palavras oxítonas, que são "melão" e "maracujá", pois a sílaba tônica é a última, e uma palavra proparoxítona, que é tâmara, por ter a antepenúltima sílaba como tônica).

  • A partir do que exercitamos hoje, o que podemos afirmar sobre a acentuação das palavras proparoxítonas?

(Espera-se que eles digam que as palavras proparoxítonas apresentam a antepenúltima sílaba como tônica e que de acordo com a norma gramatical da Língua Portuguesa, essas palavras são sempre acentuadas).

  • Peça que os alunos registrem, no caderno, o que aprenderam sobre a acentuação das palavras proparoxítonas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Quadro, pincel, caixa, bingo das proparoxítonas, lápis, borracha, folhas de papel, cadernos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades no momento de identificação das palavras proparoxítonas, conforme a regra gráfica.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando para os alunos:
  • Muitas palavras da nossa língua são acentuadas com acento agudo (´) ou circunflexo (ˆ). Vocês poderiam dar alguns exemplos?

(Espera-se que os alunos citem exemplos de palavras acentuadas que eles conheçam, incluindo oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas, apesar do foco da aula ser a acentuação de palavras proparoxítonas. O objetivo inicial é que eles percebam a sílaba tônica das palavras que exemplificarem. Caso, algum aluno cite uma palavra proparoxítona, coloque-a no quadro para introduzir o tema. Se não apresentarem nenhuma palavra proparoxítona, passe para o comando seguinte.

  • Existem regras para acentuação das palavras. Qual a classificação de palavras como trânsito, fábula e Penélope, de acordo com a posição da sílaba tônica?

(Espera-se que eles respondam que estas palavras são classificadas como proparoxítonas, pois a antepenúltima sílaba é tônica).

  • Após as respostas dos alunos, narre a seguinte história:
  • Uma amiga fez duas listas, uma de profissões e outra de elementos da natureza. Cada lista contém cinco palavras, mas somente uma foi escrita. Vamos ajudá-la a completar as listas? Mas, atenção: as palavras devem ser todas proparoxítonas!
  • Inicie as listas, no quadro, colocando apenas uma palavra. A palavra escrita na lista das profissões será biólogo e a palavra da lista da natureza será córrego. Ver modelo no slide 3.
  • Peça aos alunos que completem, oralmente, as listas com palavras proparoxítonas correspondentes a cada lista. Possíveis palavras que podem surgir para a primeira lista: astrônomo, coreógrafo, biógrafo, médico, astrólogo, farmacêutico, biólogo etc; para a segunda:, árvore, crisântemo, tâmara, pêssego; hipopótamo, búfalo entre outras.
  • Escreva as palavras ditas pelos alunos nas listas, inicialmente sem o acento, e peça que eles indiquem onde ele deverá ser colocado.
  • Ao final, corrija as palavras com a turma e pergunte:
  • Por que as palavras selecionadas por vocês são proparoxítonas?

(Deseja-se que os alunos respondam que as palavras selecionadas são proparoxítonas, pois a sílaba tônica é a antepenúltima).

  • Qual a sílaba tônica de cada uma delas? O que vocês perceberam sobre as sílabas tônicas dessas palavras?

(Espera-se que os alunos apontem a sílaba tônica de cada uma das palavras, que, no caso, é a antepenúltima. Espera-se também que todas essas sílabas tônicas são acentuadas.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após o levantamento feito pelos alunos, proponha um Bingo das proparoxítonas.
  • Divida os alunos em cinco grupos e entregue para cada um deles uma cartela. No total, serão utilizadas cinco cartelas, que conterão as mesmas palavras, mas a posição das palavras nas cartelas será diferente.
  • Explique aos grupos a regra do jogo. Fale que o bingo contém, no total, 24 palavras, incluindo oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, mas que o objetivo do jogo é marcar 12 palavras proparoxítonas. Fale que você sorteará as palavras de uma caixa e que as falará em voz alta. Enfatize que os grupos só devem marcar, na cartela, as palavras proparoxítonas. O jogo terminará quando todas as palavras tiverem sido sorteadas. O grupo vencedor será aquele que marcar as 12 proparoxítonas corretamente. As palavras proparoxítonas presentes no bingo são: Médico, trânsito, hipopótamo, bárbaro, crítica, pássaro, libélula, cágado, lâmpada, ângulo, tática, míope. Caso julgue necessário, os modelos para as cartelas do bingo estão disponíveis em material complementar.
  • Ao final do bingo, pergunte para os grupos:
  • Quais palavras proparoxítonas foram marcadas por vocês?
  • Por que estas palavras foram selecionadas?
  • Qual é a sílaba tônica destas palavras?
  • Escreva no quadro as palavras ditas pelos alunos e leia-as com eles, pedindo que dêem ênfase na sílaba tônica.
  • Em seguida, distribua folhas de papel para os grupos e convide-os a construírem cinco frases utilizando as palavras proparoxítonas trabalhadas no bingo.
  • Ao final, peça que os grupos troquem as frases entre si e as socializem com a turma.

Materiais complementares: Os modelos para as cartelas do Bingo das proparoxítonas estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, proponha um desafio para os alunos.
  • Peça que eles identifiquem a palavra proparoxítona presente na seguinte frase:
  • O melão e o maracujá são frutas deliciosas, mas a fruta que eu amo mesmo é a tâmara.

(Espera-se que os alunos respondam que a palavra proparoxítona é "tâmara").

  • Após as respostas dos alunos, pergunte para a turma:
  • Como as palavras acentuadas, presentes na frase, são classificadas de acordo com a posição da sílaba tônica?

(Espera-se que os alunos respondam que a frase apresenta duas palavras oxítonas, que são "melão" e "maracujá", pois a sílaba tônica é a última, e uma palavra proparoxítona, que é tâmara, por ter a antepenúltima sílaba como tônica).

  • A partir do que exercitamos hoje, o que podemos afirmar sobre a acentuação das palavras proparoxítonas?

(Espera-se que eles digam que as palavras proparoxítonas apresentam a antepenúltima sílaba como tônica e que de acordo com a norma gramatical da Língua Portuguesa, essas palavras são sempre acentuadas).

  • Peça que os alunos registrem, no caderno, o que aprenderam sobre a acentuação das palavras proparoxítonas.

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