14286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando com água

Nesta atividade, as crianças irão se molhar ao brincar com potes e bacias.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Talita Regina Lopes de Oliveira Marques

Brincando com água

Apresente a proposta
Envie imagens de propostas interessantes de brincadeiras no banho envolvendo bacia, potes, esponja etc. para os familiares. Clique aqui para ver uma variedade de boas ideias. Na impossibilidade de brincarem na área externa com água, as crianças podem descobrir novas formas de brincar durante o banho. De forma animada, convide:
- Olhando essas imagens, que tal fazerem brincadeiras assim aí em casa com a família?”

Envie as orientações por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que estejam usando na sua rede.

Adaptações necessárias
As brincadeiras com água serão realizadas durante o banho dos bebês, sendo assim, recomende que estejam sempre acompanhados para a segurança deles. Oriente as famílias para usarem os materiais que têm em casa no momento. Sugira que registrem a brincadeira e enviem esses registros para você.

Sugira às famílias
Convide as famílias para conversarem com os bebês sobre as brincadeiras no banho e verem juntos as ideias que você enviou, de forma a instigar a curiosidade nas crianças e aguçar o desejo de participação delas. Proponha que organizem o local de acordo com as possibilidades do bebê e explorem as diversas formas de brincar, descobrindo em parceria novas maneiras de se divertir com a água. Assim, estarão promovendo associação de ideias através de fazer diferente algo que já faziam, o brincar no banho em casa.

Oriente que também permitam que os bebês explorem livremente, validando as iniciativas deles, estando sempre atentos às reações pois elas vão sinalizar preferências. Proponha que se envolvam de forma divertida, cantando a canção “Banho é bom” (disponível aqui), enquanto descobrem formas divertidas de brincar com a água durante o banho. Situações como essas oportunizam o aprofundamento dos vínculos estáveis, que geram segurança e uma boa base emocional para os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Estimule o compartilhamento dos registros dessas brincadeiras com você, pedindo que relatem brevemente a vivência. Reúna e organize esse material, cuidando para não expor a parte íntima dos bebês e enviando-o para outras famílias, estimulandoque elas participem também.

Quando voltarem às aulas presenciais, exponha esse material da forma que costumam fazer na sua escola. Assim, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, tendendo a funcionar como um importante apoio na transição após o período de isolamento social, no retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_29UND01

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas