14285
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Proparoxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Proparoxítonas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Lista de palavras do supermercado, pedaços de papel, lápis, borracha, quadro, pincel, lista de palavras, jogo da velha das proparoxítonas, folhas de papel.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades com a pronúncia e a identificação de algumas palavras proparoxítonas menos usuais. Por isso, o professor deve ficar atento aos questionamentos sobre a oralização da palavra, observando a prosódia.

Referências sobre o assunto: AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito da classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica.
  • A partir disso, faça algumas perguntas para a turma:
  • Vocês sabem o que são sílabas tônicas?
  • Vocês conhecem palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima e é acentuada?
  • Vocês podem exemplificá-las?
  • Aproveite as respostas dadas pelos alunos e faça uma breve revisão sobre as palavras oxítonas e paroxítonas, em relação à posição da sílaba tônica. Caso julgue necessário, trabalhe também os usos dos acentos agudo (') e circunflexo (ˆ) nas palavras.
  • Em seguida, proponha à turma uma atividade disparadora:
  • Uma prima pediu que fôssemos ao supermercado fazer algumas compras. Então, ela fez uma lista. Mas, não conhecemos alguns dos materiais escritos por ela. Precisamos ler os nomes para ver se alguém pode nos ajudar.
  • Divida os alunos em cinco grupos e entregue para cada um a lista do supermercado. Explique aos alunos que as listas entregues, ao todo cinco, serão as mesmas e terão dez palavras. Caso julgue necessário, a lista de palavras do supermercado está disponível em material complementar. Utilize as palavras a seguir, propositalmente sem o acento:
  • Abobora (abóbora), pessego (pêssego), plastico (plástico), lamina (lâmina), energetico (energético), tamara (tâmara), xicara (xícara), fosforo (fósforo), brocolis (brócolis), rucula (rúcula).
  • Peça que os grupos, entre si, leiam as palavras presentes nas listas.
  • Solicite que os alunos, após a leitura entre os grupos, leiam em voz alta as palavras das listas. Aproveite este momento e pergunte à turma:
  • Foi possível realizar a leitura das listas de forma apropriada?
  • Vocês acham que falta algum sinal gráfico nas palavras das listas?
  • O que ajudou na identificação da sílaba tônica na hora da leitura?
  • Qual a sílaba tônica destas palavras?
  • Peça que os grupos escrevam as palavras das listas em pedaços de papel e acentuem-nas, conforme a sílaba tônica percebida por eles. Após esta escrita, solicite que os alunos troquem os papéis entre si e leiam novamente as palavras, agora com os acentos.
  • Coloque alguns exemplos escritos pelos alunos no quadro e corrija-os junto com a turma.
  • Por fim, pergunte aos alunos:
  • Como podemos classificar estas palavras, já que a sua sílaba tônica é a antepenúltima?

Materiais complementares: A lista das palavras do supermercado está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro alguns exemplos de palavras proparoxítonas. Utilize as seguintes palavras:
  • Quilômetro, árvore, histórico, lâmpada, dúvida, gráfico.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais as semelhanças entre essas palavras?
  • Qual a sílaba tônica destas palavras?
  • Quando a sílaba mais forte é a antepenúltima, como podemos classificar a palavra?
  • Crie, juntamente com os alunos, uma tabela comparativa com as seis palavras utilizadas como exemplo. A tabela terá, do lado esquerdo, as palavras, e do lado direito, as perguntas a serem respondidas.
  • Após esta atividade, divida os alunos em quatro grupos e distribua, para cada um deles, uma lista de palavras. As listas terão as mesmas palavras, no total dez, entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Caso julgue necessário, a lista de palavras está disponível em material complementar. As palavras serão:
  • Semáforo - sabiá - trânsito - espécie - ônibus - maracujá - física - pássaro - curió - saúde.
  • Peça que os grupos identifiquem as proparoxítonas presentes nas listas e escrevam no papel, ao lado de cada palavra, o motivo por tê-las selecionado.
  • Ao fim da atividade, reúna os alunos em uma grande roda e peça que os grupos expliquem, oralmente, quais palavras foram selecionadas e o porquê.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais palavras proparoxítonas foram identificadas por vocês?
  • Por que essas palavras foram escolhidas?
  • Escreva, no quadro, uma lista classificada como Proparoxítonas observadas. Escreva, nesta lista, as palavras proparoxítonas identificadas e as respostas dos alunos, em forma de tópicos.

Materiais complementares: A lista de palavras usada na segunda atividade está disponível neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, proponha aos alunos um Jogo da velha das proparoxítonas.
  • Divida os alunos em duplas e explique as regras do jogo: Cada dupla receberá uma folha de papel. Um dos integrantes de cada dupla deverá desenhar neste papel um jogo da velha, com grades quadriculadas. O objetivo do jogo é escrever palavras proparoxítonas em cada espaço do jogo da velha, até preencher, com as palavras, uma linha horizontal, vertical ou transversal. Ganha o jogo quem completar, primeiro, uma dessas linhas com palavras proparoxítonas.
  • Coloque um exemplo no quadro, para que a dinâmica do jogo seja melhor compreendida pelos alunos.
  • Ao final, escreva algumas palavras usadas pelos alunos no quadro e pergunte:
  • Por que podemos considerar que estas palavras são proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras são proparoxítonas, pois, ao observar a pronúncia de cada sílaba das palavras, percebe-se que a antepenúltima é a mais forte e, por isso, é acentuada).

  • O que descobrimos sobre a acentuação das palavras proparoxítonas?

(Espera-se que eles respondam que a regularidade observada nas palavras proparoxítonas, é que a antepenúltima sílaba destas palavras é a tônica, ou seja, é a mais forte e que, por isso, de acordo com a norma da Língua Portuguesa, as palavras proparoxítonas são todas acentuadas.)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Lista de palavras do supermercado, pedaços de papel, lápis, borracha, quadro, pincel, lista de palavras, jogo da velha das proparoxítonas, folhas de papel.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades com a pronúncia e a identificação de algumas palavras proparoxítonas menos usuais. Por isso, o professor deve ficar atento aos questionamentos sobre a oralização da palavra, observando a prosódia.

Referências sobre o assunto: AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito da classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica.
  • A partir disso, faça algumas perguntas para a turma:
  • Vocês sabem o que são sílabas tônicas?
  • Vocês conhecem palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima e é acentuada?
  • Vocês podem exemplificá-las?
  • Aproveite as respostas dadas pelos alunos e faça uma breve revisão sobre as palavras oxítonas e paroxítonas, em relação à posição da sílaba tônica. Caso julgue necessário, trabalhe também os usos dos acentos agudo (') e circunflexo (ˆ) nas palavras.
  • Em seguida, proponha à turma uma atividade disparadora:
  • Uma prima pediu que fôssemos ao supermercado fazer algumas compras. Então, ela fez uma lista. Mas, não conhecemos alguns dos materiais escritos por ela. Precisamos ler os nomes para ver se alguém pode nos ajudar.
  • Divida os alunos em cinco grupos e entregue para cada um a lista do supermercado. Explique aos alunos que as listas entregues, ao todo cinco, serão as mesmas e terão dez palavras. Caso julgue necessário, a lista de palavras do supermercado está disponível em material complementar. Utilize as palavras a seguir, propositalmente sem o acento:
  • Abobora (abóbora), pessego (pêssego), plastico (plástico), lamina (lâmina), energetico (energético), tamara (tâmara), xicara (xícara), fosforo (fósforo), brocolis (brócolis), rucula (rúcula).
  • Peça que os grupos, entre si, leiam as palavras presentes nas listas.
  • Solicite que os alunos, após a leitura entre os grupos, leiam em voz alta as palavras das listas. Aproveite este momento e pergunte à turma:
  • Foi possível realizar a leitura das listas de forma apropriada?
  • Vocês acham que falta algum sinal gráfico nas palavras das listas?
  • O que ajudou na identificação da sílaba tônica na hora da leitura?
  • Qual a sílaba tônica destas palavras?
  • Peça que os grupos escrevam as palavras das listas em pedaços de papel e acentuem-nas, conforme a sílaba tônica percebida por eles. Após esta escrita, solicite que os alunos troquem os papéis entre si e leiam novamente as palavras, agora com os acentos.
  • Coloque alguns exemplos escritos pelos alunos no quadro e corrija-os junto com a turma.
  • Por fim, pergunte aos alunos:
  • Como podemos classificar estas palavras, já que a sua sílaba tônica é a antepenúltima?

Materiais complementares: A lista das palavras do supermercado está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro alguns exemplos de palavras proparoxítonas. Utilize as seguintes palavras:
  • Quilômetro, árvore, histórico, lâmpada, dúvida, gráfico.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais as semelhanças entre essas palavras?
  • Qual a sílaba tônica destas palavras?
  • Quando a sílaba mais forte é a antepenúltima, como podemos classificar a palavra?
  • Crie, juntamente com os alunos, uma tabela comparativa com as seis palavras utilizadas como exemplo. A tabela terá, do lado esquerdo, as palavras, e do lado direito, as perguntas a serem respondidas.
  • Após esta atividade, divida os alunos em quatro grupos e distribua, para cada um deles, uma lista de palavras. As listas terão as mesmas palavras, no total dez, entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Caso julgue necessário, a lista de palavras está disponível em material complementar. As palavras serão:
  • Semáforo - sabiá - trânsito - espécie - ônibus - maracujá - física - pássaro - curió - saúde.
  • Peça que os grupos identifiquem as proparoxítonas presentes nas listas e escrevam no papel, ao lado de cada palavra, o motivo por tê-las selecionado.
  • Ao fim da atividade, reúna os alunos em uma grande roda e peça que os grupos expliquem, oralmente, quais palavras foram selecionadas e o porquê.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais palavras proparoxítonas foram identificadas por vocês?
  • Por que essas palavras foram escolhidas?
  • Escreva, no quadro, uma lista classificada como Proparoxítonas observadas. Escreva, nesta lista, as palavras proparoxítonas identificadas e as respostas dos alunos, em forma de tópicos.

Materiais complementares: A lista de palavras usada na segunda atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, proponha aos alunos um Jogo da velha das proparoxítonas.
  • Divida os alunos em duplas e explique as regras do jogo: Cada dupla receberá uma folha de papel. Um dos integrantes de cada dupla deverá desenhar neste papel um jogo da velha, com grades quadriculadas. O objetivo do jogo é escrever palavras proparoxítonas em cada espaço do jogo da velha, até preencher, com as palavras, uma linha horizontal, vertical ou transversal. Ganha o jogo quem completar, primeiro, uma dessas linhas com palavras proparoxítonas.
  • Coloque um exemplo no quadro, para que a dinâmica do jogo seja melhor compreendida pelos alunos.
  • Ao final, escreva algumas palavras usadas pelos alunos no quadro e pergunte:
  • Por que podemos considerar que estas palavras são proparoxítonas?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras são proparoxítonas, pois, ao observar a pronúncia de cada sílaba das palavras, percebe-se que a antepenúltima é a mais forte e, por isso, é acentuada).

  • O que descobrimos sobre a acentuação das palavras proparoxítonas?

(Espera-se que eles respondam que a regularidade observada nas palavras proparoxítonas, é que a antepenúltima sílaba destas palavras é a tônica, ou seja, é a mais forte e que, por isso, de acordo com a norma da Língua Portuguesa, as palavras proparoxítonas são todas acentuadas.)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano