14283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Assembleia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades e orientações aos alunos;
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

- Opcionais: Google Documentos (tutorial disponível aqui).

Dinâmica da atividade
Envie aos alunos uma orientação em vídeo ou áudio convidando-os para participar de assembleias. Explicite o que é uma assembleia e sua função na tomada de decisões de forma dialógica em grupos sociais. Dê exemplos de assembleia e fale para os alunos sobre a importância do diálogo para a resolução de conflitos e problemas de interesse comunitário.

Realize a atividade proposta no 1º slide do plano de aula: Dinâmica da atividade. Para isso, organize os alunos em pequenos grupos  três ou quatro alunos –, envie as questões propostas no plano de aula e oriente-os a se comunicarem pelo WhatsApp para responder às questões e refletir sobre elas. Realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proponha aos grupos que apresentem as respostas, possibilitando um diálogo. Ainda na videochamada, realize a proposta do plano original. Esta etapa pode durar mais de uma aula, para que o planejamento seja realizado com a participação de todos. Caso seja possível, utilize o Google Documentos para organizar e compartilhar os combinados, o planejamento e a ata.

Para a realização da atividade proposta no 2º e no 3º slides (Dinâmica da atividade), promova uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom e realize a assembleia, como proposto nas orientações do plano original, de forma virtual, mas com a frequência indicada.

Variação da atividade
Utilize as propostas de variação de atividade sugeridas no plano original, sempre combinando antecipadamente com os alunos e realizando o planejamento coletivo.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com seus familiares o que é uma assembleia e qual sua função nos grupos sociais, contando-lhes sobre a atividade de assembleia da turma, realizada de maneira virtual.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04ATP01

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas