9871
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema de Contagem

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre resolver problemas envolvendo contagem e aplicar o Teorema Fundamental de Contagem na resolução de problemas.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo contagem;

Aplicar o Teorema Fundamental de Contagem na resolução de problemas.

Conceito-chave

Teorema Fundamental de Contagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Estimule o aluno a dar exemplos de combinações que ele faz no seu cotidiano. Peça que falem para os colegas os exemplos que lembraram.

Propósito: espera-se que o aluno sugira combinações que faz no dia a dia, como as roupas que usa, os materiais a colocar na mochila, os ingredientes de um sanduíche etc.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem sugerir possibilidades de combinações para os exemplos dados pelos colegas?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que o problema está pedindo

Discuta com a turma:

  • O que a questão está pedindo?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.

Propósito: Espera-se que os alunos a busquem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: estimule a turma a combinar as madeiras com as rodas e em seguida a combinar cada conjunto de madeira e roda com as tintas. Os estudantes devem perceber a independência entre as etapas de resolução do problema.

Propósito: Estimular o aluno a levantar hipóteses e identificar as possibilidades

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de combinação entre os materiais?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostre de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado encontrado?
  • Alguém chegou ao resultado de alguma outra forma?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostre de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou ao resultado de alguma outra forma?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Conceitue contagem e mostre que, intuitivamente, os alunos utilizaram o Teorema Fundamental de Contagem. Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Propósito: Mostrar aos alunos o conceito de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.

Discuta com a turma:

Vocês observaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?.

Alguém utilizou a aplicação do Teorema Fundamental de Contagem para resolver o problemas?

Perceberam que a utilização do diagrama leva ao Teorema Fundamental de Contagem?.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente os conceitos de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.

Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Discuta com a turma:

Ficou claro esses dois conceitos?

ATIVIDADE DE RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Verificar se ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem e se os alunos conseguem identificar, no dia a dia deles, reais aplicações desse teorema

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado de um problema de contagem?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo contagem;

Aplicar o Teorema Fundamental de Contagem na resolução de problemas.

Conceito-chave

Teorema Fundamental de Contagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Estimule o aluno a dar exemplos de combinações que ele faz no seu cotidiano. Peça que falem para os colegas os exemplos que lembraram.

Propósito: espera-se que o aluno sugira combinações que faz no dia a dia, como as roupas que usa, os materiais a colocar na mochila, os ingredientes de um sanduíche etc.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem sugerir possibilidades de combinações para os exemplos dados pelos colegas?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.

Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que o problema está pedindo

Discuta com a turma:

  • O que a questão está pedindo?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.

Propósito: Espera-se que os alunos a busquem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: estimule a turma a combinar as madeiras com as rodas e em seguida a combinar cada conjunto de madeira e roda com as tintas. Os estudantes devem perceber a independência entre as etapas de resolução do problema.

Propósito: Estimular o aluno a levantar hipóteses e identificar as possibilidades

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de combinação entre os materiais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostre de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado encontrado?
  • Alguém chegou ao resultado de alguma outra forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostre de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou ao resultado de alguma outra forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Conceitue contagem e mostre que, intuitivamente, os alunos utilizaram o Teorema Fundamental de Contagem. Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Propósito: Mostrar aos alunos o conceito de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.

Discuta com a turma:

Vocês observaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?.

Alguém utilizou a aplicação do Teorema Fundamental de Contagem para resolver o problemas?

Perceberam que a utilização do diagrama leva ao Teorema Fundamental de Contagem?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente os conceitos de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.

Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.

Discuta com a turma:

Ficou claro esses dois conceitos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Verificar se ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem e se os alunos conseguem identificar, no dia a dia deles, reais aplicações desse teorema

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado de um problema de contagem?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano