Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Estimule o aluno a dar exemplos de combinações que ele faz no seu cotidiano. Peça que falem para os colegas os exemplos que lembraram.
Propósito: espera-se que o aluno sugira combinações que faz no dia a dia, como as roupas que usa, os materiais a colocar na mochila, os ingredientes de um sanduíche etc.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem sugerir possibilidades de combinações para os exemplos dados pelos colegas?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.
Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que o problema está pedindo
Discuta com a turma:
- O que a questão está pedindo?
- Quais são as informações dadas pela questão?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.
Propósito: Espera-se que os alunos a busquem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: estimule a turma a combinar as madeiras com as rodas e em seguida a combinar cada conjunto de madeira e roda com as tintas. Os estudantes devem perceber a independência entre as etapas de resolução do problema.
Propósito: Estimular o aluno a levantar hipóteses e identificar as possibilidades
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de combinação entre os materiais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostre de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas.
Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Qual o resultado encontrado?
- Alguém chegou ao resultado de alguma outra forma?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final. Pode-se pedir que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostre de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas de resolver apresentadas.
Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou ao resultado de alguma outra forma?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Conceitue contagem e mostre que, intuitivamente, os alunos utilizaram o Teorema Fundamental de Contagem. Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.
Propósito: Mostrar aos alunos o conceito de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.
Discuta com a turma:
Vocês observaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?.
Alguém utilizou a aplicação do Teorema Fundamental de Contagem para resolver o problemas?
Perceberam que a utilização do diagrama leva ao Teorema Fundamental de Contagem?.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente os conceitos de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.
Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.
Discuta com a turma:
Ficou claro esses dois conceitos?
ATIVIDADE DE RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.
Propósito: Verificar se ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem e se os alunos conseguem identificar, no dia a dia deles, reais aplicações desse teorema
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma que vocês encontraram para chegar ao resultado de um problema de contagem?
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar