Atividade para impressão - Perguntas
Plano de Aula
Plano de aula: Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulgação científica.
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
- Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento. Disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.
- ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- Manual de elaboração de textos, páginas 29 a 37. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70468/Manual%20de%20Elaboracao%20de%20Textos.pdf?sequence=2. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- Formas de citações. Disponível em monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/formas-citacoes.htm. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- Como citar no texto acadêmico as entrevistas oriundas de pesquisas qualitativas? Disponível em https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/wp-content/uploads/2017/07/como-citar-entrevistas.pdf. Acesso em 8 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Leia o slide e pergunte: o que imaginam que trataremos na aula de hoje?
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
1- Leia o slide para os alunos.
2- Realize a pergunta proposta e peça que reflitam.
Neste caso, as respostas só poderão ser SIM ou NÃO.
3- Explique que devem pensar em justificativas para sua resposta.
Introdução
Orientações:
1- Apresente a tabela no slide ou anote no quadro.
2- Pergunte e vá anotando na tabela:
a) Quem responde sim?
b) Quem responde não?
3- Anote os nomes dos alunos que quiserem participar e seus argumentos.
4- Realize a leitura das anotações realizadas.
Devem concluir que nem todos os textos expositivos de divulgação científica possuem citações, pois o próprio autor pois pode ser um especialista ou pesquisador sobre o tema escrito.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
Nesta etapa, o tempo deve ser distribuído em: leitura e interpretação do texto em 10 minutos; cópia e transcrição em 10 minutos; correção compartilhada em 10 minutos e correção coletiva com o(a) professor(a) em 8 minutos.
1- Organize os alunos em duplas, com o intuito de promover a troca de ideias e estimular a atitude colaborativa.
2- Leia o slide para os alunos.
3- Solicite que realizem a leitura da entrevista realizada por “Revista Ciência Hoje das Crianças”, disponível neste link.
3- Leia o restante do slide e deixe que os alunos compartilhem suas impressões sobre o assunto, de acordo com as perguntas apresentadas.
Material complementar:
Desenvolvimento
Orientações:
1- Leia o slide para os alunos.
2- Solicite que retomem o texto e respondam às questões apresentadas, ainda em duplas, em folha destinada à atividade.
3- Realize a correção oralmente e de forma coletiva.
Esta atividade tem por objetivo promover a compreensão textual através da exploração das informações apresentadas no texto (gênero “entrevista”), que traz a divulgação científica de um assunto de interesse das crianças. Dessa forma, após o domínio do assunto tratado, o aluno pode dedicar-se ao exercício e aplicação do conhecimento construído nas duas aulas propostas anteriormente, com foco no uso de citações em textos de divulgação científica. O domínio do assunto do texto facilitará a realização das atividades posteriores.
Material complementar:
Desenvolvimento
Orientações:
1- Realize a leitura do slide para os alunos.
2- Solicite aos alunos que elejam uma das perguntas/respostas do Doutor Chocolate para realizar a transcrição de sua fala.
Mas, atenção! É importante que todos utilizem a mesma fala do entrevistado para facilitar a etapa de “correção coletiva”. Para tanto, organize uma “eleição” para selecionar o trecho de preferência da maioria dos alunos.
3- Após a escolha da resposta, explique:
- Em duplas, dividam as funções, determinando quem será o escriba e quem orientará o trabalho.
- Identifiquem e circulem o primeiro parágrafo do texto, que antecede a entrevista com o Dr Chocolate.
- Após destacar, vocês devem realizar a releitura e a cópia deste parágrafo e, então, inserir após o parágrafo a transcrição da fala selecionada pela turma, mas em forma de citação.
- Para ajudar e orientar o trabalho, respeitando as características da escrita de citações, retomarem as anotações realizadas nas aulas anteriores no “Caderno de Descobertas”.
Devem observar que:
- As citações de entrevistas apresentam texto/fala em primeira pessoa, com uma linguagem mais informal do que as citações de livros ou textos de pesquisas científicas oficiais.
- As citações de entrevistas são transcrições exatas da fala do entrevistado.
- As citações estão sempre entre aspas, para indicar que é uma ideia (ou fala) de outra pessoa, que não o autor do texto.
- São usadas para mencionar uma informação dita por outra pessoa (não o autor do texto).
- A fonte ou autor da citação deve ser indicada no texto.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Realize a leitura da atividade 1 do slide e oriente a troca dos trechos/parágrafos escritos entre as duplas. Diga que irão realizar uma “correção compartilhada”, com os colegas, das citações inseridas no parágrafo.
2- Explique aos alunos que devem revisar a citação transcrita pelos colegas observando as características da mesma já descritas no “Caderno de Descobertas”. Oriente que realizem anotações (em outra folha) com dicas para orientar os colegas na correção.
3- Após a “correção compartilhada”, peça que devolvam os trechos aos autores e, se necessário, realizem as correções indicadas pelos colegas. Leia o restante do slide para os alunos.
Professor, os falantes de uma língua já têm um conhecimento intuitivo sobre a mesma, o papel da escola é promover a aprendizagem significativa pela construção do conhecimento através de atividades que promovam uma reflexão consciente sobre a linguagem. Assim, a atividade de “correção compartilhada” proporcionará ao aluno o exercício dessa reflexão consciente sobre os aspectos linguísticos apresentados nesta sequência de aulas, especificamente sobre o uso de citações nos textos expositivos de divulgação científica.
Para saber mais, leia:
Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento. Páginas 11 a 13, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Prepare antecipadamente o texto do parágrafo inicial já escrito, pronto para inserir a citação e leia o slide para os alunos. O trecho do texto Doutor Chocolate está disponível em “notícias” de Ciência Hoje das Crianças, matéria publicada no site http://chc.org.br/doutor-chocolate/ em 20/07/2015 (acesso em 22 de setembro de 2018).
2- Realize a “correção coletiva” no quadro, solicitando aos alunos que deem sugestões para a escrita da citação.
Observe as orientações a seguir para a realização da “correção coletiva”:
- No quadro, realize a escrita sugerida pelos alunos, seguindo exatamente as indicações deles.
- Faça pausas para a releitura.
- A cada parada, questione se os alunos concordam com a escrita. Caso identifiquem algum equívoco, vá realizando as correções até finalizar a escrita.
- Peça que comparem com a produção que realizaram, solicitando que observem especialmente as convenções de escrita de citações.
- Realize uma leitura final do trecho e confirme a correção.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Leia o slide para os alunos, concluindo assim esta sequência de três aulas sobre o uso de citações nos textos de divulgação científica.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Padlet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Hangouts etc.
Introdução
Oriente os alunos sobre a atividade, enviando um áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo whatsApp. Diga que realizarão um trabalho sobre citações em texto de divulgação científica e lance a questão proposta no slide 1 da Introdução do plano de aula. Oriente os alunos a responder SIM ou NÃO, com uma breve justificativa, e enviar suas respostas em mensagens de texto pelo WhatsApp. Se preferir, pode criar um mural virtual colaborativo, no Padlet (veja como criá-lo aqui).
Desenvolvimento
Envie aos alunos o texto da entrevista com o Doutor Chocolate e as questões da atividade, orientando-os a ler o texto com atenção para responder às perguntas no caderno. Oriente os alunos a incluir um parágrafo utilizando uma citação própria. Para isso, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Envie aos alunos a resolução da atividade e peça que comparem com suas respostas. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos, utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Hangouts, para que dialoguem sobre as questões. Proponha aos alunos que enviem o parágrafo produzido a um colega, pelo whatsApp, ou compartilhe com um familiar e peça sua opinião.
Fechamento
Proponha aos alunos retomar as suas anotações sobre citações e refletir sobre o que poderiam acrescentar a partir do que aprenderam com a atividade da aula. Envie a eles a síntese proposta no Fechamento do plano de aula e oriente-os a compará-la com as suas anotações para completar com o que falta.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com os familiares o tema da entrevista e o parágrafo que produziram.