14280
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulgação científica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para leitura, disponível aqui
Atividade disponível aqui.

- Opcionais:
Padlet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); 
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Hangouts etc.

Introdução
Oriente os alunos sobre a atividade, enviando um áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo whatsApp. Diga que realizarão um trabalho sobre citações em texto de divulgação científica e lance a questão proposta no slide 1 da Introdução do plano de aula. Oriente os alunos a responder SIM ou NÃO, com uma breve justificativa, e enviar suas respostas em mensagens de texto pelo WhatsApp. Se preferir, pode criar um mural virtual colaborativo, no Padlet (veja como criá-lo aqui).

Desenvolvimento
Envie aos alunos o texto da entrevista com o Doutor Chocolate e as questões da atividade, orientando-os a ler o texto com atenção para responder às perguntas no caderno. Oriente os alunos a incluir um parágrafo utilizando uma citação própria. Para isso, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Envie aos alunos a resolução da atividade e peça que comparem com suas respostas. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos, utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Hangouts, para que dialoguem sobre as questões. Proponha aos alunos que enviem o parágrafo produzido a um colega, pelo whatsApp, ou compartilhe com um familiar e peça sua opinião.

Fechamento
Proponha aos alunos retomar as suas anotações sobre citações e refletir sobre o que poderiam acrescentar a partir do que aprenderam com a atividade da aula. Envie a eles a síntese proposta no Fechamento do plano de aula e oriente-os a compará-la com as suas anotações para completar com o que falta.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com os familiares o tema da entrevista e o parágrafo que produziram.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA06

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas