14278
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Da leitura à escrita: reconhecendo as citações em textos de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Da leitura à escrita: reconhecendo as citações em textos de divulgação científica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Recursos indicados

- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp.
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom etc.

Introdução
Envie aos alunos, pelo whatsApp, uma orientação sobre a atividade, para possibilitar que eles consigam realizá-la sem ajuda. Explique para os alunos que eles farão uma atividade com um texto de divulgação científica e que se aprofundarão no elemento citação. Aproveite para retomar o conceito de citação. Envie a atividade proposta na Introdução da aula. Solicite que analisem cada citação, tentando descobrir qual profissional disse cada uma delas, e justifiquem suas respostas, explicando o que os levou a cada conclusão. Uma boa opção para sistematizar essa situação é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom etc., para possibilitar, assim, que os alunos compartilhem e justifiquem suas conclusões.

Desenvolvimento
Escolha apenas um dos textos e o envie aos alunos junto com a atividade das citações. Explique a atividade: eles deverão ler o texto em que está faltando a citação e procurar, entre as citações avulsas da atividade, aquela que mais se adequa ao conteúdo do texto. Para ajudá-los na tarefa, envie, oralmente ou por escrito, algumas dicas:
- As citações sempre complementam ou reforçam informações sobre o assunto tratado no texto de divulgação científica;
- Existem as citações diretas, em forma de “entrevistas”, como as que aparecem nos textos apresentados;
- As citações de entrevistas apresentam texto/fala em primeira pessoa, com uma linguagem mais informal do que as citações de livros ou textos de pesquisas científicas oficiais;
- As citações estão sempre entre aspas, para indicar que é uma ideia (ou fala) de outra pessoa, não o autor do texto.

Fechamento
Lance a questão: o que aprendemos hoje?
Envie aos alunos a síntese proposta no slide do Fechamento do plano de aula e solicite a anotem no caderno. Oriente-os a completar a nota com as suas descobertas sobre citações.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que, caso algum familiar tenha disponibilidade, convide-o a tentar adivinhar qual das citações pertence ao texto e compare com a própria resposta.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA05

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas