14277
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras com massinha

Nesta atividade, as crianças irão observar as transformações que envolvem a realização de diversas misturas e melecas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Grave um pequeno vídeo produzindo a receita de massinha que costumam fazer na escola. Se não tiver como fazer isso, envie fotos e explique por mensagem. De forma animada, diga os ingredientes e dê ênfase às transformações deles, instigando a curiosidade por descobertas com as misturas. Aproveite o clima para convidar: “Que tal preparar em casa uma massinha e explorar as possibilidades dessa experiência em família?” Explique que poderão misturar elementos naturais para dar cor, cheiro, gosto e texturas diferentes, ampliando as possibilidades. Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a buscar os elementos naturais que tiverem em casa. O plano oferece várias ideias: borra de café, erva doce, açafrão, dentre outros. Para a massinha caseira, poderão usar os ingredientes da receita que fazem na escola, substituindo o que for necessário. Se isso gerar uma receita própria da família, diga para que a compartilhem com você. Sugira que usem um espaço externo, mas podem fazer a atividade dentro de casa também. Oriente que acompanhem sempre o bebê, para sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre o momento enquanto os demais interagem com o bebê.

Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê durante todo o processo, desde o preparo até a brincadeira com a massinha. Oriente que explorem as possibilidades de mistura à medida que as transformações com os elementos secos e líquidos acontecem. Sugira que chamem a atenção do bebê para elas, nomeando os ingredientes e as ações envolvidas, convidando o bebê a explorar junto e observando suas ações e reações. Por exemplo: quando os bebês manifestam curiosidade, os adultos poderão perceber quais são seus desejos, respeitando-os e ajudando caso seja necessário. O bebê pode manusear a farinha seca e observar as mãos brancas; depois, pode misturá-la com a água e sentir a transformação com as mãos. Durante a brincadeira, é importante continuar o processo de mexer, amassar, repartir e juntar (bolinhas, cobrinhas etc). Ou seja, que o adulto continue sendo parceiro nas descobertas por meio do manuseio. Para tornar o momento mais divertido, proponha que brinquem de esconder/achar com os materiais disponíveis. Esse momento juntos produz memórias e une a família ainda mais nessa fase em que estão em casa.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar os registros para você e socialize-os com as demais pela plataforma que sua rede estiver utilizando, para que, ao descobrir outras formas de continuar explorando as possibilidades transformadoras da massinha, se inspirem com as trocas de experiências. Depois, quando esse período terminar, você poderá rever com os bebês esses momentos em um álbum digital da turma, inspirando novas formas de brincar na escola. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Assim, o fazer em casa estará em conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, a parceria família-escola, o que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar. 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_25UND01

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas