A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Texto impresso para leitura do professor, dicionário e recursos digitais.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia o slide aos alunos.
Questione: o que vocês imaginam que será o tema de nossa aula?
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Organize os alunos em “U”.
2- Realize a pergunta do slide e deixe que expressem opiniões trocando ideias com os colegas ao lado.
3- Solicite aos alunos que compartilhem o que discutiram.
4- Anote, no quadro, as observações e suposições dos alunos para retomada na finalização da aula.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Organize o tempo desta etapa da seguinte forma: 15 minutos para leitura, análise e conclusões propostas neste slide, 15 minutos para a etapa de reflexões sobre os exemplos de citações (slide 5) e 5 minutos para conclusão da etapa, proposta no slide 6.
1- Leia para os alunos o texto “Quando crescer quero ser… gastroenterologista”, revista Ciência Hoje Crianças, Número 257, disponível neste link (acesso em 28 de junho de 2018).
Neste momento os alunos não devem ter acesso à versão escrita.
2- Pergunte:
Devem concluir que se trata de um texto de abordagem científica.
Devem concluir que trata-se de um texto escrito para trazer informações sobre um assunto, que pode ser desconhecido ao grande público.
Neste momento, explique aos alunos que o texto foi retirado de uma revista de divulgação científica destinada às crianças. Esclareça que este tipo de publicação traz textos, imagens e curiosidades sobre assuntos variados sempre de cunho científico, com o objetivo de divulgar esse tipo de conhecimento.
3- Realize uma atividade de releitura com focalização (foco em convenções de escrita de citações). Explique aos alunos que realizarão uma atividade utilizando um trecho do texto lido.
Trecho selecionado contendo citações diretas simples.
4- Projete o trecho no slide.
Observe que o texto apresenta destaque nas citações.
5- Peça a um aluno que inicie a leitura do slide e solicite que todos acompanhem com atenção.
6- Após a leitura, pergunte:
7- Anote as conclusões dos alunos no quadro em forma de tópicos e realize a leitura coletiva.
Devem concluir que trechos como os destacados no texto são:
8- Explique que trechos como esses, são chamados de “citações”.
Material complementar:
Revista, acesso e download realizado em 25 de agosto de 2018.
Orientações:
1 - Esclareça aos alunos que existem outras formas de citações diretas e também indiretas e, para ilustrar, apresente alguns exemplos descritos no slide.
2 - Realize as perguntas propostas no slide e deixe que os alunos exponham suas opiniões, de forma coletiva.
Os alunos devem ser capazes de concluir que:
1- Os exemplos 1 e 2 apresentam a mesma citação, porém, através de duas formas possíveis de produção. As diferenças entre ambas são: a primeira forma traz a referência ao autor no início do texto e, a segunda, no final; na primeira, o nome do autor tem apenas a primeira letra em maiúscula e, na segunda, o nome está todo em maiúsculas.
2- O exemplo 3 apresenta uma forma de citação direta longa, onde o autor transcreve apenas o que considera relevante ao assunto abordado em seu texto, utilizando-se de “reticências” para indicar a supressão de parte do texto. Neste caso, o aluno deve refletir sobre a função das reticências no meio da citação apresentada (que é a de “suprimir texto”).
Atenção!
O objetivo desta etapa da aula é apenas o de mostrar aos alunos algumas formas pelas quais as citações são apresentadas nos textos, não é necessário aprofundar as explicações e os exemplos analisando citações complexas para o entendimento dos mesmos.
Para saber mais:
Orientações:
1- Realize a leitura do slide, finalizando com a pergunta proposta.
2- Para melhor direcionar a reflexão, questione:
Devem perceber que todos são textos da esfera científica, porém o texto apresentado no slide 4, que foi extraído de uma revista de divulgação científica para crianças, possui uma linguagem menos formal. As citações aparecem para complementar o assunto tratado no texto e representam as falas de especialistas, portanto, são citações de entrevistas realizadas sobre um determinado assunto.
Devem ser capazes de observar que são citações extraídas de matéria da Revista Superinteressante, onde a autora recorre ao periódico científico “Fronteiras da Evolução”, no qual Michael Parsons, da Universidade Frodham, documentou resultados de sua pesquisa. Citações deste tipo, retiradas de livros ou de artigos científicos oriundos de estudos e pesquisas oficiais, apresentam uma linguagem mais formal ou técnica.
Atenção!
O objetivo desta etapa da aula é apenas o de mostrar aos alunos algumas formas pelas quais as citações são apresentadas nos textos, não é necessário aprofundar as explicações e os exemplos analisando citações complexas para o entendimento dos mesmos.
Vale destacar que,nesta aula, temos apresentadas duas fontes de citações: de entrevistas e de consultas a publicações acadêmicas.
Para saber mais:
Orientações:
Leia o slide e pergunte:
Agora que você conhece o que são citações, reflita: observando os gêneros citados no slide, em qual tipo de texto podemos encontrar citações? Por quê?
Devem ser capazes de concluir que:
As citações são encontradas em textos de cunho científico. Ao citar outros autores que tenham “autoridade científica” no assunto sobre o qual escreve, o autor tem por objetivo atribuir veracidade às ideias apresentadas por ele em seu texto.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Peça aos alunos que consultem a internet (caso haja recurso técnico disponível) ou pesquisem em dicionário a palavra “citação ou citar” e identifiquem o significado que melhor se enquadra na situação apresentada nesta aula.
2- Solicite aos alunos que leiam o que encontraram.
3- Retome as anotações realizadas na introdução da aula para confirmar as suposições realizadas inicialmente pelos alunos.
4- Leia o slide e finalize solicitando aos alunos que anotem as conclusões no “caderno de descobertas” (apresentado na primeira aula desta sequência de atividades).
Devem anotar que:
Diretas: quando o pesquisador-autor realiza a transcrição exata das palavras do autor.
Indiretas: quando o pesquisador-autor, por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de outro autor, contudo, mantendo o mesmo sentido.
Orientações:
Leia o slide aos alunos, despertando o interesse para a próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais:
Padlet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Ferramentas de chamada de vídeo: Google Meet, WhatsApp, Hangouts, Zoom etc.
Introdução
Envie aos alunos, pelo whatsApp, uma orientação sobre as atividades. Caso opte por enviar as orientações por meio de vídeo ou áudio, aproveite para retomar o conceito de texto de divulgação científica. Envie aos alunos a pergunta proposta no slide de Desenvolvimento do plano de aula e solicite que emitam suas opiniões enviando uma mensagem de texto pelo WhatsApp. Outra possibilidade de interação é a criação de um mural virtual colaborativo, no Padlet.
Desenvolvimento
Grave um vídeo ou áudio lendo o texto "Quando crescer quero ser… gastroenterologista", proposto no plano de aula. Convide os alunos a ouvir a leitura do texto com atenção. Em seguida, fale para eles que realizarão uma atividade com um trecho do texto. Envie o trecho proposto no slide 1 do Desenvolvimento do plano de aula, e oriente os alunos a ler e responder, no caderno, às questões propostas no item 6 do Desenvolvimento. Envie aos alunos, em áudio ou texto, uma breve explicação sobre o conceito de citação. Proponha que os alunos leiam o texto na íntegra e circulem as citações que encontrarem, nomeando-as como citações diretas e indiretas. Outra possibilidade para dialogar com os alunos sobre o conceito de citação em texto de divulgação científica é realizar uma chamada de vídeo, usando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom ou outra, para que vejam exemplos de citação.
Fechamento
Proponha aos alunos que pesquisem na internet ou em um dicionário o significado de citação e anotem no caderno. A partir dos significados pesquisados, peça que façam uma anotação sobre o que aprenderam durante a atividade.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que conversem com os familiares sobre citação e perguntem se já leram um texto com citação. Outra boa opção é propor que os alunos assistam a um telejornal, observando se aparecem citações nas falas dos apresentadores.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: