14274
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para leitura, disponível aqui

- Opcionais:
Padlet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); 
Ferramentas de chamada de vídeo: Google Meet, WhatsApp, Hangouts, Zoom etc.

Introdução
Envie aos alunos, pelo whatsApp, uma orientação sobre as atividades. Caso opte por enviar as orientações por meio de vídeo ou áudio, aproveite para retomar o conceito de texto de divulgação científica. Envie aos alunos a pergunta proposta no slide de Desenvolvimento do plano de aula e solicite que emitam suas opiniões enviando uma mensagem de texto pelo WhatsApp. Outra possibilidade de interação é a criação de um mural virtual colaborativo, no Padlet.

Desenvolvimento
Grave um vídeo ou áudio lendo o texto "Quando crescer quero ser… gastroenterologista", proposto no plano de aula. Convide os alunos a ouvir a leitura do texto com atenção. Em seguida, fale para eles que realizarão uma atividade com um trecho do texto. Envie o trecho proposto no slide 1 do Desenvolvimento do plano de aula, e oriente os alunos a ler e responder, no caderno, às questões propostas no item 6 do Desenvolvimento. Envie aos alunos, em áudio ou texto, uma breve explicação sobre o conceito de citação. Proponha que os alunos leiam o texto na íntegra e circulem as citações que encontrarem, nomeando-as como citações diretas e indiretas. Outra possibilidade para dialogar com os alunos sobre o conceito de citação em texto de divulgação científica é realizar uma chamada de vídeo, usando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom ou outra, para que vejam exemplos de citação.

Fechamento
Proponha aos alunos que pesquisem na internet ou em um dicionário o significado de citação e anotem no caderno. A partir dos significados pesquisados, peça que façam uma anotação sobre o que aprenderam durante a atividade.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que conversem com os familiares sobre citação e perguntem se já leram um texto com citação. Outra boa opção é propor que os alunos assistam a um telejornal, observando se aparecem citações nas falas dos apresentadores.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA04

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas